19.2.09

Bebado numa praia por aí...


Brasil terá web via rede elétrica em 2009

O regulamento para que a banda larga via rede elétrica possa entrar em funcionamento no Brasil ficará pronto até o fim de março e os serviços poderão estrear ainda este ano.

Foi o que disse a conselheira da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Emília Ribeiro, responsável pelo relatório sobre a regulamentação da questão em entrevista à Agência Brasil.

Após a entrega do relatório, as normas devem ser analisadas pelo Conselho Diretor da agência e, se forem aprovadas, as empresas já podem oferecer o serviço.

Diversas empresas de energia elétrica vêm fazendo testes com o a tecnologia BPL (Broaband Powerline), que permite distribuir o sinal de internet pela rede elétrica.

Uma delas é a AES Telecom, empresa da Eletropaulo, que mostrou a tecnologia em funcionamento ano passado, em uma das 150 residências que estão testando o serviço em São Paulo.

A empresa já investiu R$ 20 milhões nos pilotos, que começaram em novembro de 2007, e aguarda o aval da agência para poder oferecê-la comercialmente em parceria com provedores de serviços de banda larga.

Nos testes feitos pela AES, a tecnologia permitiu oferecer uma velocidade real de até 80 Mbps (megabits por segundo) por edifício. A distribuição da banda pode ser feita de acordo com a demanda de casa usuário.

Propagandas






Madeira líquida pode substituir o plástico?

Madeira líquida pode substituir o plástico?

O dilema sobre o uso embalagens plásticas segue na indisposição do mercado. Há pouco mais de quarenta anos, seres humanos sabem que tais produtos degradam o ambiente, porém, são os mais baratos.

Algumas tentativas para substituir o composto não-biodegradável e, por vezes, tóxico, foram em
vão nos últimos anos pelo altíssimo custo e baixa qualidade, mas agora, pesquisadores da Alemanha e até do Brasil garantem que a solução amiga da natureza está na chamada ‘madeira líquida’. Ou ainda, Arboform, como o Instituto de Tecnologia Química e a companhia Tecnaro, ambas relacionadas à organização de pesquisa alemã Fraunhofer-Gesellschaft, batizaram o invento.

A vantagem do achado, dizem os cientistas, é que pode ser moldado como o plástico e é biodegradável. Ele é obtido a partir da mistura de madeira à base de lignina (encontrado nas plantas terrestres, é um polímero natural que representa 30% da substância de cada árvore ou de cada planta de madeira) e pode ser misturado com linho, cânhamo (fibra que se obtém a partir da Cannabis), fibras de madeiras e outros aditivos.

A solução se torna rentável, pois a lignina é um dos três componentes principais da indústria de celulose de madeira e que não é necessária para a fábrica do papel. Misturado com fibra ou cera, então, o material produz um granulado que pode ser derretido e moldado. O Brasil, por ter natureza privilegiada, foi um dos primeiros países a contar com a madeira líquida (ou resina injetável à base de madeira), com operações da Tecnaro desde 2004.

Alguns produtos como painéis de carros, eletro-eletrônicos, cosméticos e outros bens-duráveis já contam com a nova tecnologia química. Segundo a Tecnaro, as indústrias de termoplásticos não precisariam mudar seus equipamentos para explorar a lignina e moldar os produtos, pois pode ser colocada na mesma posição de processamento de plástico, mas com a madeira quente.

Apesar dos benefícios ambientais, como a possibilidade de não acumular CO2 na atmosfera em um ciclo fechado, algumas produções em larga escala ainda não compensam para o mercado ´viciado´ no plástico, de acordo com Alberto Rejtman, responsável pela Tecnaro no Brasil: “Em algumas aplicações pode substituir o plástico sim, noutras não devido ao alto custo”.

Em resposta ao título da notícia, talvez, a melhor resposta seria um “ainda não”. Porém, com a expansão da tecnologia, os novos experimentos e o aumento da consciência ambiental, a situação pode ser mais favorável em um futuro próximo. “Nosso objetivo a médio prazo é armar uma unidade de fabricação no Brasil adaptando a formulação com insumos nacionais”, diz Alberto, em uma proposta que poderia aumentar o custo-benefício da aplicação.

´Vida alienígena´ pode já estar entre nós

Antes de procurar em Marte, pesquisadores contemporâneos deveriam buscar as formas de vida estranha aos humanos aqui mesmo, na Terra.

A premissa é do professor Paul Davies, físico da Universidade do Estado de Arizona, que concedeu uma entrevista à BBC, durante um encontro entre especialistas e instituições de pesquisa pelo avanço da ciência, a AAS, em Chicago.

Chamada de shadow life, ou “vida sombra”, esta nova atividade biológica pode estar escondida em lagos contaminados por arsênico (um semi-metal) ou em outras situações adversas nas profundezas oceânicas, segundo Davies.

O físico sugere que esta forma estranha de vida poderia estar residindo entre nós de maneira que ainda não reconhecemos e, por isso, ele chama outros cientistas para realizarem uma legítima missão terrestre em busca de sinais de bioatividade em ambientes hostis.

A vantagem da expedição, ainda segundo as palavras do cientista que se apresentou na AAS, seria o custo bastante baixo, se comparado com o que é gasto em viagens espaciais com o objetivo similar de buscar novos sinais de vida.

A prática do estudo se baseia na teoria de que a evolução da vida na Terra pode ter acontecido mais de uma vez. É o que o pesquisador pretende chamar de “segundo gênese” a cada descoberta daqui para frente.

Os habitantes destas novas formas de vida, sugere Paul Davies, têm bioquímica bem diferente da humana e de seu conhecimento. Elementos comuns a vida terrestre, como carbono, fósforo, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio poderiam ser substituídos por outra coisa.

É aí que entra o exemplo do arsênio. Apesar de tóxico aos humanos, o elemento pode, com suas propriedades químicas, alimentar o organismo de um micróbio, por exemplo.

Paul Davies, aliás, já encontrou um lago fortemente contaminado na Califórnia, o Lago Mono, onde a sua abundância de arsênio permite que microorganismos obtenham energia a partir do elemento químico.

Os micróbios não incorporam o arsênio, apenas cospem, mas só a capacidade deles “fumarem” o semi-metal já diz que uma nova forma de vida surgiu ou sofreu mutação.

Deputados vão publicar gastos na web

A Câmara dos Deputados vai publicar os gastos mensais que cada deputado faz com os R$ 15 mil de verba indenizatória na internet.

A medida já existe para o poder Executivo. Ministros de Estado e secretarias publicam no portal de transparência da união seus gastos, inclusive com o uso de cartões corporativos.

A publicação destas informações é um item sensível pois permite, por exemplo, que a imprensa ou adversários políticos explorem os gastos de altos funcionários públicos.

A medida, no entanto, aumenta a transparência no uso do dinheiro público e agora foi estendida à Câmara por decisão do presidente da casa, Michel Temer (PMDB-SP), e dos novos membros da mesa diretora. Em tese, só é possível usar os recursos em atividades pertinentes à função de parlamentar, como compra de passagens aéreas e segurança pessoal.

O texto aprovado visa criar o "Portal da Transparência da Câmara dos Deputados". No site, serão publicados o valor dos gastos de cada deputado, a natureza da despesa e o nome da empresa que forneceu o serviço. O CNPJ das empresas que emitirem notas para os deputados, no entanto, será mantido em sigilo.

A decisão é ruim porque abre espaço para que maus deputados lancem gastos falsos, uma vez que sem o CNPJ fica mais difícil de checar a idoneidade da empresa fornecedora do produto ou serviço.

Para a mesa da Câmara, no entanto, a Corregedoria da casa tem ferramentas suficientes para vigiar estes detalhes. O deputado Antonio Carlos Magalhães Neto é o corregedor da Câmara. De acordo com Michel Temer, os gastos serão publicados a partir de abril.

Na cidade de São Paulo, a Câmara dos Vereadores aprovou uma lei que criaria um portal da transparência para o município. O prefeito da cidade, Gilberto Kassab (DEM) vetou a lei sob o argumento de que já existem regras suficientes para vigiar os gastos públicos.

NIC.br cria mais três tipos de domínios

O NIC.br liberou três novos domínios para a internet brasileira e permitiu que sites religiosos, de áudio e de transportes tenham endereços exclusivos na web.

O NIC.br é o braço executivo do comitê gestor da internet brasileira e decidiu liberar os domínios "taxi.br", "teo.br" e "radio.br a partir do dia 17 de fevereiro.

Quem pretende efetuar registros com estes sufixos, deve observar as regras publicadas no site Registro.br.

A extensão “taxi.br” será concedida exclusivamente a serviços de transporte, permitindo que cooperativas e empresas de taxis criem sites dentro de domínios específicos. Já “teo.br” será reservado para endereços eletrônicos relacionados a atividades religiosas. Já o terceiro domínio novo, “radio.br”, foi criado para atender emissoras de áudio em IP.

De acordo com o NIC.br, a criação dos novos domínios visa facilitar a forma de identificação e endereçamento na internet brasileira. O registro desses domínios será feito de acordo com a ordem de chegada dos pedidos, respeitando as especificidades de cada DPN.

Maioria confunde espartanos com vírus de PC

Um estudo patrocinado pela F-Secure mostrou que a maior parte dos usuários em diferentes países não compreende muito bem o que são ameaças online.

O estudo ouviu usuários em oito países (Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Índia e Hong Kong) e notou que 91% das pessoas consideram muito importante ter um antivírus instalado em sua máquina. Apesar disso, só 21% disseram considerar importante manter o aplicativo atualizado.

Para a maior parte das pessoas, basta instalar um antivírus para estar protegido. Oitenta por cento dos usuários ignora que o comportamento pessoal na internet é importante para proteger-se de ameaças.

Assim, apenas uma minoria sabe que não se pode clicar em links suspeitos ou baixar arquivos com extensões perigosas como .exe ou .scr de sites desconhecidos.

Os entrevistados foram todos expostos a uma lista com cinco termos e indagados se sabiam qual deles não têm relação com uma ameaça de segurança. Os termos formam worms, phishers, Trojans, Espartanos e bots. Quarenta por cento disse simplesmente não saber o que os termos significam.

O único país onde a maioria dos usuários identificou corretamente o termo “Espartanos” como algo que não tem nada a ver com vírus para PCs foi a Alemanha.

Cuba desenvolve sistema operacional próprio

Cuba criou sua própria alternativa ao Windows e ao Linux, reforçando sua oposição à hegemonia dos americanos.

O programa cubano, chamado Nova, foi apresentado durante uma conferência de informática na capital Havana e é essencial para que o governo consiga eliminar os programas da Microsoft instalados em computadores da ilha.

O uso do sistema operacional desevolvido pela Microsoft é visto pelo governo cubano como uma ameaça, porque, segundo ele, as agência de segurança dos EUA têm acesso aos códigos da fabricante de software.

Além disso, o embargo imposto pelos EUA à Cuba dificulta a aquisição do produto da Microsoft.

“Obter o controle do processo informático é algo muito importante”, declarou o Ministro das Comunicações de Cuba, Ramiro Valdes.

Gmail inclui localização de IP na assinatura

A equipe do email do Google anunciou um novo recurso para o “Labs”. Agora, na assinatura das mensagens, usuários podem incluir a própria localização.

O ”Location in Signature” localiza o número do IP do computador de onde a mensagem eletrônica foi enviada e insere país, estado e cidade em seu rodapé. A ferramenta deve ser útil para quem utiliza laptops ou para quem viaja com freqüência.

Para ter acesso ao recurso, o cliente do Gmail deve estar com a opção de assinatura ativada, bem como a versão em inglês do serviço de correio eletrônico. Depois disso, basta clicar em “Setting”, “Labs” e ativar a opção de “Location in Signature”.

No fim do corpo de cada mensagem, a localização aparecerá antes do e-mail ser enviado, o que possibilita ao internauta editá-la ou simplesmente removê-la.

Marco Bonechi, engenheiro de software e criador do recurso, diz que a localização fica mais precisa quando se há uma versão do Gears, que possui uma implementação chamada de “Geolocation API”, capaz de usar pontos de WiFi para informar resultados mais precisos.

Projeto quer proibir venda de MP3

Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados quer proibir a venda de aparelhos pessoais de mídia digital com volume sonoro que ultrapassem a marca de 90 decibéis, nível de ruído equivalente ao de trânsito em uma avenida movimentada.

O projeto, de autoria do deputado Jefferson Campos (PTB-SP), inclui na proibição aparelhos "de múltiplas funções capazes de reproduzir música em formato digital", o que inclui celulares.

"A partir de 85 decibéis já pode haver lesão ao aparelho auditivo", afirma o deputado em seu projeto.

"Como são via de regra usados com fones comuns de inserção, que não filtram o som ambiente e oferecem em geral má qualidade de reprodução, os usuários tendem a utilizá-los em altos volumes, muitas vezes superando os limites de segurança", resultado em perda auditiva, afirma o deputado no texto, citando que o problema "já é frequente entre os jovens".

O texto cita pesquisa feita na Grã-Bretanha em 2006 com 300 mil estudantes que mostrou que 10 por cento deles tinha algum grau de perda na audição.

A Sociedade Brasileira de Otologia recomenda que os usuários de música digital regulem os aparelhos até a metade do volume máximo. A entidade afirma que os players de MP3 atuais são capazes de alcançar volumes e até 120 decibéis, o que seria equivalente à intensidade de ruído produzido por uma turbina de avião durante a decolagem.

O projeto foi apresentado em meados de dezembro e chegou no início deste mês à Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.

Atualmente, o limite máximo de exposição a sons permitido pela legislação brasileira é de 85 decibéis. A partir deste nível há risco de perda auditiva, que depende da intensidade do som, tempo de uso e sensibilidade individual, afirma entidade.

"Quanto maior a intensidade, maior a chance de se desenvolver surdez mesmo que a exposição seja por um período menor", informa a entidade em campanha de saúde auditiva

Imagem virtual ensina pacientes a andarem

Um novo sistema ajudará pessoas a reaprenderem a andar após sofrerem um derrame ou acidente.

A técnica consiste na exibição em tempo real em uma tela da imagem virtual do corpo do paciente em movimento.

O sistema de imagens digital permite que médicos e fisioterapeutas observem atentamente e apontem para os músculos que estão se mexendo para realizar o movimento.

“É como se eliminássemos a pele do corpo e ajudássemos os especialistas a enxergarem com nitidez”, explicou Michael Westermann, CEO da Motek Medical, a companhia holandesa que desenvolveu a tecnologia.

Utilizando radiação infravermelha e oito câmeras, o sistema capta movimentos de pessoas vestindo roupas refletoras enquanto elas se exercitam.

De acordo com os pesquisadores, a visualização imediata dos músculos que são necessários para realizar um movimento pode acelerar a recuperação de pacientes que perderam a coordenação motora e precisam reaprender a se equilibrar e caminhar.

Atletas também podem se beneficiar da invenção para aperfeiçoar técnicas de treinamento e evitar lesões.

O sistema está sendo testado em hospitais e provavelmente estará pronto para comercialização no início de 2010.

Fórum de tecnologia olha para o futuro

Dentro de cinco a 10 anos haverá mais tipos de câncer que serão evitáveis por meio de uma vacina. Com o uso de pés artificiais, as pessoas poderão escalar paredes no estilo do homem aranha. Robôs terão rostos como os dos seres humanos, capazes de transmitir emoções.

Essa é apenas uma amostra da tecnologia que se vislumbra para o futuro na feira anual de Tecnologia, Entretenimento e Design (TED, na sigla em inglês), que atrai celebridades do mundo corporativo, científico e de Hollywood e é vista como um caldeirão de idéias e inovação.

Mas este ano o otimismo em relação ao futuro pode ter sido ofuscado de algum modo pela sombria realidade do momento - como financiar iniciativas embrionárias quando os mercados de capitais estão confusos e diminui o entusiasmo por investimentos de risco financeiro.

"Não é que as pessoas não estejam concentradas na crise financeira, mas este é um lugar para ser visionário", argumenta Martin Pazzani, empreendedor e presidente-executivo na Bluestone Partners de Beverly Hills, uma firma de private equity.

"A TED nos ajuda a identificar as oportunidades estratégicas que estão mais próximas, em vez de soluções para problemas de amanhã", diz ele."

Nem todos compartilham dessa animada filosofia. O capital de risco se reduziu a gotas desde 2008, quando a crise financeira começou a castigar o Vale do Silício.

Mesmo assim houve poucos debates públicos sobre a tempestade econômica que irrompe logo ali do lado de fora do centro de conferência em Long Beach, Califórnia, onde se realiza a feira. Os participantes preferiam discutir mudanças climáticas, robótica e a ameaça de novos vírus.

Com base no estudo de lagartixas, o biólogo Robert Full, da Universidade da Califórnia, e colegas da Universidade Stanford criaram um material adesivo que gruda em qualquer superfície lisa, seca. Full exibiu um vídeo que mostra uma mulher usando "pés artificiais de lagartixa" para escalar uma parede escarpada.

O especialista em robótica David Hanson apresentou uma réplica robótica da cabeça do cientista Albert Einstein que pode reagir, com expressões próprias, às expressões humanas.

"A tecnologia nos tirará disto", disse James Phillips, chefe da Pinnacle Investments, do Estado do Arkansas, que disse estar ainda fazendo investimentos.

As preocupações com a saúde permearam a conferência. Bill Gates, o co-fundador da Microsoft, fez um apelo emocionado sobre o estado de desintegração do setor de saúde no mundo todo. Em certo momento, ele lançou alguns mosquitos na platéia para reforçar os perigos da malária.

Nathan Wolfe, um estudioso de vírus, chefe da Global Viral Forecasting Initiative, disse que dentro de cinco a dez anos mais formas de câncer serão evitáveis por meio de vacina. Ele afirmou que isso abrirá as portas para mais vacinas de prevenção de cânceres, embora ainda não se saiba quais seriam.

Google quer saber para onde você olha

Quando o usuário faz uma busca, a decisão de que resultado escolher é tomada em segundos. Para tentar descobrir o que desperta a atenção do internauta, o Google está estudando o movimento dos olhos.

O grupo de Pesquisa com Experiência do Usuário da empresa chegou à conclusão de que as pessoas avaliam a página com os resultados de busca tão rápido que a maior parte das decisões é incosciente.

Para tentar entender melhor o que determina as escolhas, a equipe está usando equipamentos que mapeiam os movimentos dos olhos em testes de laboratório.

“Claro que o mapeamento de olhos não nos diz o que eles estão pensando, mas nos dá uma boa ideia sobre que parte da página eles estão pensando”, explicam Anne Aula e Kerry Rodden, pesquisadoras do Google.

Os testes mostram que as pessoas tendem a olhar para os resultados em uma determinada ordem – do primeiro para baixo, até que encontrem um resultado útil e cliquem. O padrão de visualização mostra que as pessoas em geral não vão além dos dois primeiros resultados.

Uma das conclusões dos pesquisadores é que ícones de imagem e vídeo podem ajudar o usuário a encontrar os resultados buscados sem atrapalhar o padrão de visualização.

Os estudos de mapeamento dos olhos não são úteis apenas para buscas. O time também aplica os testes para descobrir como melhorar outros produtos, como Google News e Image Search.

Robô de Einstein sorri para gente simpática

Albert Einstein olhou de soslaio para as pessoas em volta, escolheu quem mais lhe agradou e sorriu.

Sim, o renomado cientista está morto há mais de 50 anos, mas Einstein reencarnou nesta semana na forma de um robô que ultrapassa os limites da automação, uma vez que é capaz de interagir com seres-humanos expressando nuances de emoções.

A versão emborrachada da cabeça e dos ombros do físico tem olhos que se movem e cabelos brancos e já encantou mais de 1,500 visitantes da conferência de Tecnologia, Entretenimento e Design (TED).

O robô segue as pessoas com o olhar e sorri ou franze as sobrancelhas quando lhe observam atentamente. A máquina é tão simpática que é fácil confundi-la com um humano. “Esse é um robô que consegue entender emoções e mímicas”, explicou o engenheiro mecânico David Hanson.

Este Einstein ganhou uma personalidade quando a geringonça montada por Hanson se casou com o software do Instituto de Computação Neural da Universidade da Califórnia.

Os criadores do robô acreditam que, um dia, os computadores poderão se relacionar naturalmente com as pessoas, em um nível de interação inédito.

Algumas das técnicas que ajudarão o robô Einstein a nascer foram utilizadas também no filme “O curioso caso de Benjamin Button”, cujo produtor demonstrou aos visitantes da TED como as expressões de Brad Pitt foram aplicadas a uma versão digital do ator criada por computador. Esse processo envolveu 155 profissionais.

“Nosso objetivo agora é desenvolver um computador que possa dizer se o sorriso de uma pessoa é verdadeiramente sincero”, contou Nicholas Butko, estudante da UC que acompanhou Hanson na TED.

SP terá competição de arremesso de celulares

A cidade de São Paulo deve sediar este ano, pela segunda vez, o campeonato brasileiro de arremesso de celulares.

Segundo o produtor e apresentador Fernando Muylaert, que organizou a edição de 2008 da competição, a ideia é tornar a segunda edição do evento maior e enviar o vencedor da disputa para o campeonato mundial de arremesso de celulares, que acontece há vários anos na Finlândia.

“Ano passado tivemos pouca divulgação e, mesmo assim, reunimos 70 inscritos pela internet. Outros 30 arremessadores se inscreveram na hora para atirar seus aparelhos longe”, conta Muylaert. Em 2008, a competição aconteceu na rua Arthur Azevedo, no bairro de Pinheiros, em São Paulo.

Na primeira edição, o vencedor foi o publicitário Felipe Guedes, de 31 anos, que fez seu telefone voar por 67,47 metros. O campeão ganhou um celular novo como prêmio.

Segundo Muylaert, além da farra a competição tem outros dois objetivos: protestar contra as falhas das operadoras móveis e estimular a consciência ambiental.

“Antes de atirar o aparelho, recolhemos a bateria, que é encaminhada para reciclagem. A ideia é lembrar que ninguém deve jogar uma bateria no lixo, mas sim devolvê-la ao fabricante. E a questão do protesto é inevitável, né? Qual consumidor nunca teve vontade de atirar seu celular longe?”, pergunta o apresentador.

Para a segunda edição, Muylaert tenta uma parceria com a organização do evento internacional na Finlândia e, a exemplo do que já acontece na Europa, planeja incluir novas categorias na competição. “Queremos definir estilos de lançamento e premiar também o figurino mais original”, diz.

Bill Gates solta mosquitos em conferência

Uma sala lotada assistia Bill Gates falar sobre diferenças sociais e graves dilemas do mundo atual. E era notório que uma coisa o incomodava: a falta de investimentos no combate à malária.

Foi então que o fundador da Microsoft, entre empresários e figurões do mundo dos negócios, disparou: “Não há razão para que apenas as pessoas mais pobres apanhem malária”, segundos antes de abrir um compartimento cheio de mosquitos.

As reações, depois do susto, foram positivas no TED, nome do evento onde tudo ocorreu. No local, onde líderes da tecnologia, entretenimento e design compartilham idéias e projetos, estavam presentes jornalistas e celebridades como Dave Morin, manager do Facebook, que comentou via Twitter:

“Bill Gates acaba de lançar mosquitos na audiência na TED e disse que não somente pessoas pobres deveriam experimentar disso”.

Pierre Omidyar, fundador do eBay, por sua vez, postou logo em seguida, também via microblogging: “ “É isso. Não estou mais sentado na frente”.

Na sua fala, Bill Gates revelou que enxergava um progresso devido ao crescimento da expectativa de vida e a redução do índice de morte infantil no mundo. Segundo ele, a razão para isso é o controle de doenças - de vacinações contra sarampo ao combate da malária.

A fundação de Bill e sua esposa, conhecida por “The Gates Foundation”, ajuda a desenvolver uma vacina, mas, a malária, de acordo com o conselheiro da Microsoft, requer vigilância constante e novas ferramentas de combate. Por isso, frisou aos participantes do encontro, baseado em uma experiência chocante, que é preciso melhorar as comunicações entre pessoas e laboratório farmacêuticos, a fim de obter maior comprometimento, simulações e estudos.

O TED termina suas atividades no dia 7 de fevereiro, sábado, e contará com palestras de Tim Berners-Lee e o músico Herbie Hancock, entre outras personalidades.

Perder dados custa mais caro nos EUA

Um estudo americano mostra que os custos decorrentes da perda de dados cresceram 2,5% em 2008.

A pesquisa, realizada pelo Ponemon Institute, analisou falhas de dados reais ocorridas em 43 empresas americanas de 17 setores da economia. Os problemas envolveram desde bases com 4200 registros até mais de 110 mil registros.

Os custos avançaram de 197 dólares em 2007 para 202 dólares no ano passado. As despesas médias por incidente No total, os valores atingiram 6,3 milhões de dólares por incidente em 2007 e cresceram para 6,6 milhões em 2008.

Entre as despesas computadas incluem-se a detecção da perda de dados, além de todas as despesas administrativas e legais. Os números consideram ainda as perdas de clientes decorrentes do problema e as perdas de oportunidade provocadas pela indisponibilidade dos dados.

Homem morre depois de explosão de celular

Na China, um funcionário de uma loja de computadores morreu depois que seu celular explodiu e atingiu uma artéria no seu pescoço.

A notícia saiu no jornal chinês Shin Min Daily News, que reportou também que a vítima havia trocado a bateria de seu aparelho recentemente, segundo pessoas ligadas ao rapaz, morador da cidade de Guangzhou.

Pessoas que estavam próximas à loja durante o ocorrido, na noite da última sexta-feira (30) disseram ter ouvido um estrondo, e depois se depararam com uma poça de sangue em volta do corpo da vítima de vinte e poucos anos.

A identidade do chinês e o modelo do telefone móvel não foram revelados. O governo chinês investiga a procedência dos produtos.

Não é o primeiro caso de morte decorrente de explosões de celulares, na China. Em julho de 2007, a Wired noticiou que o dono de um aparelho Motorola faleceu depois que o o celular explodiu em seu peito e fragmentos atingiram seu coração.

As investigações chinesas, na época, afirmaram que a causa foi um superaquecimento do aparelho - que se tratava de uma falsa peça da marca.

Ofertas online de emprego têm queda de 1 mi

Um grupo de Nova York revelou que o total de ofertas de emprego na internet diminuiu em 1 milhão desde novembro de 2008.

A Conference Board publicou seu relatório mensal de análises da web, afirmando que de novembro para dezembro houve uma redução de 507 mil anúncios para os EUA e de dezembro para janeiro, outras 506 mil ofertas de trabalho foram eliminadas da web.

Michele Sarin, gerente de análise de dados da Conference Board, disse que a diminuição no período foi a maior já registrada pela agência desde 2005.

O estado do Texas foi o que mais perdeu anúncios de emprego na rede, seguido de Michigan, Mississippi e Indiana.

Matérias de apoio:

- Como fazer um currículo que funciona

- Quais são os 7 pecados de um currículo: erros que costumam fechar as portas nas empresas de tecnologia

- Sua carreira em inglês: um currículo bem escrito em inglês pode ser o passaporte para um emprego numa empresa global

- Confira a média salarial do setor de TI na tabela de remunerações de INFO Professional

Universidade terá curso de Mac OS X

A Universidade de Utah, nos Estados Unidos, abrirá semana que vem, o curso Mac OS X Deployment v10.5, focado na administração de Mac OS X.

A princípio, apenas os alunos de ciência da computação terão a opção de estudar a matéria, a partir de 9 de fevereiro.

Na descrição do curso, a faculdade diz que lecionará maneiras de “iniciar sistemas Macintosh, organizar e preparar sistemas OS para vários usos, e prover atualizações e manutenção para sistemas Macintosh”.

Com a disciplina de curta duração, a instituição de ensino pretende preparar os alunos para o mercado que possui grande contingente migrando ou integrando o Mac nos locais de trabalho.

Celular sofisticado vende mais, diz Motorola

A Motorola previu nesta terça-feira um prejuízo maior que o esperado para o primeiro trimestre, suspendeu dividendo trimestral e informou que está buscando um novo vice-presidente financeiro.

As ações da companhia despencavam mais de 10 por cento após os anúncios.

A fabricante de celulares caiu no trimestre passado da quarta para a quinta posição entre as maiores empresas do segmento no mundo, e informou que espera que a divisão de aparelhos móveis tenha outro prejuízo em 2009. A companhia evitou prever quando vai conseguir equilibrar as contas.

Analistas comentaram que a combinação de previsão de performance fraca, corte de dividendos, saída do diretor financeiro e falta de uma cronograma para uma recuperação está enervando os investidores.

A Motorola, que também fabrica decodificadores de televisão e equipamentos de rede, previu prejuízo por ação de 0,10 a 0,12 dólar por ação, acima da previsão média de analistas consultados pela Reuters Estimates, de perda de 0,05 dólar.

A companhia divulgou que o executivo Edward Fitzpatrick foi nomeado vice-presidente financeiro interino, em substituição a Paul Liska. Nenhuma razão foi dada para a saída de Liska.

A empresa registrou um prejuízo líquido de 3,6 bilhões de dólares, ou 1,57 dólar por ação, no trimestre passado em comparação com um lucro de 100 milhões de dólares, ou 0,04 dólar por ação, um ano antes.

O faturamento caiu para 7,1 bilhões de dólares ante 9,65 bilhões de dólares um ano antes.

APOSTA EM CELULARES MAIS CAROS

A Motorola anunciou ainda que vai se focar em celulares de faixa intermediária a elevada de preços, depois de perder mercado por dois anos por causa da falta de um produto popular para competir com os produzidos por Nokia, Samsung Electronics, LG e Sony Ericsson.

"Temos nosso trabalho preparado para 2009 enquanto nos focamos no sucesso futuro da unidade de Mobile Devices", disse o co-presidente-executivo Sanjay Jha. Ele comentou que as vendas em volumes da empresa estão caindo mais rápido que a média da indústria no atual trimestre.

Segundo o executivo, o foco da empresa está em celulares com preço entre 50 e 200 dólares e a companhia vai deixar de priorizar os modelos com preço abaixo dos 50 dólares.

Jha afirmou que a Motorola planeja uma série de aparelhos sofisticados, incluindo muitos baseados no sistema operacional Android, do Google, com ênfase em serviços de redes sociais online. A companhia também planeja produzir celulares baseados na próxima versão do Windows Mobile em 2010.

Nova escola ensina a lidar com a tecnologia

A tecnologia muda o mundo tão rápido que até os gênios precisam de ajuda para entender essas transformações.

Essa é a idéia por trás da Singularity University, uma escola inovadora que abrirá suas portas à primeira classe para 30 estudante neste ano.

Os alunos participarão de um curso de nove semanas no qual vão explorar formas de assegurar que a evolução tecnológica ajude a aperfeiçoar características humanas, em vez de lhes causar mal.

Os fundadores da Singularuty pretendem anunciar as metas da nova universidade nesta terça-feira (03/02) em Long Beach, na Califórnia, durante a conferênca anual de Tecnologia, Entretenimento e Design (TED).

A escola ficará no campus da NASA no Vale do Silício e visa incentivar a reflexão a partir da idéia de que os avanços de diversas áreas precisam ser implantados para a solução de problemas como a pobreza, a fome, o aquecimento global e a excassez de fontes de energia.

“Provavelmente a tecnologia do futuro será milhões de vezes mais poderosa do que a que conhecemos atualmente e provocará mudanças profundas”, disse o futurista Ray Kurzweil, cujo livro “The Singularity Is Near” inspirou o nome da universidade.

Se as pessoas não se prepararem para essas transformações, a sociedade pode ser dominada por essas bruscas alterações, segundo Paul Saffo, membro da escola.

“Um dos nossos principais desafios é ensinar as pessoas a preverem as consequências das novas invenções e entenderem como elas afetarão suas vidas”, comentou Saffo.

Kurzweil, que será o reitor da Singularity, começou a planejar a universidade há dois anos junto com Peter Diamandis, presidente da X Prize Foundation e co-fundador da Universidade Espacial Internacional.

A Singularity University ganhou um espaço físico em setembro do ano passado, quando a NASA concordou em lhe ceder alguns dos prédios do Centro de Pesquisa Ames, que fica próximo a empresas como o Google, o Yahoo!, a Intel e a Cisco Systems.

O Google já contribuiu com mais de 1 milhão de dólares para a construção da escola e outras grandes companhias estão dispostas a doar 250 mil dólares, de acordo com Diamandis.

O curso de nove semanas da Singularity custará 25 mil dólares, mas será necessário mais do que dinheiro para ser aceito na Universidade.

Diamandis ressaltou que o corpo docente da escola dará preferência a alunos realmente interessados em se dedicar a causas globais.

Script burla segurança do Windows 7

Uma brecha no Windows 7 beta 1 permite desativar o Controle de Conta do Usuário com um código em VBScript.

A descoberta foi feita pelo pesquisador Rafael Rivera. Ele publicou em seu blog, Rafael’s Within Windows, um código em VBScript que consegue contornar as limitações de segurança impostas pelo Controle de Conta do Usuário.

O truque é simples: baseia-se num recurso da linguagem Visual Basic que permite enviar comandos de tecla virtuais, o SendKeys. Segundo Rivera, o Windows entende que o pressionamento de teclas está sendo feito pelo usuário – e deixa passar.

O Controle de Conta do Usuário (UAC) do Windows 7 tem novo formato e apresenta um botão deslizante com o qual se pode definir o nível de alertas que o sistema vai exibir, por exemplo, antes de executar um programa.

O script de Rivera – ou qualquer outro que use os mesmos princípios – pode enviar comandos de teclas a esse controle deslizante até desligar completamente os avisos.


3.2.09

Coréia terá internet de 1 Gbps até 2012

Até o final de 2012 a Coréia pretende finalizar a implantação de uma banda larga de 1Gbps. Atualmente é possível contratar serviços de até 100Mbps.


A brincadeirinha deverá custar 24,6 bilhões de dólares em infraestrutura mas deve criar cerca de 120mil empregos.

Para você não se perder nessa velocidade, vamos as contas:

1GB = 1024 MB

internet é medida em bits e os downloads são contabilizados pelos programas em bytes, o que daria 128 megabytes por segundo nos downloads, é algo como fazer download de um filme em 10 segundos. Só o buffer do download no tempo que você escolhe onde salvar já é o download, clicou em salvar e já sobe o aviso de download concluído

a sua internet medida em bits não chega nem a 1/3 disso?

é migão, a minha também não... a parada é esperar e torcer pra essa tecnologia chegar logo aqui

Enfim, Casas Bahia abre loja virtual

Quanta gente,
Quanta alegria,
A minha felicidade
É um crediário
Nas Casas Bahia


Agora você, fodido de todo o Brasil, poderá comprar os produtos das Casas Bahia diretamente do seu PC do Milhão (ou Positivo), a maiorvarejista do país finalmente lançou a loja virtual, com meses de atraso (mas atrasa tu o pagamento pra ver o que acontece).

As opções na área de informática são realmente deploráveis, mas se você quer procurar qualquer outra porcaria clique aqui

Quem espera encontrar produtos divididos em milhares de vezes se fodeu, o máximo que vi lá foi 10x no cartão

Indiano se vinga de empresa criando vírus

Um funcionário da Fannie Mae (empresa de financiamento de hipoteca nos EUA) é acusado de criar um um vírus para destruir os dados de 4 mil servidores.

Essa brincadeira pode render ao cabaço 10 anos de prisão.

Pense duas vezes antes de demitir um programador, ou então de criar um vírus para destruir dados da sua antiga empresa.

Você pode tomar lá onde o sol não bate

Site do phpBB é hackeado

O phpBB.com foi hackeado no dia 31/01.

O doido criou um blog contando como foi que ele conseguiu hackear, você poderá visitar clicando aqui

Para quem não conhece, phpBB é um sistema gerenciador de fóruns. Se você não sabe o que é um fórum, vá ver se o Dunga aprendeu a convocar.

A questão que fica no ar agora é: "Se o site deles foi hackeado, o seu fórum em phpBB está seguro?"

bem, eu uso o Ip.Board, então foda-se...

Nova tecnologia replantará florestas pelo ar

A C-Questor quer revolucionar o reflorestamento com uma solução rápida, de custo reduzido e eficaz.

A técnica deverá passar por testes aqui no Brasil e caso seja aprovada, a técnica deverá plantar centenas de mudas de árvores, com sementes não-vulneráveis e cones de plásticos biodegradáveis para garantir o suporte através de helicópteros e sensores computacionais.

MS renasce Mobile Store para frear Apple

A Microsoft para um pouco de tentar brekar o Google para bater de frente com um velho "inimigo", a Apple.

Uma plataforma de vendas on-line, Windows Mobile Marketplace, será lançado no Mobile Word Congress (em Barcelona) para concorrer com o já consagrado Apple Store.

Após perder a batalha entre Zune x iPhone, a Microsoft estará preparada para superar a Apple?

Índia mostrará o laptop mais barato do mundo

Hoje o governo da Índia deverá apresentar ao mundo o Rs500, um notebook de 2GB de RAM e que custará 10 dólares.

O projeto tem pouca ambição, estimam vender apenas 250mil aparelhos, sendo 25% (cerca de 62.500) subsidiados por colégios privados e governo estadual.

Com mais de 1bi de pessoas morando lá e com um preço alto deste, eu esperaria pelo menos uns 10milhões de unidades vendidas.