30.7.08

Rafinha Bastos - Bebida e direção


Microsoft exibe computador esférico



Após Surface e Touch Wall, Microsoft exibe computador com display em forma de esfera sensível ao toque.

A Microsoft revelou mais um projeto que torna o PC operável por meio de toques e movimentos das mãos.

Antes, a companhia já havia estreado o Surface, mesa que reconhece movimentos e já é vendida comercialmente para empresas, e o Touch Wall, um PC para uso doméstico que permite realizar operações – como mudar a faixa de uma música ou rodar um vídeo – apenas fazendo gestos com as mãos. O Touch Wall projeta imagens na parede.

Agora, a Microsoft revelou um projeto feito em parceria com a empresa Global Imagination que cria um PC em uma esfera.

Os princípios de operação são similares aos do Surface. Com toques sobre a superfície, é possível executar arquivos, mover fotos, abrir documentos e realizar outras operações.

Por seu formato esférico, o Microsoft Sphere, como já é chamado o PC redondo, é ideal para projetar mapas do mundo e mostrar fenônemos naturais, como as mudanças da luz na Terra ao longo do dia e o movimento do planeta no universo.

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/072008/29072008-28.shl

Testes com o Microsoft Sphere mostram imagens da Nasa projetadas no computador. Um vídeo com imagens do computador em funcionamento foi postado no YouTube.

A Microsoft não tem planos de vender o PC esférico no curto prazo.


China já produz rival para Blu-ray

Fábricas chinesas iniciaram a produção em massa de leitores, gravadores e mídias no formato CH-DVD.

O formato em alta definição, capaz de armazenar 50 GB num único DVD, é o rival chinês para o padrão Blu-ray, da Sony.

Investir num novo padrão de DVD de alta definição pode parecer sem sentido uma vez que o Blu-ray levou anos para firmar-se como opção da indústria e derrotar o HD-DVD, da Toshiba.

A China, no entanto, aposta no padrão para o mercado interno. A idéia central é ter uma tecnologia de DVDs em alta definição e popularizar seus players pelo país.

Assim, estúdios chineses não precisariam pagar royalties à japonesa Sony para usar a tecnologia de alta definição em filmes para o mercado interno.

Da mesma forma, a China espera lucrar com o licenciamento de sua tecnologia para estúdios internacionais que desejem vender seus produtos no mercado chinês. O padrão CH-DVD foi desenvolvido por um consórcio de estúdios chineses e tem apoio do governo local.

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/072008/29072008-23.shl

Sony quer controle total da BMG

A Sony está negociando com o grupo alemão Bertelsmann a compra dos 50% que lhe faltam na participação da gravadora Sony BMG Music Entertainment, por cerca de 591 milhões de euros, segundo o jornal Nikkei.

O jornal afirma que as empresas esperam chegar a um acordo até o final de agosto. Atsuo Omagari, porta-voz da Sony, se recusou a comentar sobre o assunto.

No mês passado, o jornal Financial Times publicou que o Bertelsmann havia pedido algo entre 765 e 957 milhões de euros para vender os 50%.

Reuters

Siemens criará empresa de softwares

O conglomerado industrial Siemens AG vai formar uma joint venture com a empresa de private equity dos EUA Gores Group, envolvendo softwares e serviços.

O Gores terá 51% de participação no novo negócio, que incluirá a divisão de Comunicação Corporativa da Siemens. A transação deve ser concluída no final do ano fiscal da Siemens, em setembro.

De acordo com a Siemens, as duas empresas investirão no total 350 milhões de euros na nova companhia, que vai desenvolver produtos, adquirir plataformas de tecnologia para capitalizar a distribuição da Siemens e deve se tornar uma provedora de serviços e softwares.

“Continuaremos focados em três setores: energia, indústria e saúde”, afirmou Joe Kaeser, CFO da Siemens.

Associated Press

COI vai investigar possível censura na Internet durante Jogos

O Comitê Olímpico Internacional (COI) vai investigar a possibilidade de que esteja havendo censura da China no acesso de jornalistas à Internet, disse nesta terça-feira o chefe de imprensa da entidade, Kevin Gosper.

A China prometeu total liberdade de imprensa durante os Jogos, e em janeiro de 2007 abrandou restrições a correspondentes estrangeiros, o que vai vigorar até outubro. Mesmo assim, a imprensa estrangeira diz que intimidações das autoridades continuam ocorrendo.

Na terça-feira, era impossível, por exemplo, acessar no centro olímpico de imprensa a página da ONG Anistia Internacional, que na véspera divulgou um duro relatório acusando o governo local de descumprir as promessas de liberdade feitas para receber os Jogos.

Gosper disse que o COI vai examinar tudo que possa interferir no trabalho dos jornalistas.

"Todas essas coisas são uma preocupação, e vamos investigá-las, mas nossa preocupação é que a mídia possa noticiar os Jogos como em Jogos anteriores", disse ele à Reuters. "Vamos levar a questão imediatamente ao comitê organizador e às autoridades."

Liu Jianchao, porta-voz da chancelaria chinesa, disse que o acesso da imprensa à Internet está normal, mas admitiu que haverá bloqueios a sites ligados ao movimento religioso Falun Gong, que é considerado pela China como uma seita.

"Acho que vocês sabem que a Falun Gong é um culto que foi banido de acordo com a lei, e vamos aderir à nossa posição", disse Liu em entrevista coletiva.

Ele sugeriu que as dificuldades em acessar certas páginas seriam resultantes de problemas nos próprios sites. "Há alguns problemas com muitos sites que fazem com que não seja fácil vê-los na China", afirmou Liu.

"Nossa atitude é garantir que os jornalistas estrangeiros tenham acesso regular às informações na China durante os Jogos Olímpicos", acrescentou.

A Olimpíada começa no dia 8 de agosto e já há muitos jornalistas e técnicos nos centros de imprensa e radiodifusão. Ao todo, mais de 20 mil profissionais estão credenciados para o evento.

"Como eu já disse antes, este é um país que tem censura dentro da sua imprensa, mas tivemos garantias de livre acesso, de atividade aberta para que a mídia noticie os Jogos Olímpicos durante a época dos Jogos. Agora estamos na época dos Jogos", disse Gosper.

O assessor acrescentou que também há queixas quanto à lentidão da Internet oferecida à imprensa. "Livre acesso à Internet também significa velocidade normal", disse ele, prometendo levar o assunto ao Comitê Organizadores dos Jogos Olímpicos de Pequim (Bocog).

Em sua primeira visita ao centro de imprensa desde que chegou a Pequim, Gosper se disse em geral satisfeito com o que viu até agora. "Os preparativos são sempre nervosos, mas até agora está tudo bem."

Facebook contrata vice do Firefox

Rede social reforça sua equipe com a contratação de Mike Schroepfer, da Fundação Mozilla.

Schroepfer era o vice-presidente de engenharia da fundação e trabalhava no desenvolvimento do Firefox desde 2005. Seu novo desafio, como chefe de engenharia do Facebook, é dar um norte ao desenvolvimento de novas funções para o site.

De acordo com informações de especialistas nos bastidores do Vale do Silício, Schroepfer se reportará diretamente ao CEO e fundador do Facebook, Mark Zurkerberg. Os valores dos salários do engenheiro, contudo, não foram divulgados.

Antes de trabalhar para a Fundação Mozilla, Schroepfer, que é formado na Stanford University, ocupou o cargo de CTO da Sun Microsystems.

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/072008/29072008-9.shl

Editora faz funeral para dar adeus às fitas cassete



Um funeral em memória de uma "amiga querida" foi conduzido recentemente num dos escritórios da editora Hachette. Ninguém havia de fato morrido, exceto uma certa tecnologia, a fita cassete. Embora a fita cassete tenha sido substituída já há algum tempo na indústria musical, ela ainda tinha utilidade para as editoras de audiolivros. Muitas pessoas preferem as fitas, por ser mais fácil tocá-las do ponto exato em que pararam, ou rebobiná-las quando não entendem uma frase. Para a Hachette, no entanto, a demanda diminuiu tanto que o lançamento de seu último livro em cassete foi em junho: Sail, um romance de James Patterson e Howard Roughan.

O funeral na Hachette ¿ uma festa de escritório no departamento de audiolivros ¿ reflete o fim generalizado das fitas cassetes, que substituíram o vinil e foram posteriormente ofuscadas pelo CD. (O CD também está em rápido declínio, graças às lojas virtuais de música, mas essa já é outra história.)

As fitas cassetes perduraram por algum tempo, em parte devido à sua facilidade em gravar conversas ou coletâneas de músicas favoritas para presentear, por exemplo, uma namorada. Mas as vendas de toca-fitas, que tiveram seu pico em 1994, com 18 milhões de unidades vendidas, caíram vertiginosamente para 480 mil em 2007, segundo a Associação de Consumidores de Eletrônicos. O grupo prevê que as vendas em 2012 cairão para cerca de 86 mil.

"Aposto que seria difícil encontrar uma loja nos EUA que não tivesse pelo menos algumas fitas cassetes à venda," disse Shawn DuBravac, economista da Associação de Consumidores de Eletrônicos. Mesmo que os produtores musicais e as editoras de audiolivros deixassem de usar as fitas por completo, as pessoas ainda comprariam toca-fitas devido à "imensa biblioteca em cassete que os consumidores guardam como legado," ele disse.

Enquanto as pessoas guardarem em seus sótãos aquelas fitas gravadas para namorados do colégio, DuBravac afirmou, a vontade de ouvi-las persistirá. "As pessoas têm uma quantidade enorme de cassetes guardados e bate aquela curiosidade imensa quando encontram uma caixa de fitas e dizem, 'Nossa, o que será que há nelas'?"

As fitas ganharam popularidade em 1979, ano em que um novo toca-fitas - o Sony Walkman - foi introduzido, possibilitando que as pessoas ouvissem Donna Summer e My Sharona da banda Knack enquanto faziam cooper. (Lembra do cooper?) A importância do antigo Walkman - que era um pouco menor e mais leve que um tijolo - é cômica para os padrões dos pequeninos iPods de hoje em dia, mas durante o governo do presidente Carter (1977-1981), eles eram bacanas.

Atualmente, ouvir músicas em fitas cassetes é um passatempo em extinção. Nenhum dos álbuns do Top 10 da Billboard na semana passada tem versões em fita cassete, embora metade deles tenha sido lançada em vinil, que agora ressurge. No ano passado, apenas 400 mil fitas de música foram vendidas, representando um décimo de 1% de todas as vendas virtuais e físicas de música, segundo a Associação da Indústria Fonográfica dos EUA. Em 1997, as vendas foram de 173 milhões, quando as fitas cassetes já perdiam terreno para os CDs. (O iPod surgiu apenas em 2001.)

"Não acredito que haverá um retorno dos cassetes, como aconteceu com o mercado de LPs," DuBravac disse. Enquanto os discos de vinil foram sempre considerados objetos especiais para os fanáticos, a fita cassete de plástico tem menos sex appeal.

Esse também foi o caso da fita de oito faixas, muito popular no final dos anos 1960 e 1970. Segundo DuBravac, o formato se extinguiu rapidamente com o advento das fitas cassetes, já que poucos usavam as fitas de oito faixas para a gravação de material pessoal ou compilações musicais.

Embora as chances de encontrar um toca-fitas em uma república de estudantes sejam pequenas, eles continuam à venda: na Amazon, a Sony oferece 23 tipos de toca-fitas, de Walkmans a aparelhos com caixas de som.

Ouvir música no toca-fitas do carro também é coisa do passado. Apenas 4% dos veículos modelo 2007 vendidos nos Estados Unidos vinham com toca-fitas de fábrica, segundo o Anuário Automotivo da Ward. Até 2005, 23% dos carros ainda tinham toca-fitas.

Considerando que a idade média dos carros nos Estados Unidos é de nove anos, disse Alan K. Binder, editor do Anuário da Ward, é provável que a maioria dos 200 milhões de carros e pequenos caminhões nas estradas americanas ainda tenha um toca-fitas (embora não seja possível determinar quantos deles têm dentro uma fita de Bob Seger que não é tocada há 11 anos).

O chiado costumeiro das fitas cassetes - bem como a tendência de derreterem no verão ou racharem no inverno - é um balde de água fria para os audiófilos. Mas para os audiolivros, a fita ainda é vista como algo elegante: você pode ouvi-las no carro, trazê-las para casa e colocá-las para tocar exatamente no ponto em que haviam parado, uma vantagem analógica que está além da capacidade de um CD.

As fitas cassetes representaram 7% dos US$ 923 milhões em vendas da indústria de audiolivros em 2006, último ano que estatísticas desse tipo foram levantadas, segundo a Associação de Editoras de Audiolivros. Apesar de muitas editoras, como a Random House e a Macmillan, terem deixado de lançar livros em cassete nos últimos anos, as fitas ainda sobrevivem.

Na Blackstone Audio, que produz versões em cassete para cerca de 340 de seus títulos anuais, Josh Stanton, vice-presidente executivo da empresa, disse que ainda há demanda por parte de bibliotecas e caminhoneiros que compram as fitas nas paradas de suas viagens. Mas Stanton não consegue prever se a empresa continuará produzindo cassetes após 2009.

A Recorded Books, cujos autores incluem Philip Roth e Jodi Picoult, ainda lança fitas cassetes para todos os seus títulos, cerca de 700 por ano. Lojas como Borders e Barnes & Noble deixaram de encomendar fitas, mas as bibliotecas ainda não as abandonaram, disse Brian Downing, distribuidor da editora.

Nos sites da Barnes & Noble e Borders, no entanto, as fitas continuam à venda, embora as editoras afirmem que as lojas têm mostrado pouco interesse em encomendar mais fitas no futuro.

Vai chegar o dia em que as fitas cassetes terão o mesmo fim das fitas de oito faixas, Downing reconheceu, e sua empresa passará a lançar livros somente em outros formatos. "Acho que as fitas sairão de cena em três anos," ele disse.

Tradução: Amy Traduções

Fiat cria hot site especial para iPhone



A Fiat aproveita a febre do iPhone no Brasil e começa uma campanha online feita especialmente para esse celular.

O hotsite foi criado pela AgênciaClick com vídeo e 3D interativo para promover o modelo Palio Adventure Locker. O tema é uma trilha na selva que o usuário percorre usando os dedos na tela touch screen do iPhone e do iTouch, até chegar ao carro.

Quando finalmente chega ao final do percurso, ultrapassando poças d’água e onças pintadas, o internauta pode dar um giro de 360 graus no carro usando a interface do aparelho.

O hotsite é divulgado em parceria com o Portal Hands, que afirma ser a primeira campanha no portal que um anunciante faz especialmente para a plataforma móvel da Apple. A Fiat comprou cinco cotas de patrocínio no Hands.

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/072008/29072008-10.shl

Alemanha condena ex-diretor da Siemens

Um alto executivo da Siemens foi condenado a dois anos de prisão por liderar um esquema de corrupção na empresa.

O caso é investigado por autoridades alemãs desde 2006 e, esta semana, o principal acusado foi levado a julgamento.

Reinhard Siekaczek, 57 anos, dirigia a divisão de telecomunicações da empresa e foi acusado por promotores alemães de criar uma espécie de caixa 2 dentro da companhia e usar o dinheiro para pagar propinas.

Os recursos, não declarados, seriam usados para fazer a Siemens vencer contratos com empresas públicas e privadas, obter acordos vantajosos com líderes sindicais ou escapar de multas governamentais nos países onde atua.

Investigado, Siekaczek confessou ter criado o caixa 2 e ordenado o pagamento de subornos. Para escapar de uma punição mais severa, o ex-diretor forneceu documentos à Justiça alemã revelando uma lista de mais de 300 pessoas acusadas de receber propina. Siekaczek também foi acusado de beneficiar-se do caixa 2, desfalcando a companhia onde trabalhava em 50 milhões de euros (algo em torno de R$ 130 milhões).

Os promotores do caso acusaram a Siemens de movimentar cerca de 1,3 bilhão de euros no caixa 2 (cerca de R$ 3,38 bilhões) em 40 países onde atua.

Por ter colaborado com as investigações, Siekaczek foi multado em 108 mil euros (equivalente a R$280 mil) e cumprirá dois anos de prisão em regime condicional, o que lhe permitirá ficar em casa a maior parte do tempo.

Negócios - O escândalo vem prejudicando o desempenho das ações da Siemens pelo mundo e dificultando que a empresa obtenha novos contratos. O atual CEO da companhia, Peter Loescher, planeja cortar até 16,7 mil empregos no próximo semestre como forma de baixar os custos da empresa e torná-la mais competitiva.

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/072008/29072008-7.shl

EUA criam autorização de viagem online

Os Estados Unidos vão estrear um plano piloto na sexta-feira (01/08) que permitirá a viajantes protegidos pelo programa de dispensa de visto obter autorizações prévias pela internet, antes de embarcar em vôos para o país.

Oficiais norte-americanos que anunciaram o Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (da sigla em inglês ESTA) negaram que isso provocaria a necessidade de uma segunda comprovação de visto – uma das preocupações da União Européia - e alertaram que o serviço será cobrado no futuro.

“O ESTA não é um visto”, disse Jackie Bednarz, diplomata do Departamento de Segurança Doméstica dos EUA, “Isso é algo bem diferente”.

Segundo ela, o programa piloto terá início no dia primeiro de agosto e autorizações eletrônicas serão exigidas a todos os cidadão membros do programa de dispensa de visto a partir do dia 12 de janeiro.

Os viajantes deverão preencher um formulário online respondendo perguntas similares às de questionários tradicionais do governo para quem pretende entrar no país.

Reuters

Google detecta um trilhão de páginas na web

A Google anunciou ter detectado mais de um trilhão de endereços únicos na web, com um crescimento de um bilhão de páginas por dia. Os engenheiros de software Jesse Alpert e Nissan Hajaj, integrantes da equipe interna da companhia conhecida como Web Search Infrastructure Team, explicaram que o Google não precisou catalogar cada uma destas páginas, já que muitas delas são bastante similares ou representam conteúdo gerado automaticamente, conforme noticiou o site The Inquirer.

O número de páginas indexadas pelo serviço, entretanto, permanece um mistério. Em 2000, a companhia afirmou que seu mecanismo indexava um bilhão de páginas, segundo o site Tech.Blorge.

De acordo com o site TechCrunch, a Google tem em seu cadastro cerca de 40 bilhões de páginas, um número mais baixo para excluir spam e diminuir o custo do processo, que é verificado diariamente, seguindo as páginas do catálogo e fazendo as atualizações necessárias.

O TechCrunch ainda diz saber por que a Google fez este anúncio em seu blog: seria em função de um concorrente a ser anunciado nesta semana.


Polônia bloqueia acesso de policiais a sites

Um quartel general da Polícía Nacional da Polônia proibiu o acesso de agentes a um site semelhante à rede social Facebook, porque eles passavam tempo demais entretidos com isso, segundo jornal local.

“Como acontece em muitas empresas, decidimos bloquear o endereço Nasza-klasa.pl porque ele não é essencial para que nossos funcionários desempenhem suas tarefas”, disse o porta-voz da Polícia, Mariusz Sokolowki.

Uma investigação interna concluíra que os agentes utilizavam o site para conversar em vez de trabalhar.

O acesso à rede social será permitido após o expediente e será mantido àqueles policiais que averiguam cibercrimes.

Outras instituições estatais da Polônia já bloquearam sites como o YouTube para assegurar que seus funcionários se concentrem em seus deveres e não se distraiam na internet.

Reuters

Número de sites falsos de bancos cresceu 85% nos últimos três meses

De acordo com o Cert, um comitê que monitora fraudes pela internet, o número de páginas falsas de bancos cresceu 85% nos últimos três meses em comparação com o mesmo período do ano passado.

A aposentada Adelaide de Castro foi vítima de um golpe. Seu saldo, de repente, ficou negativo. O dinheiro foi transferido para outra conta, usado em um empréstimo e para pagar faturas. Tudo sem a autorização dela. Quase R$ 40 mil de prejuízo. “A suspeita é de assalto virtual. As armadilhas estão na tela do computador. Basta um clique em falso”, diz a aposentada.

Os golpistas fazem de tudo para enganar internautas. Até induzir o cliente a acessar páginas clonadas de bancos. Parece um ambiente seguro, mas tudo que é digitado, como códigos de segurança e informações pessoais, vai parar nas mãos dos ladrões de senha.

Para evitar cair em golpes virtuais, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta aos internautas que evitem abrir e-mail de desconhecidos (principalmente com conteúdo pornográfico), digitem sempre o endereço da página no navegador, não abram mensagens do tipo "clique aqui", não digitem informações sigilosas em computadores usados por muitas pessoas, como os de lan houses e cyber cafés, e troquem sempre a senha da internet.

A segurança do cliente é responsabilidade da instituição financeira. Se ficar comprovado que houve falha, a vítima tem que receber o dinheiro de volta. Foi o que aconteceu com a professora Letícia Tunholi. “Tive que fazer ocorrência na delegacia, o banco teve que apurar a fraude. Demorou um pouquinho, mas eu fui ressarcida e aprendi a lição”, garante.

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL703377-6174,00.html

Jogos de música marcam a revolução nos games em 2008


Apresentados na feira E3, realizada entre 15 e 17 de julho em Los Angeles, novos jogos musicais que serão lançados até o fim do ano prometem dar mais força para as vendas do setor, segundo informa a Billboard. Entre eles estão "Rock revolution", da Konami, "Rock band 2", da Harmonix/MTV/Electronic Arts, "Guitar hero: World tour", da Activision/Red Octane, "Saints row 2", da THQ, e "Madden NFL '09" da EA.

As vendas de hardware, software e acessórios de videogames nos Estados Unidos até o fim de junho totalizaram US$ 8,27 bilhões, 36% a mais que os US$ 6,1 bilhões contabilizados no mesmo período do ano passado, segundo o NPD Group, que acompanha as vendas no varejo.

As vendas de jogos bateram os US$ 4,3 bilhões, 49% a mais ante os US$ 2,9 bilhões do ano anterior, numa venda recorde de 107,6 milhões de unidades. O volume corresponde a um aumento de 25% contra as 85,9 milhões de unidades vendidas um ano antes.

Parceria com Linkin Park

Em um anúncio durante a E3, a Konami afirmou que deu início a uma parceria com a banda de rock Linkin Park pela qual o "Rock Revolution", mais nova franquia no mercado de jogos musicais, será o game oficial da turnê Projekt Revolution do grupo.

Em cada parada da turnê, a Konami irá preparar demonstrações que irão apresentar o "Rock revolution", bem como versões demos de "Dance dance revolution" e "Karaoke revolution American Idol presents encore", afirmou o diretor de marketing da Konami, Rozita Tolouey.

O single "Given Up", da banda, é uma das 40 canções apresentadas em "Rock Revolution", um jogo que apresenta vários instrumentos e que concorrerá diretamente com as franquias "Guitar hero" e "Rock band".

Italianos usam SMS para comparar preços

Os italianos podem comparar preços de alimentos à venda em supermercados por mensagens de texto por celular (SMS).

O serviço foi organizado pelo ministério da agricultura da Itália, junto com grupos de consumidores, e inclui 84 tipos de produtos alimentícios.

Para usar o serviço, basta enviar um SMS para um número gratuito, com o nome do produto, como ele é exibido na etiqueta. A resposta vem em poucos segundos, com o preço do produto em diversos estabelecimentos do norte, centro e sul da Itália.

A Itália vem enfrentando uma forte inflação. Em junho, atingiu 3,8%, o nível mais alto desde 1996, de acordo com o instituto nacional de estatísticas da Itália (Istat). O preço dos alimentos tem subido mais de 17%, comparando com o ano anterior.

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/072008/28072008-10.shl

Rainha usa site de vídeos contra o preconceito



A rainha Rania da Jordânia decidiu usar o site de compartilhamento de vídeos YouTube para acabar com os estereótipos ligados aos árabes e ao Islã no Ocidente.

Uma equipe da BBC acompanhou o momento em que a rainha gravava o sétimo vídeo desde sua estréia online, em março deste ano. Falando em inglês, ela pedia que as pessoas sugerissem estereótipos que elas tivessem ouvido sobre o mundo árabe para que ela pudesse "explicá-los um a um".

A mulher do Rei Abdullah não é a única figura pública a se aproveitar da popularidade do YouTube - políticos e monarcas ao redor do mundo já usaram o site -, mas como uma árabe proeminente usando a Internet para tentar se relacionar com o Ocidente e promover o Islã moderado, a rainha Rania se destaca dos demais.

"Meu filho adolescente é um homem de poucas palavras e a reação dele foi dizer que era 'maneiro', então eu acho que tem que ser bom", brinca ela.

Os usuários do YouTube parecem concordar com o príncipe. Mais de dois milhões de pessoas assistiram aos vídeos da rainha, uma combinação de posts feitos por ela e de contribuições de vários músicos, comediantes e cidadãos jordanianos.

Mas usando a Internet, a rainha também se expôs a críticas. "Quando eu contemplei a idéia de usar o YouTube pela primeira vez, algumas pessoas olharam para mim como se eu tivesse enlouquecido", diz a rainha Rania.

"Eu acredito que o nosso mundo está passando por uma crise. A violência substituiu o diálogo e a compaixão perdeu para o ódio. Eu espero que este seja um canal de comunicação entre Ocidente e Oriente, porque eu realmente acho que nosso mundo precisa disso."

Ao contrário de sites no YouTube como os da família real britânica ou do governo britânico, que não permitem comentários ou discussões, o espaço usado pela rainha jordaniana encoraja a participação dos internautas.

As opiniões na página dela vão do tom lisonjeiro ao de ódio. Ela pode escolher quais comentários responder, mas até agora a rainha não fugiu dos assuntos espinhosos: os direitos das mulheres árabes, crimes de honra, religião e terrorismo foram discutidos.

Como uma das mulheres mais fotografadas do planeta, a rainha Rania entende o poder da imagem. "Uma lente é algo através do qual você pode chegar até as pessoas e passar a sua mensagem", diz ela.

"Como muçulmanos, precisamos nos posicionar e falar sobre quem somos. Se queremos desafiar estereótipos, temos que começar a nos definir e não vamos conseguir fazer isso sentados, quietos, em casa, esperando que as pessoas nos entendam."


26.7.08

Improvável - Transforma (Marcela Leal)


Inglaterra proíbe video games para adultos em prisões

Autoridades britânicas proibiram que detentos em prisões na Inglaterra e no País de Gales utilizem jogos de video game classificados para maiores de 18 anos.

Segundo as novas regras reveladas nesta sexta-feira, todas as prisões terão até o fim de setembro para se adaptar à medida, restringindo os jogos com esta classificação.

Os únicos prisioneiros com direito a continuar se divertindo com video games - desde que o jogo seja apropriado à idade do detento e não seja classificado para maiores de 18 anos - serão os que demonstrarem boa conduta ou risco de suicídio.

Outros privilégios incluem o direito a receber visitas extras, a usar as próprias roupas e a ter aparelho de televisão na cela.

Ainda assim, os usuários que tiverem acesso aos joguinhos terão de se responsabilizar pela compra dos equipamentos, já que a diretriz estipula que "nenhum recurso público" pode ser utilizado para a aquisição de games.

Jovens

As novas diretrizes se aplicam apenas às prisões de adultos, e não às instituições de jovens infratores, que no ano passado gastaram mais de 10 mil libras esterlinas (mais de R$ 30 mil) em 80 estações de Playstation e 15 Xboxes.

"O acesso aos privilégios aumenta nossa capacidade de demonstrar aos prisioneiros que um comportamento apropriado e construtivo será reconhecido positivamente", disse um porta-voz do Serviço Britânico de Prisões.

O porta-voz da Prision Reform Trust - uma ONG que defende reformas do sistema prisional na Grã-Bretanha -, Geoff Dobson, disse que, por causa da superlotação, os presos britânicos estão "passando mais e mais tempo em suas celas fazendo nada".

"Não acho que há problemas em incorporar (o acesso aos games) em um programa de bom comportamento, mas não devemos esquecer a utilidade desses jogos para agentes penitenciários que precisam manter a ordem em prisões superlotadas."

"O importante é que o acesso a jogos de computador não substitui atividades como o trabalho ou aulas educativas, que estão sendo reduzidas porque o governo está fracassando em combater as razões por trás do aumento da população carcerária."

Com humor, escocês dá rasteira em golpistas da internet



Robert Servant é um escocês sexagenário que, depois de ganhar seu computador na rifa de um clube de boliche, passou a se corresponder com spammers -- sim, trocar mensagens com os propagadores de lixo eletrônico que todos querem evitar. Após meses vivendo essa experiência on-line, o limpador de janelas decidiu publicar um livro divulgando esses diálogos insólitos. Mas antes de dar mais detalhes sobre Bob e esse seu estranho hobby de conversar com o inimigo, é importante deixar algo claro: ele não existe.

Tanto o livro "Delete this at your peril" ("Delete por sua conta e risco", em tradução livre) quanto o personagem -- que, antes de se dedicar à limpeza de janelas, vendia cheeseburgueres preparados dentro de vans -- são criações do jornalista escocês e autor de livros Neil Forsyth, 30. Ele conta que começou a responder as mensagens enviadas por spammers como hobby, adotado sempre que bebia algumas cervejas, até que a brincadeira ganhou força e se transformou em livro.

A publicação, como Forsyth explica, mostra a comunicação "anárquica" entre Bob e pessoas que realmente tentam enganar os internautas. Enquanto os golpistas oferecem milhões de dólares de origem africana e outras iscas para os interessados em enriquecimento rápido, o fictício Bob sempre tem uma contra-proposta mirabolante. Algumas dessas trocas de e-mail chegaram a durar quatro meses: elas terminavam quando o escocês turrão pulava fora ou quando os falsários desistiam dele.

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL700606-6174,00.html

TV online começa a rivalizar com emissoras

Mais de um em cada quatro europeus assiste regularmente a vídeos na internet, em sites como o YouTube, do Google, mas esse tipo de serviço ainda deve evoluir para rivalizar com a TV tradicional, segundo pesquisa da Júpiter Research.

O estudo divulgado nesta quinta-feira (24/07) afirma que 28% dos europeus vêem vídeos na internet pelo menos uma vez por mês, na maioria das vezes clipes de poucos minutos em serviços como o BBC iPlayer, da Inglaterra, e o M6 Replay, da França.

Embora o tempo gasto por europeus nesse tipo de atividade tenha aumentado 50% de 2006 a 2007, ele ainda equivale a 0,9 hora por semana. O tempo gasto em frente à televisão é de 13,2 horas semanais.

A analista de internet aconselhou as emissoras a procurarem novas formas de oferecer seus programas, porque correm o risco de perder muito da sua audiência para serviços de TV online.

“Maneiras de monetizar o conteúdo em vídeo transmitido pela internet ainda estão sendo criadas, mas a audiência já existe e está cada vez mais interessada nisso”, disse David Schatsky, presidente da Júpiter Research.

Reuters

Código para invadir DNS já está na rua

Embora mantido em segredo, o código para "envenenar" o DNS já está na internet. Atualize seu sistema.

No decorrer deste mês, escrevi duas notas para este blog sobre uma gravíssima brecha de segurança no sistema de DNS. Mas a história ainda não terminou, e volto agora ao mesmo assunto. Aqui vai um resumo dos capítulos anteriores. O pesquisador Dan Kaminsky descobriu uma forma simples de explorar a falha, que já era conhecida e estaria sob controle. A falha permite a invasão de servidores DNS para falsificar a correspondência entre nomes de domínio e números IP.

Qual o perigo? Com o banco de dados do servidor adulterado, o usuário pode digitar o endereço de um banco e cair num site falsificado. O pior de tudo é que, como o DNS faz parte da infra-estrutura da internet, a ameaça existe para qualquer usuário, de qualquer sistema operacional.

Kaminsky manteve o assunto em segredo e revelou-o somente a um grupo de dezesseis empresas-chave. Esse grupo decidiu que, como seria complicado mexer estrutura do DNS, cada uma das empresas deveria liberar correções para os seus próprios produtos. Desse modo, a Microsoft, por exemplo, soltou uma atualização para o Windows. Essa atualização consiste em randomizar as solicitações ao sistema de DNS a fim de anular as possibilidades de exploração do bug (que continua lá).

Correções semelhantes foram liberadas por outras empresas. Segundo o centro de segurança US-CERT, além de produtos da Microsoft, a vulnerabilidade afeta títulos de empresas como Cisco, o Internet Software Consortium (ICS), Juniper Networks, Red Hat e Sun. Também estão potencialmente ameaçados produtos de fabricantes como Apple, Debian, Fedora, FreeBSD, HP, IBM, Motorola, Nokia e Ubuntu.

Liberadas as atualizações, Kaminsky prometeu que revelaria o exploit (o código para explorar a brecha)em agosto, num seminário de segurança. Mas nessa área nenhum segredo permanece de pé por muito tempo. Outros pesquisadores já descobriram o que Kaminsky manteve trancado a sete chaves. Hoje, mais de um exploit já está disponível na rede.

Para evitar o pior, as empresas estão recomendando aos usuários a imediata instalação das correções. Portanto, não há tempo a perder. Em casa ou na empresa, atualize seu sistema. Creio que, pela lista de empresas afetadas (reveja acima), não é necessário repetir que, nesse caso, é bobagem você pensar que seu sistema operacional, por ser "mais seguro", dispensa a atualização.

http://info.abril.com.br/blog/virusebugs/20080725_listar.shtml?96719

'Rei do spam' é encontrado morto em carro nos EUA

O americano Edward Davidson, conhecido como "o rei do spam", que havia fugido no domingo (20) de uma prisão no Colorado (noroeste dos EUA), foi encontrado morto, com um tiro, junto com a mulher e a filha de três anos, em uma remota localidade desse estado, informou a polícia nesta sexta (25).

Davidson, de 35 anos, desapareceu no domingo da prisão de Florence, 50km ao sul da capital, Denver, e foi encontrado morto, ontem, em uma fazenda da localidade de Colorado, Arapahoe. Antes, a polícia encontrou mortas a esposa e a filha do condenado, ambas por disparo, de acordo com o oficial de Arapahoe Mark Campbell, em declaração à rede CBS.

Além disso, uma jovem adolescente, com ferimentos de bala no pescoço, relacionados aparentemente com o mesmo caso, chegou consciente a um hospital e relatou os fatos. Por enquanto, a Polícia desconhece a relação da menina e do bebê com o "rei do spam".

'Spammer' condenado

O condenado cumpria pena de 21 meses, desde maio, após ter sido declarado culpado pela Justiça Federal por ter enviado, entre 2002 e 2006, centenas de milhares de "spams", em benefício de várias empresas, segundo um comunicado do porta-voz do procurador-geral de Denver. Calcula-se que Davidson tenha faturado mais de US$ 3,5 milhões por estas atividades.

A notícia de sua fuga, esta semana, coincidiu com a condenação a quatro anos de prisão, na terça-feira, do empresário Robert Soloway, também chamado de "rei do spam", por ter enviado milhões de e-mails indesejados.

Davidson tinha fugido neste fim de semana em companhia da esposa de uma prisão de baixa segurança no estado do Colorado, onde cumpria pena pelo envio em massa de spams através da empresa Power Promoters e evasão de impostos.

* France Presse e Efe.

Homem que tatuou logo do Microsoft Zune decide apagar homenagem



O americano que ficou conhecido no mundo todo por distribuir pelo corpo três tatuagens do logo do Microsoft Zune, o tocador de músicas concorrente do Apple iPod, parece ter se arrependido do feito e diz que vai cobri-las com outros desenhos.

De acordo como o site Engadget, Steven Smith afirma que está cansado do descaso da empresa de Bill Gates para com o Zune, entre outros produtos.

Em post transcrito pelo site, Smith afirma que vem apoiando a iniciativa desde o 1º dia, mas que tem visto pouco progresso na divulgação e venda do produto e o recente anúncio do Xbox LIVE o deixou ainda mais decepcionado. O novo console não traz suporte de downloads ou comunicação com tocador.

Há especulação sobre a verdadeira intenção do "Zune Guy" em divulgar que dará cabo dos desenhos. Alguns afirmam que é apenas manipulação da mídia para atrair atenção ao produto da Microsoft, ou ainda que se trata de estratégia para conseguir alguma vantagem com a concorrência, um iPod ou iPhone por exemplo.

O mais recente "ex-fã" do Zune ainda não decidiu que imagem utilizará para cobrir os logos.


China supera EUA em audiência na internet



O total de internautas na China superou os Estados Unidos e é a maior audiência do mundo.

Agora são 253 milhões de usuários da rede, segundo informações do governo divulgadas nesta sexta-feira (25/07).

A última pesquisa a respeito do uso da internet no país, do final de junho, mostra um crescimento de 56% em relação ao ano passado, de acordo com o Centro de Informação de Rede de Internet na China (da sigla em inglês CNNIC). O estudo também revelou que apenas 19,1% dos cidadãos chineses têm acesso a rede, portanto, há um mercado potencial muito grande a ser explorado.

Nos EUA, estima-se que existam 223,1 milhões de usuários de internet, segundo pesquisa da Nielsen Online, publicada em junho. O centro de investigação Pew Internet and American Life Project afirma que a penetração da rede no país é de 71%.

“Esta é a primeira vez que a audiência na China ultrapassou a nos Estados Unidos, se tornando a maior do mundo”, disse a CNNIC em comunicado.

O governo comunista encoraja o uso da internet para os negócios e a educação, mas tenta impedir o acesso a websites considerados pornográficos ou subversivos. Internautas já foram presos por divulgarem na rede conteúdos que criticam o comunismo ou que são julgados violação de leis nacionais de segurança.

Associated Press

Câmera Exilim EX-F1, da Casio, tira até 60 fotos por segundo



Está chegando ao Brasil a câmera digital Exilim EX-F1, da Casio, que pode capturar até 60 fotos por segundo.


Basta um clique para captar cada passagem de um movimento. É possível, por exemplo, fazer um filme em slow motion com variações de 300, 600 ou 1200 frames por segundo, o chamado fps. A câmera permite também cliques em 60 fps a uma resolução de 6 megapixels, resolução máxima efetiva da máquina.

O zoom óptico é de 12 vezes. Ela traz recursos de autofoco, detecção de contraste para ajuste automático, e controle automático de abertura. São 12 lentes distribuídas em nove grupos. A Abertura máxima é de F/2,7 a F/4,6 e a distância focal de 7,3 a 87,6 mm.

A câmera também grava vídeos em resolução full HD (1920 por 1080p). Ela traz uma conexão HDMI, o que possibilita exibir os vídeos numa TV full HD mantendo a resolução da imagem. Há opção também de fazer vídeos mais leves, no formato MPEG-4.

O armazenamento de vídeos e fotos é feito em cartões SDHC. Apesar de ter suporte a dispositivos com mais capacidade (SDHCs de 8 e 16 GB), os vídeos têm uma limitação de 4 GB para cada um, o que dá mais ou menos 40 minutos de gravação sem interrupções.

Aqui no Brasil, a câmera digital Exilim EX-F1 ainda não tem preço definido. Lá fora ela custa cerca de 1000 dólares. A máquina ganhou o prêmio de destaque em inovação na CES 2008 e será apresentada no Brasil na feira Photo Image Brazil 2008, que ocorre entre os dias 12 e 15 de agosto, em São Paulo.

http://info.abril.com.br/blog/gadgets/20080725_listar.shtml?96603

24.7.08

Marco Luque em "O Varal"


Lei pode proibir o estilo emo na Rússia

De acordo com o site da revista inglesa especializada em música New Music Express, uma nova lei russa pode tornar ilegal o estilo emo no país. Ainda em fase de formulação, a lei visa regular duramente sites de temática emo e proibir que pessoas se vistam conforme o estilo em escolas e prédios públicos.

Segundo a NME, a criação da nova lei é motivada pelo medo da sociedade russa em relação ao potencial "depressivo e suicida" de "perigosas tendências adolescentes" como o emo.

A lei foi proposta em junho numa audiência pública realizada no Parlamento russo, sob o argumento de que o emo encoraja o comportamento anti-social e glorifica o suicídio.

Segundo o jornal britânico The Guardian, os emos foram descritos pelas autoridades russas como adolescentes que se vestem de preto, têm piercings no rosto e "franjas que cobrem metade da face".

Durante o último fim de semana, as ruas das Rússia serviram de palco para vários protestos por parte dos emos contra a implantação da lei, informa a NME.

Google libera acesso à enciclopédia online

O Google está aos poucos revelando uma enciclopédia online que permitirá aos internautas mostrarem seus conhecimentos sobre qualquer assunto e lucrarem com isso.

O serviço, apelidado de "knol", em referência à palavra “conhecimento” em inglês, estava disponível há sete meses apenas para uma audiência limitada de colaboradores e leitores.

Agora, qualquer pessoa com login do Google poderá publicar um texto e, se quiser, permitir a exibição de anúncios na página do seu artigo. O autor e o Google dividirão a receita gerada pela publicidade.

A possibilidade de lucrar com os textos deve encorajar as pessoas a participarem com mais freqüência com temas mais comerciais do que os disponíveis em outras enciclopédias tradicionais, segundo o líder de buscas na internet.

Embora o knol seja visto como rival da Wikipedia, o Google afirma que o serviço será complementar a ela.

Associated Press

Site mostra local de radares no trânsito

Motoristas de algumas regiões dos Estados Unidos e do Reino Unido podem descobrir gratuitamente onde estão escondidos os radares e as câmeras de fiscalização nas ruas acessando um site.

Os norte-americanos podem, inclusive, fazer o download de um arquivo com essas informações pelo dispositivo GPS dos veículos.

“Queremos expandir o serviço para outros países da Europa o mais rápido possível”, disse Shannon Atkinson, fundador do Njection.com.

“Ninguém gosta de receber uma multa, então ninguém quer ser pego por uma dessas câmeras”, explicou Atkinson.

A maioria das informações do site é fornecida pelos próprios usuários, que não se identificam.

Reuters

Web e celular facilitam pedidos em rede de fast food

Redes de lanches rápidos estão cada vez mais adicionando recursos tecnológicos que, embora facilitem o pedido e o pagamento, fazem com que os consumidores se movimentem cada vez menos. Na Argentina, a rede McDonalds passou a oferecer recentemente um serviço parecido com o que já possuía no Brasil, o "McEntrega". A diferença é que, em vez de pedir pelo telefone para um funcionário do restaurante, usa-se um site - acessado pelo telefone celular - que automatiza o processo.

A tecnologia emprega um aplicativo em Java para dispositivos móveis, e é possível solicitar entregas para virtualmente qualquer lugar. Para fazê-lo é necessário baixar o aplicativo, chamado de Wi-Buy, apontando o navegador para http://wap.mcdonalds.com.ar. Em seguida há um processo de registro no qual é necessário discar um número e fornecer o endereço de entrega, endereço residencial e telefone. Com isso é fornecido um login para ser utilizado tanto no site na Internet como no programa em Java.

O processo da compra é semelhante ao utilizado no site, e ao final é possível escolher a forma de entrega, que varia desde o convencional motoboy até a inusitada entrega à pé ou de bicicleta realizada por funcionários da unidade mais próxima ao endereço. O site The Inquirer (em inglês) testou o sistema.

A idéia não é exatamente nova. Desde 2007 há um sistema de pedidos um tanto diferente implementado por algumas unidades coreanas da rede Mc Donald's. Os lanches podem ser comprados diretamente da mesa utilizando o celular, não sendo necessário nem dirigir-se ao caixa para efetuar o pagamento, que é realizado através do sistema de cobrança também implementado nos aparelhos móveis.

O sistema coreano funciona com sensores RFID dispostos nos móveis do local. Ao chegar ao restaurante, um adaptador é conectado ao aparelho celular para que a comunicação possa ser estabelecida e o pedido realizado. Assim que a refeição estiver pronta é enviado um SMS para que ela seja retirada, como conta o EngagetMobile.


Antigo manuscrito da Bíblia estará disponível na internet



Mais de 1.600 anos depois de ser escrita em grego, uma das cópias mais antigas da Bíblia se tornará globalmente acessível via internet pela primeira vez nesta semana. A partir de quinta-feira, partes da Codex Sinaiticus, que contém o Novo Testamento mais velho e completo, estarão disponíveis na web, afirmou a Universidade de Leipzig (Alemanha), um dos quatro conservadores do texto antigo.

Imagens em alta resolução do Evangelho de Marcos, diversos livros do Velho Testamento e observações dos trabalhos feitos ao longo de séculos estarão em www.codex-sinaiticus.net, num primeiro passo para a publicação online integral do manuscrito até julho próximo.

Ulrich Johannes Schneider, diretor da Biblioteca da Universidade de Leipzig, afirmou que a publicação online do Codex permitirá que qualquer um estude uma peça "fundamental" para os cristãos. Alguns textos estarão disponíveis com traduções em inglês e alemão, acrescentou.

Especialistas acreditam que o documento, datado de aproximadamente do ano 350, possa ser a cópia mais antiga conhecida da Bíblia, junto com o Codex Vaticanus, outra versão antiga da Bíblia, afirmou Schneider. "Acho que é fantástico que graças à tecnologia agora podemos tornar acessíveis os artefatos culturais mais antigos -- aqueles que de tão preciosos não poderiam ser vistos por ninguém -- numa qualidade realmente alta", explicou Schneider.

PF prende bando que vendia drogas pela web

A Polícia Federal prendeu 4 pessoas em Porto Alegre acusadas de vender drogas pela internet.

Segundo a PF, um grupo liderado por um cidadão uruguaio, a partir de Montevidéu, desenvolveu vários websites de farmácias falsas. Estes sites ofereciam a venda de medicamentos controlados sem receita, como antidepressivos, remédios para dormir e drogas para disfunção erétil.

Os produtos eram enviados a seus compradores no Brasil, no Uruguai e nos Estados Unidos por meio de empresas de remessas, como os Correios. Segundo a Polícia Federal, os presos serão denunciados por crime de tráfico internacional de drogas.

Uma quinta pessoa foi presa pela polícia uruguaia em Montevidéu. A investigação contou com o auxílio da Interpol e do Drug Enforcement Administration, a agência antidrogas dos Estados Unidos.

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/072008/23072008-24.shl

Robô ajuda a evitar imigração ilegal na Inglaterra



Uma das formas de imigração ilegal mais utilizadas na Inglaterra é a entrada no país utilizando a parte inferior de caminhões de carga. Para tentar barrar esta prática, que também vem sendo usada para o tráfico, os ingleses contam com a ajuda de um pequeno robô espião para fiscalizar os veículos que chegam ao país.

O pequeno Hero, da BAE Systems, foi desenvolvido especialmente para se esgueirar por entre os veículos. Equipado com câmeras e sensores, é capaz até de identificar batimentos cardíacos quando equipado com aparelho específico, segundo o site Gizmodo. O Hero também pode detectar materiais químicos, biológicos ou radioativos.

Um exemplar foi apresentado na semana passada na feira nacional Farnborough Air Show. Cada robô custa em torno de 6 mil libras (equivalente a cerca de R$ 19 mil), conforme a Wired.

O conceito foi adaptado pelo fabricante de outros robôs utilizados na guerra do Afeganistão, por exemplo, que fazem buscas em prédios e túneis. Em matéria do Daily Telegraph, um porta-voz da agência das fronteiras afirmou que mais de 18 mil pessoas foram interceptadas neste tipo de travessia no ano passado. "A tecnologia é crucial na luta contra a imigração ilegal", disse ele.


Wikipedia inspira criação de carro elétrico

Depois da wikipedia, vem aí o wikicarro.

A "eCars" é uma comunidade finlandesa na web que procura aplicar a abordagem coletiva usada pelos colaboradores da enciclopédia online Wikipedia na conversão de carros a gasolina para carros elétricos. O primeiro deles deve estar rodando ainda este ano.

O fórum alega ser o primeiro do tipo no mundo, e deseja oferecer uma alternativa ao que seus membros percebem como lentidão nos setores de petróleo e automóveis.

O grupo está trabalhando de acordo com a tradição dos projetos de software de "código aberto" como o sistema operacional Linux, criado por um finlandês e que hoje desafia o domínio da Microsoft.

"Se conseguirmos muito sucesso, ajudaremos a criar projetos semelhantes em todo o mundo, com os quais poderemos compartilhar o que sabemos", disse Jukka Jarvinen, um participante do projeto, que acrescentou que esquema semelhante estava sendo lançado na Dinamarca. "Estamos esperando criar um movimento mundial", afirmou.

Os carros elétricos vêm enfrentando dificuldades para superar vendas minúsculas de veículos muitas vezes fantásticos, mas que chegam ao mercado a custos proibitivos.

Mas como eles são abastecidos pela rede elétrica comum e usam a energia de maneira mais eficiente, esses veículos produzem menos emissões e são vistos como alternativa promissora aos carros acionados a gasolina, em termos de combate à poluição.

A Chrysler é uma das mais recentes montadoras a anunciar que planeja lançar veículos com propulsão elétrica integral, em prazo de três a cinco anos.

A General Motors está na corrida para completar o projeto de seu Chevy Volt, um híbrido que pode ser reabastecido na tomada. Além disso, a Mitsubishi Motors quer lançar seu carro elétrico compacto "i-MiEV", no Japão, em 2009, e na Europa os modelos Smart e Mercedes elétricos da Daimler estão prometidos para 2010.

Reuters

Gates é dono de concessionárias, diz SEC

Relatório da autoridade acionária americana revela que o dono da Microsoft está investindo em carros.

Quem esperava ver a fortuna de Gates aplicada em projetos de tecnologia ou em títulos de banco, descobriu esta semana que uma parte das riquezas do fundador da Microsoft está investida numa grande revenda de carros nos Estados Unidos.

A SEC (Securities and Exchange Commission), equivalente a CVM no Brasil, divulgou um relatório sobre os acionistas da AutoNation, uma das maiores revendas de carros novos e usados nos Estados Unidos.

Entre seus donos aparece um fundo controlado por Bill Gates, que detém 5,5% do capital da empresa.

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/072008/23072008-4.shl

"Rei do spam" pega quatro anos de prisão nos EUA

O empresário conhecido como o "rei do spam" foi condenado nesta terça-feira, nos Estados Unidos, a quase quatro anos de prisão por ter enviado milhões de mensagens indesejáveis, informaram as autoridades.

Robert Soloway, 28 anos, proprietário de uma empresa de marketing em Seattle, era acusado de enviar, entre 2003 e 2007, milhões de spams para promover os produtos e serviços de sua empresa.

Soloway foi sentenciado a três anos e 11 meses de prisão pelo juiz do tribunal federal de Seattle, informou o canal local KOMO-TV.


Robôs de oito países disputam torneio de futebol



A 13ª FIRA Roboworld Cup está sendo realizada na China. No torneio, robôs de oito países jogam partidas disputadas.

O campeonato que teve início na terça-feira e termina na próxima sexta, reúne 60 equipes de atletas robóticos em Qingdao, na província chinesa de Shandong, informa a agência Efe.

EFE

Ex-mulher que se vingou na web se dá mal na Corte



A ex-atriz que usou o site de vídeos YouTube para criticar o marido e argumentar que merecia mais na divisão de bens acabou prejudicada por sua própria estratégia. Conforme determinação do juiz da Corte Suprema de Nova York, que classificou sua atitude como "cruel", ela terá um mês para desocupar o apartamento onde viviam.

A britânica Tricia Walsh Smith, 49, ficou famosa na web pelos vídeos em que conta detalhes da vida do casal e humilha o ex-marido, um executivo milionário do show business. Ela atribuía a exposição à divisão "injusta" de bens, e obteve milhões de acessos ao site.

O ex-marido, Philip Smith, processou Tricia por conta dos vídeos. O juiz reiteirou a acusação de Smith, dizendo que a ex-mulher dedicou-se a "uma campanha calculada e insensível para constranger e humilhar seu marido e as filhas dele", segundo a Reuters.

Tricia diz que fez os vídeos depois que Smith ameaçou deixá-la sem um tostão, e que não estava arrependida.

Mas a ex-atriz não saiu de mãos vazias. Cumprindo o acordo pré-nupcial assinado em 1999, Smith teve que pagar US$ 50 mil e terá 30 dias para pagar mais US$ 700 mil.

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3023964-EI4802,00.html

Jogos criados pelo usuário chegarão ao Xbox 360 até o final do ano

A Microsoft irá se voltar aos usuários do Xbox 360 para criar novos jogos e ampliar o catálogo do console, de forma similar à estratégia do Facebook e YouTube.

A maior fabricante de software do mundo afirmou nesta terça-feira (22) que irá começar a vender seus games "criados pelos usuários" no final deste ano em seu serviço Xbox Live e irá compartilhar cerca de 70% da receita com o desenvolvedor do jogo.

A empresa começou a oferecer ferramentas de produção em 2006 para amadores e entusiastas numa iniciativa chamada de "XNA", que permitia aos desenvolvedores criarem um jogo que pode ser executado no Xbox, computador com Windows ou no player Zune.

O conteúdo criado por usuários é a base de muitos sites sociais como o Facebook e o YouTube, mas a indústria do videogames têm dependido de grandes desenvolvedores para criar jogos licenciados.

O Facebook e o YouTube oferecem um fórum para novos aplicativos de software e vídeos gratuitamente, mas eles não compartilham as taxas de publicidade com os usuários.

A Microsoft, contudo, exige que o futuro desenvolvedor compre um pacote de membro premium, o XNA Creators Club por US$ 99, mas oferece uma parte da receita.

Os jogos serão vendido no Xbox Live Marketplace em três preços diferentes usando os pontos Microsoft -- o equivalente de US$ 2,50, US$ 5 ou US$ 10. Antes de entrarem na loja do Xbox Live, os jogos devem ser revisados pelo sistema.

"Estamos criando uma oportunidade para aspirantes a desenvolvedor", afirmou Chris Satchell, chefe no departamento de tecnologia no grupo Interactive Entertainment Business da Microsoft, em comunicado.

A expectativa da empresa é de que o jogos criados por usuários sejam duas vezes maiores que os jogos disponíveis para Xbox 360 quando a sessão Community Games de sua loja on-line Xbox 360 sair da versão de teste.

Site de comédia ganha versão brasileira

O projeto Funny or Die, do comediante Will Farrell, estreará uma versão brasileira na próxima segunda-feira.

Com um sistema de votação em que os usuários decidem quais vídeos ficam no site, e também quais são removidos, o Funny or Die ganhou popularidade nos EUA graças à participações de estrelas em vídeos curtos com aparência de produção caseira.

Batizado de "Morra de Rir", a versão nacional deverá ter a mesma estrutura e contar com participações especiais de celebridades como Ivete Sangalo, Sabrina Sato, Rogéria, Danilo Gentili e outros.

De acordo com números do próprio Funny or Die, o portal conta com uma coleção de 40 mil vídeos e atrai 5 milhões de novos visitantes por mês. A chegada ao Brasil vem na esteira de um investimento de 20 milhões de dólares do Sequoia Capital, um dos principais fundos de investimentos em tecnologia do mundo.

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/072008/22072008-25.shl

Site usa DNA para indicar namorada ideal



Um serviço suíço chamado Gene Partner promete formar casais perfeitos por meio de testes de DNA.

O site oferece uma lista de homens e mulheres solteiros a fim de namorar. Para ajudar na escolha do parceiro, cada usuário envia um pouco de sua saliva aos laboratórios do serviço. O teste custa US$ 199.

Um teste de DNA avalia as características de humor, personalidade e até tendências para adoecer de cada membro. Quando se encontram online, os casais podem submeter cada um seu teste de DNA a um exame de compatibilidade.

Quando fazem seu teste individual, os usuários recebem um código chamado “Partner ID”. Os dois candidatos a casal, então, fornecem seus IDs a um software do Gene Partner, que monta um gráfico indicando o grau de compatibilidade do casal.

Também é possível cruzar seu DNA com o de toda base de usuários do Gene para identificar quais são os usuários com maior compatibilidade com sua genética.

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/072008/22072008-20.shl

Após balanço, Intel corta preços de chips

A Intel esperou a divulgação de seu balanço trimestral para anunciar um agressivo corte de preços em seus produtos.

Em comunicado enviado a seus acionistas, a empresa diz que reduzirá os preços de chips da linha Xeon, Core 2 Duo e Core 2 Quad.

O valor do processador Core 2 Duo de 3.1GHZ (E8500) será reduzido de U$266 para U$183 no mercado americano, um corte de 31%.

O corte de preços da Intel é mais um golpe na rival AMD, que sob pressão determinou até a troca de seu CEO, Hector Ruiz, há uma semana.

O novo CEO da empresa já afirmou que uma de suas prioridades é criar um chip eficaz para subnotebooks, a fim de combater o Atom, da Intel.

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/072008/22072008-11.shl

Juiz exige Alckmin fora do YouTube e orkut



Justiça diz que candidatos não podem se promover na web. Decisão afeta também candidata do PCdoB no Sul.

Determinações da Justiça eleitoral sobre o uso da internet atingiram as candidaturas de Geraldo Alckmin (PSDB), que concorre à prefeitura de São Paulo, e de Manuela D´Ávila (PCdoB), candidata à prefeitura de Porto Alegre (RS).

Em São Paulo, o juiz Marco Antonio Martin Vargas, da 1a Zona Eleitoral, determinou que Alckmin retire de sua página de campanha na internet vídeos veiculados no site YouTube e deixe de instalar links para que o usuário possa acessar essas imagens.

"A página do candidato não pode ser relacionada com outros sites gratuitos, como forma de extensão da propaganda eleitoral", diz o juiz.

A decisão, em caráter liminar, é fruto de representação da coligação São Paulo no Rumo Certo, de Gilberto Kassab (DEM).

O juiz rejeitou, no entanto, como pretendia a representação, que a campanha de Alckmin retire as imagens do próprio YouTube.

"Não há como ser verificada a responsabilidade dos representados na inserção dos vídeos contidos na página da internet conhecida como YouTube e tampouco é possível a retirada coercitiva desses vídeos daquele site", afirma o juiz, mencionando a liberdade de expressão como garantia pela manutenção dos vídeos hospedados no YouTube.

A assessoria de Alckmin informou que os links foram retirados preventivamente, quando a representação foi impetrada na semana passada.

Em Porto Alegre, a liminar da Justiça eleitoral foi mais longe ao determinar a retirada de uma comunidade do Orkut e de um vídeo do YouTube relacionados à candidata Manuela d´Ávila por considerar que veiculam material de campanha da deputada à prefeitura.

A decisão de sexta-feira do juiz Ricardo Hermann da 1a zona eleitoral foi tomada a partir de uma representação do Ministério Público Eleitoral.

Segundo a assessoria do TRE-RS, o juiz entendeu que, pelas normas definidas pelo Tribunal Superior Eleitoral, os candidatos podem ter uma única forma de exibição na Internet. A equipe de Manuela alega dificuldades para cumprir a decisão.

"Não fomos nós que criamos a comunidade no Orkut e teremos dificuldades técnicas para retirar", disse Gustavo Alves, assessor de comunicação de Manuela.

Além da comunidade no Orkut e do vídeo no YouTube citados na liminar, existem outras duas comunidades e vários vídeos disponíveis sobre Manuela. Ela possui ainda dez perfis no Orkut e uma página oficial de seu mandato como deputada.

Oficialmente, nenhum seria de responsabilidade de sua campanha, mas a candidatura da jovem deputada comunista reconhece a Internet como um poderoso aliado. O desafio é adequar as ferramentas à legislação eleitoral.

"Estamos investindo tudo o que é possível, dentro da rigidez desta legislação, para disponibilizar o máximo de informações para o eleitor", disse Alves.

Reuters

Empresa britânica anuncia etanol 'feito de lixo'

Uma empresa britânica anunciou nesta segunda-feira ter tecnologia para começar a produzir etanol a partir de lixo biodegradável em escala industrial dentro de dois anos.

A química Ineos Bio afirma que será possível usar lixo biodegradável municipal, lixo orgânico comercial e resíduos de agricultura, entre outros, para a produção do combustível.

Segundo a empresa, a tecnologia já foi testada em um projeto piloto nos Estados Unidos.

"Planejamos produzir quantidades comerciais de combustível de bioetanol de lixo para ser usado como combustível para carros dentro de dois anos", afirmou Peter Williams, diretor executivo da Ineos Bio.

A transformação se opera em três estágios. Primeiro, o lixo é superaquecido para a obtenção de gás.

Este gás é usado para alimentar bactérias anaeróbicas (biocatalizadoras) que produzem o etanol.

No estágio final, o etanol é purificado para ser usado como combustível puro ou misturado à gasolina.


Produção de alimentos

A empresa alega que esta tecnologia tem a vantagem de não afetar a produção de alimentos. Uma tonelada de lixo seco pode ser transformada em cerca de 400 litros de etanol, informou a empresa.

"O fato de termos conseguido separar a segunda geração de biocombustíveis dos alimentos é um grande passo. Esperamos que a tecnologia garanta combustíveis renováveis e sustentáveis a um custo competitivo", disse Williams.

A empresa, no entanto, precisará da cooperação dos governos locais para ter acesso ao lixo.

A Ineos ainda não anunciou a localização da primeira usina comercial de produção do etanol do lixo.

O processo foi desenvolvido em Fayetteville, no Estado americano do Arkansas. As pesquisas começaram em 1989 e a primeira usina foi montada depois de 20 anos de trabalho.

A fábrica está operando continuamente desde 2003, usando diferentes dejetos.

BBC

23.7.08

Oscar Filho - CQC com Família Lima


Brasileiro eleito presidente mundial da ISA

O brasileiro Nelson Ninin foi eleito presidente mundial da Sociedade de Automação, Sistemas e Instrumentação (ISA).

Ninin assume o cargo de presidente eleito secretário da ISA em 2009, no ano seguinte será empossado como presidente pleno. Ele será o segundo não-norte-americano presidente em 63 anos de história da organização, que reúne engenheiros, técnicos, programadores e outros profissionais que trabalham em controles de processos e automação industrial.

Engenheiro eletrônico, Ninin é presidente para a América do Sul da Yokogawa, empresa japonesa de automação industrial, e já exerceu o cargo de presidente do Distrito 4 da ISA (América do Sul) entre 2002 e 2004. Ninin foi indicado presidente mundial no encontro de líderes da ISA realizado em Palm Springs (Flórida, EUA) em junho passado.

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/072008/21072008-28.shl

Vendedor não sabe diferença de plasma e LCD

Vendedores de eletrônicos não conhecem as diferenças entre televisores de plasma e de LCD.

Mas indicam a segunda opção, segundo pesquisa divulgada pela J.D. Power Associates nesta segunda-feira (21/07).

O estudo também revelou que 37% dos vendedores costumam dizer aos seus clientes que as TVs de plasma não exibem boas imagens.

Mesmo preferindo as TVs de LCD, esses profissionais não sabem definir quais as reais vantagens da tecnologia, como o peso mais leve e o menor consumo de energia.

A taxa de recomendações para TVs de plasma aumentou durante a investigação e chegou aos 23%.

Associated Press

iTunes Store é diferente para brasileiros



Se você achou que a estréia da iTunes Store na versão verde-amarela iria trazer para cá tudo o que é oferecido aos americanos, pode mudar de idéia.

Estava atrás do aplicativo da Last FM para iPod, que só fica disponível na loja da Apple. Vi que ele estava lá no site americano, mas, acessando a iTunes Store com o meu cadastro brazuca, recebi o recado: ele não fazia parte do catálogo da loja brasileira.

Bem, suponho que isso seja uma questão de tempo, talvez ligada aos complicados contratos com as gravadoras de músicas, que mudam conforme a região geográfica. E tomara que esta seja apenas uma rara exceção...

http://info.abril.com.br/blog/internetbuzz/20080721_listar.shtml?95783


Câmera fotografa quando jogada para cima



Fotos inusitadas são a garantia da câmera digital Flee. Ela fotografa quando é jogada para cima, enviando as imagens diretamente para um celular.

Com um design nada convencional, ela inclui um receptor Bluetooth para celulares.

Quando é jogada para cima, a Flee começa a tirar fotos em intervalos de tempo pré-determinados pelo usuário. As fotos são enviadas para o celular por meio do sinal Bluetooth.

A câmera é um projeto do designer turco Hakan Bogazpinar.

Terra

RJ lança projeto de Internet sem fio na praia de Copacabana

O governo do Estado do Rio de Janeiro inaugura na terça-feira um serviço de acesso sem fio à Internet montado na orla da praia de Copacabana. O acesso vai cobrir toda a avenida Atlântica, de cerca de quatro quilômetros de extensão.

O cronograma de implantação do projeto, chamado de Orla Digital, prevê duas etapas. A primeira ocorre em 22 de julho e a segunda no fim de agosto.

"Será verificada a demanda do serviço na primeira etapa, para que ajustes finos e demais correções possam ser realizados, a fim de manter a qualidade em toda a orla", informou o governo do Estado em um comunicado à imprensa nesta segunda-feira.

Representantes dos Laboratórios de Redes de Alta Velocidade (Ravel) e Computação Paralela (LCP), do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ, e da secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro não estavam imediatamente disponíveis.

A cobertura do sinal na orla será formada por quatro células de comunicação em malha interligadas. O acesso sem fio à Web disponível na avenida poderá alcançar ainda trechos de algumas ruas transversais próximas à orla.

"A implantação dessa tecnologia de ponta traz benefícios para várias áreas, como turismo, segurança, ensino e comércio. Será possível, por exemplo, para um comerciante comprar e vender seus produtos pela rede, diminuindo, dessa forma, seus custos em até 20 por cento", informou no comunicado o secretário de Tecnologia do Rio, Alexandre Cardoso.

O projeto foi lançado em janeiro deste ano e conta ainda com verba da Fundação Carlos Chagas de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e apoio da prefeitura carioca.

Projetos semelhantes já foram implantados em outras cidades brasileiras como Belo Horizonte e Porto Alegre. Em março do ano passado, a Anatel lançou regras que facilitam a oferta de acesso à Web à população pelas prefeituras.

(Por Alberto Alerigi)

Celebridade do YouTube quer doar notebooks

Matt Harding ganhou status de celebridade quando divulgou no YouTube vídeos nos quais dançava de forma estranha em vários cantos do mundo. Agora, ele quer comprar notebooks para crianças carentes.

Com 31 anos, Harding obteve patrocínio para gravar vídeos engraçados em mais de 40 países.

Em julho, ele conheceu funcionários das Nações Unidas e conversou com a sua patrocinadora, a marca de chicletes Stride, da Cadbury-Schweppes, sobre a possibilidade de arrecadarem fundos para doar laptops a crianças carentes com as quais ele dançou em Ruanda.

“Notebooks e acesso à internet podem realmente ampliar os horizontes desses jovens”, disse Harding, que já recebeu a proposta de escrever um diário de viagem.

Reuters

Chuck Norris vai enfrentar Fidel Castro em jogo para celular

O ator que tem outro punho no lugar do queixo e dispensa apresentações vai ganhar um jogo para eternizar sua fama de herói implacável.

"Chuck Norris: bring on the pain", será lançado para celulares em agosto e será produzido pela Gameloft.

O comunicado da empresa avisa: "se você não vencer na primeira vez, você não é Chuck Norris".

No jogo, o herói vai combater o cubano Fidel Castro e o líder norte-coreano Kim Jong-il para "derrotar o comunismo".

O jogador vai poder utilizar a câmera do celular para fotografar seu rosto e se colocar no lugar dos inimigos.

O game é produzido em parceria com o site "ChuckNorrisFacts.com", que ajudou a construir o mito de Chuck com as "verdades inquestionáveis" sobre o ator. Segundo a produtora, os tradicionais "fatos" que fazem a fama de Chuck estarão no jogo.

G1

O supermercado sem caixa vem aí

Terminais de autoatendimento deixam de ser exclusividade dos bancos e se espalham para os mais diversos tipos de negócio.

As lojas da rede varejista Fresh and Easy, nos Estados Unidos, são como qualquer outro supermercado: produtos expostos em prateleiras, carrinhos e promoções. Mas, na saída, há um detalhe bastante diferente: não existem funcionários registrando as compras nos caixas. Os próprios clientes passam os produtos por leitores de códigos de barras e pagam as compras com cartões de débito ou crédito. Fundada no ano passado e hoje com 62 lojas, a rede — braço da britânica Tesco — adota uma modalidade extrema do auto-serviço. A experiência da Fresh and Easy ilustra uma tendência global de substituição de atendentes humanos por máquinas. Os motivos são os mesmos que levaram os bancos, pioneiros no sistema de self-service, a adotar os caixas eletrônicos: redução de gastos operacionais e de tempo de atendimento. Estima-se que as companhias aéreas que adotam o sistema de check-in automatizado consigam cortar os custos de cada operação em 95%. Cada passageiro atendido no balcão por um funcionário custa 3 dólares. No caso dos terminais de auto-atendimento, esse valor cai para apenas 14 centavos de dólar. Com o avanço da tecnologia e diante de números como esse, fica fácil entender por que empresas de varejo e serviços estão entusiasmadas com o sistema self-service.

Mas a economia não é a única explicação para essa nova onda de automatização. Na era da web, os consumidores já estão habituados a fazer tudo sozinhos, seja para comprar um livro numa loja online, seja para dar entrada no relatório de despesas de viagem no sistema da empresa. O instituto de pesquisas Gartner considera irreversível a tendência do self-service no mundo real: nos próximos dois anos, seis em cada dez interações com clientes serão automatizadas, e isso vale para o mundo todo. “O brasileiro tem características distintas do francês ou do alemão. Mas as semelhanças são muito maiores do que as diferenças”, diz Marcelo Angeletti, professor de pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). “Todos eles querem agilidade e comodidade ao consumir.” Uma pesquisa interna da Tesco confirma: 90% dos consumidores se mostraram satisfeitos em registrar as compras por conta própria.

A adesão crescente do auto-serviço por diversos segmentos tem esquentado também o mercado de tecnologia. A americana NCR, empresa centenária que é conhecida por fabricar equipamentos para o setor financeiro, atravessa uma guinada estratégica. “Queremos atender não só bancos, mas também varejo, saúde, viagens e governo”, disse a EXAME Bill Nutti, CEO da NCR. “Nossos equipamentos serão cada vez mais operados pelos próprios consumidores, e essa é uma oportunidade mundial.” A empresa está de olho em um mercado que movimenta 20 bilhões de dólares por ano. Nos Estados Unidos, mais de 100 hospitais hoje utilizam terminais para fazer a triagem dos pacientes, agendar as próximas consultas e exibir as despesas hospitalares. Um deles é o Heritage Valley Health System, da Pensilvânia, que investiu 750 000 dólares nos quiosques e obteve como principal resultado a redução no tempo da triagem, de 10 para 2 minutos. A rede Hertz, de aluguel de veículos, também começou a testar o auto-atendimento em setembro do ano passado, de olho em corte de custos. O usuário pode fazer a reserva do carro via internet, procurar uma das máquinas de auto-atendimento nos aeroportos, escanear sua carteira de motorista e seguir para o carro. O projeto começou em Orlando, em 2007. Já é usado em 28 aeroportos nos Estados Unidos e mais dois na Espanha.

Além da comodidade para o usuário, o sistema self-service permite que a empresa destine os funcionários para atividades mais nobres. “Os profissionais deixam as funções transacionais e passam a prestar atendimento personalizado”, diz Matt Adams, vice-presidente do Grand Hyatt Nova York, um dos mais de 100 hotéis da rede que adotam quiosques de auto-serviço. A unidade de Nova York recebe de 500 a 700 novos clientes por dia, dos quais 25% já preferem check-in ou check-out eletrônico. Enquanto os hóspedes não tiverem de arrumar as próprias camas ou limpar os quartos, a tendência do auto-atendimento ainda tem muito a crescer.

Exame


Saúde de Steve Jobs preocupa investidores



Perda de peso e menor vigor físico abrem especulações sobre a saúde de Steve Jobs.

Preocupações da indústria e de investidores com a saúde do CEO da Apple, Steve Jobs, permanecem, um mês após ele ter aparecido extremamente magro na conferência anual de desenvolvedores da empresa, segundo publicou o jornal The New York Post nesta segunda-feira (21/07).

Embora existam rumores sobre a possibilidade de o executivo de 53 anos sofrer com o reaparecimento do câncer pancreático do qual se curou há quatro anos, a Apple afirma que Jobs estava apenas tomando antibióticos.

Um dos motivos da preocupação do mercado em relação à saúde do presidente da Apple é que a empresa não tem plano de sucessão, de acordo com o jornal.

A Apple não costuma admitir problemas de saúde de Jobs. Em 2003, a empresa só se pronunciou depois que seu CEO já havia removido o tumor no pâncreas.

Reuters