28.11.06

Informática: Software permite driblar censura na internet

A Universidade de Toronto, no Canadá, prepara um software que permitirá aos usuários driblar mecanismos de censura na web.

Batizado de Psiphon, o software deve ser publicado na web no começo de dezembro e visa impedir que provedores e redes de telefonia bloqueiem o acesso a determinados conteúdos bem como impeça estes organismos de saber quais sites o usuário visitou.

O Psiphon funciona como uma rede de relacionamentos sociais. Um usuário localizado em um país onde não há censura na web deve baixar o Psiphon e adicionar contatos de pessoas que estão em países sob censura.

Assim, o programa torna o computador do “usuário livre” um ponto de acesso para os “usuários censurados”, que podem, por meio da conexão do “usuário livre”, acessar qualquer site e publicar qualquer conteúdo sem ser identificado pelas autoridades de seu país.

O programa encripta os dados de conexão do “usuário censurado”, permitindo às autoridades do país censor saber apenas que aquele usuário se conectou a outro, mas as impede de investigar quais sites visitou e quais conteúdos publicou.

Os dados encriptados ficarão sob controle da universidade canadense, que pode ser acionada para verificar se os “usuários censurados” usaram o Psiphon para cometer crimes (pedofilia, racismo, fraude financeira) na web. A idéia, diz a universidade, é criar mecanismos para driblar a censura ao mesmo tempo em que garante a segurança na internet contra crimes comuns (não políticos e não ideológicos).

A universidades diz que existem dezenas de países em impõem restrições ao uso da web, como China, Vietnã, Coréia do Norte e Siria.


http://info.abril.com.br/aberto/infonews/112006/28112006-5.shl

Nenhum comentário: