Mostrando postagens com marcador Internet. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Internet. Mostrar todas as postagens

21.5.08

Crimes virtuais geram mais dinheiro do que o narcotráfico, diz PF

O narcotráfico é uma das atividades ilícitas mais violentas e que também dão mais dinheiro em todo o mundo. Mas uma outra modalidade criminosa está gerando quantias maiores sem que o criminoso precise usar fuzis e granadas: o crime cibernético.

A informação é do perito da Polícia Federal e presidente da Associação Brasileira de Especialistas em Alta Tecnologia (Abeat), Paulo Quintiliano, com base em informações do Banco Mundial.

Sem especificar os lucros gerados pelos dois tipos de crimes, Quintiliano explicou que as principais vítimas dos “assaltantes virtuais” são as instituições financeiras, que perdem milhões de dólares todos os anos.

“Os hackers acabam atacando as instituições financeiras através do elo mais fraco da corrente, que são os correntistas, pegando as senhas bancárias durante uma transação online. Não existe um sistema de segurança 100% seguro”, disse.

Quintiliano esteve presente na manhã desta terça-feira (20) no Centro do Rio para participar da coletiva sobre o 5º Congresso Internacional de Perícias em Crimes Cibernéticos (ICCyber 2008), que será realizado em setembro.

Golpe pode envolver vários continentes

Para conseguir roubar grandes quantias sem serem localizados, os hackers muitas vezes utilizam provedores de vários países para dificultar o rastreamento das transações, segundo explicou o perito da PF.

“Por exemplo, um hacker dos Estados Unidos manda um e-mail para um brasileiro indicando um falso site, que está hospedado em um provedor da China. Se o brasileiro acessar o site, poderá ter suas informações roubadas, que podem ser enviadas para um provedor da Europa. Como envolve vários países, fica difícil promovermos uma investigação. Teria que envolver a polícia de vários países”, disse.

Uma outra grande dificuldade encontrada pela polícia federal para prender estes criminosos é a falta de legislação aqui no Brasil. “Se uma pessoa apenas invadir um computador, sem causar nenhum tipo de dano, ela não pode ser presa porque não existe lei que condene este invasor”, disse.

http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL487856-5606,00.html

19.5.08

Facebook nega venda para a Microsoft

O fundador do Facebook negou que venderá sua empresa e disse que a rede social manterá sua independência.

Mark Zuckerberg, fundador e presidente-executivo do Facebook, enfatizou o espírito independente de sua empresa nesta segunda-feira, depois que uma reportagem citou que o site de redes sociais poderia ser vendido à gigante do software Microsoft, que está buscando maneiras de reforçar seus negócios na internet.

"É possível dizer, com base em nossa história e naquilo que já fizemos, que realmente desejamos manter a companhia independente e nos concentrar em reforçá-la e promovê-la em longo prazo", disse Zuckerberg à Reuters durante visita ao Japão, para o lançamento do Facebook em japonês.

A Microsoft já tem uma pequena participação na empresa, e o Wall Street Journal publicou reportagem este mês segundo a qual a gigante do software, depois de fracassar em sua oferta de 47,5 bilhões de dólares pelo Yahoo, teria se aproximado do Facebook para avaliar seu interesse em uma tomada de controle completa.

Perguntado especificamente sobre a perspectiva de uma venda, Zuckerberg se recusou a comentar.

A Microsoft ainda não abandonou de vez um acordo com o Yahoo e anunciou no domingo que havia apresentado um plano alternativo ao grupo.

O Facebook, fundado por Zuckerberg quando ele estudava na Harvard University em 2004, se tornou um dos endereços mais quentes da Internet, devido à forte lealdade de seus mais de 70 milhões de usuários, que trocam fotos, mensagens e presentes virtuais.

A Microsoft fez um investimento de 240 milhões de dólares no Facebook em outubro do ano passado, em uma transação que avaliava o valor de mercado da empresa iniciante em 15 bilhões de dólares.

Li Ka-shing, o magnata de Hong Kong, recentemente investiu 120 milhões de dólares na empresa, e investidores de menor porte contribuíram com mais 15 milhões de dólares.

Zuckerberg no passado resistiu à opção de vender integralmente a empresa, preferindo trabalhar no sentido de promover uma oferta pública inicial de ações.

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/052008/19052008-2.shl

18.5.08

Suspeitos de invasão de 21 mil sites são detidos

Cinco jovens foram detidos pela polícia espanhola suspeitos de atacar 21 mil páginas da Internet, incluindo sites governamentais dos Estados Unidos, América Latina e Ásia. De acordo com a AP, os supostos hackers teriam ligações com o grupo D.O.M Team, apontado pelo jornal El Mundo em março como o responsável pelas invasões no site da NASA.

As autoridades espanholas revelaram que dentre os detidos dois têm 16 anos e os demais 19 ou 20. Eles foram presos em Barcelona, Burgos, Málaga e Valência e, de acordo com a polícia, não se conheciam pessoalmente.

A investigação havia sido iniciada após o site do partido Izquierda Unida ter saído do ar pouco tempo depois das eleições gerais da Espanha, em 9 de Março.


http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2894534-EI4802,00.html

Mulher pode pegar 20 anos de prisão por criar perfil falso

Em exemplo bastante incomum de uso de uma lei federal usualmente aplicada a casos de fraude na computação, um júri de instrução federal na Califórnia decidiu indiciar uma mulher do Missouri acusada de utilizar uma falsa identidade online para iludir e agredir uma menina de 13 anos de idade, que cometeu suicídio em resposta às humilhações que sofria na Internet. A mulher, Lori Drew, responderá por uma acusação de conspiração e por três acusações de uso não autorizado de computadores por meio de sistemas interestaduais de comércio, com o objetivo de obter informações utilizadas para causar danos emocionais a terceiros. Cada uma das quatro acusações porta sentença máxima de cinco anos de prisão.

Drew vive em O'Fallon, Missouri, onde, de acordo com o documento de indiciamento, ela criou uma conta falsa no site de redes sociais MySpace, sob o nome Josh Evans, em 2006. Os promotores federais alegaram que ela usou essa conta no site para contatar uma menina identificada no indiciamento como M. T. M., e que enviou a ela mensagens de forte teor sexual, supostamente provenientes de "Josh".

A menina, identificada por sua mãe como Megan Meier, havia sido amiga da filha de Drew. Depois de algumas semanas de conversas online, "Josh Evans" começou a mandar mensagens cruéis a Megan por meio da conta no MySpace, e a última delas sugeria que "o mundo seria um lugar melhor" caso Megan não existisse. A menina, acreditando ter sido rejeitada por Josh, cometeu suicídio em sua casa.

As autoridades estaduais do Missouri dizem não ter encontrado provas suficientes para abrir um processo contra Drew, e a acusada, que tinha 48 anos quando Megan morreu, negou repetidamente que tivesse aberto a conta no MySpace.

Mas como o site de redes sociais é uma divisão da Fox Interactive Media, com sede em Bevely Hills, o local em que seu servidor está abrigado, promotores federais decidiram interferir no caso, por meio de um estatuto federal em geral utilizado em processos por fraudes que envolvam atividades em mais de um Estado ao mesmo tempo.

O estatuto se aplica a este caso, de acordo com o documento de indiciamento, porque, ao violar as normas do MySpace, que proíbem a criação de contas com identidades supostas, Drew estava procurando informações para "promover um ato indevido, a saber, infligir intencionalmente sofrimento emocional a terceiros".

"Até onde estou informado, esta é a primeira ocasião em que o estatuto é utilizado dessa maneira, no país", disse Thomas O'Brien, procurador da Justiça federal norte-americana no distrito central da Califórnia. "Mas, como um adulto violou os termos de adesão ao MySpace a fim de obter informações que criaram esse tipo de reação, nosso escritório decidiu que era hora de observar com atenção o que estava acontecendo". Ele acrescentou: "Esse foi um caso horrível".

Telefonemas a Ron e Tina, os pais de Megan, não foram respondidos. Ron Meyer declarou ao jornal St. Louis Post-Dispatch que "esse é um ótimo dia para nós. Uma sensação maravilhosa".

O advogado de Drew, H. Dean Steward, disse: "Estou profundamente decepcionado. Acreditávamos que quando os promotores de St. Louis examinaram o caso e decidiram que não apresentariam acusações, a questão estivesse encerrada. Não acredito que o estatuto que eles decidiram usar se enquadre aos fatos expostos no indiciamento".

Drew deve passar por uma audiência formal de acusação em Los Angeles, em junho. Os especialistas estão céticos quanto à possibilidade de que as acusações, em sua forma atual, sobrevivam a um escrutínio jurídico mais aprofundado.

"Trata-se de um indiciamento extremamente agressivo", disse Rebecca Lonergan, professora de Direito na Universidade do Sul da Califórnia e ex-promotora federal. "Jamais, em meus 18 anos de trabalho como promotora pública, vi o estatuto utilizado dessa maneira. Os crimes da computação são uma área relativamente nova do Direito, mas não estou certa de que, tecnicamente, o estatuto se aplique à essência dos danos causados".

Funcionários do MySpace afirmaram em comunicado que "o MySpace não tolera qualquer forma de intimidação virtual, e está cooperando plenamente com a promotoria federal no caso".

Diversos governos locais e estaduais aprovaram leis ou apresentaram projetos que proíbem a intimidação online, muitas vezes em forma de requerimentos de que os distritos de educação tenham em vigor normas contra esse tipo de prática. "Eu tenho preocupações quanto ao uso do termo intimidação online para descrever a situação em questão", disse Nancy Willard, diretora do Centro pelo Uso Seguro e Responsável da Internet. "A intimidação online em geral acontece entre iguais. E não estamos falando de uma interação entre iguais, aqui".

Willard, que também foi advogada, disse que tinha dúvidas, igualmente, sobre a tática adotada pela promotoria. "Como todos mais, eu gostaria de ver Lori Drew receber o castigo que merece", ela afirmou. "Mas algumas coisas me preocupam. Não creio que o estatuto, na forma pela qual foi concebido, se aplique a este caso".

Tradução: Paulo Migliacci ME


Google Friend Connect

Craiglist acusa eBay de espionagem

A Craigslist.com abriu processo contra o eBay, alegando que este usou sua parte minoritária na Craigslist para roubar segredos corporativos.

Em processo aberto no tribunal de San Francisco, Califórnia, a Craigslist contestou as alegações de um processo aberto pelo eBay em abril que acusa a Craigslist de discriminar o eBay como acionista.

O processo aberto pelo eBay acusava a Craigslist de realizar "reuniões clandestinas" para diluir a participação de 28,4 por cento do eBay na Craigslist para 24,85 por cento, ou menos de um quarto da empresa.

Além de alegações de competição ilegal e negócios fraudulentos, o contra-processo acusa o eBay de violação de direito autoral e uso indevido de propagandas no Google para executar anúncios para o site rival Kijiji parecendo serem propagandas da Craigslist.

O processo pede que o eBay devolva todas as ações da Craigslists detidas pelo eBay ou para que o tribunal exija que o eBay desista de suas ações do Craigslist.

O processo pede que o eBay devolva os lucros atrelados aos negócio e por danos punitivos.

A porta-voz do eBay Kim Rubey respondeu ao processo do Craigslist contra o eBay afirmando: "Lamentamos que a Craigslist tenha se sentido forçada a utilizar de alegações infundadas com o intuito de desviar a atenção das medias do conselho da Craigslist que injustamente diluíram nossa participação minoritária".

O ebay, líder mundial em leilões e pagamento de serviços online, comprou participação minoritária na Craigslist há cerca de quatro ano como parte de sua estratégia de comprar serviços classificados de anúncios tanto nos Estados Unidos quando na Europa.

A Craigslist alega que o eBay usou sua posição minoritária como acionista e posição no conselho para pressionar a Craigslist num acordo total de aquisição pelo eBay.

Ela também alega que o eBay usou de sua posição no conselho para pressionar a empresa com o intuito de obter detalhes chave de seus planos de expansão e desempenho operacional.

A Craigslist tem até segunda-feira para responder ao processo original do eBay que procura proteger seus direitos de acionista minoritário.

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/052008/14052008-22.shl

África alerta para escassez de endereços de internet

Os administradores de redes de computadores devem se preparar para uma escassez de endereços tradicionais de internet em regiões como a África, afirmou a organização africana para registro de endereços numéricos.

Adiel Akplogan, presidente-executivo da AfriNIC, disse que está ciente de que alertas anteriores sobre escassez de endereços de internet se mostraram prematuros e que correções foram adotadas, mas algumas organizações respeitadas concluíram que, desta vez, as coisas são diferentes.

"O mais otimista dos estudos dispõe que em 2011 teremos exaurido os endereços IPv4", disse ele em entrevista à Reuters durante a conferência ITU Telecom Africa, referindo-se à versão amplamente utilizada do Internet Protocol (IP).

Akplogan --cuja organização está sediada em Cyber City, na ilha africana de Maurício-- disse que os responsáveis por tecnologia precisam pensar no futuro, especialmente em regiões como a África, nas quais investir pesadamente para resolver um problema no último minuto muitas vezes não é opção.


Um novo protocolo

Uma nova versão do IP, IPv6, foi desenvolvida já há algum tempo e pode coexistir durante a transição, disse ele. Assim que os registros de domínios da Internet esgotarem os endereços IPv4, começarão a designar os IPv6.

"Mas continuamos a ver pessoas comprando equipamentos que não estão preparados para o IPv6. E isso não é uma boa idéia", disse ele.

Os endereços IP são o coração da transmissão de dados pela internet. Por exemplo, uma sequência de números como 172.168.0.1 identifica de forma única um computador, da mesma maneira que um nome e endereço postal identificam o destinatário de uma carta.

Um endereço na web como o "www.reuters.com" é vinculado, de maneira invisível ao internauta, a um endereço IP que conecta o usuário ao servidor onde estão os dados do site.

O atual formato dos endereços IP significa que existem cerca de 4 bilhões deles disponíveis no mundo e a nova versão expande a disponibilidade de endereços dramaticamente.

Por exemplo, um estudo da Microsoft cita que cada metro quadrado da Terra poderia ser vinculado a quase um setilhão de endereços, 655.570.793.348.866.943.898.599 para ser exato.

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL469317-6174,00.html

Reação a piada com gordinhos derruba campanha na web

Uma campanha de marketing viral da academia de ginástica Cia. Athletica ganhou a antipatia dos internautas por fazer uma brincadeira considerada de mau gosto com os gordinhos. No vídeo de 2 minutos e 23 segundos criado pela agência DM9DDB, dois fiscais comparam homens fora de forma com outdoors ambulantes. Como a propaganda de rua está proibida na cidade, esses “fiscais de mídia exterior” afirmam que vão aplicar multa de R$ 340 aos gordinhos.

Todos os homens abordados nesse vídeo da campanha “Fora de Forma” vestem camisetas com logotipos. Em uma ocasião, o fiscal diz que se o gordinho tirar a camiseta, pode se livrar da multa, pois deixará de ser um outdoor.

Em comunicado ao G1, a agência afirmou que a intenção da peça foi usar o formato “pegadinha”, consagrado por programas de TV. A idéia era fazer com que esse conteúdo se tornasse popular com a ajuda dos próprios usuários da web, que repassariam o link para seus amigos – daí o termo “viral”. Devido à rejeição, não foi isso o que aconteceu: o vídeo aparece no YouTube descrito como “viral de péssimo gosto” e em alguns blogs que fazem críticas duras à campanha.

“Infelizmente, ao se propagar na internet, o vídeo foi considerado ofensivo por algumas pessoas -- mas jamais foi nossa intenção causar qualquer tipo de constrangimento. Lamentamos o ocorrido e pedimos desculpas a todos os que por ventura tenham se sentido ofendidos”, continua o comunicado enviado ao G1.

Rejeição

A idéia não agradou os internautas e gera polêmica nos blogs desde o início do mês. “Transformar um preconceito em [marketing] viral foi um tanto arriscado. Se a intenção era fazer todos rirem, isso não aconteceu. Se foi para criar polêmica, o objetivo foi alcançado”, escreveu Cindye Pereira, comentando um post do Prior blogando sobre o caso. Rodrigo Prior, autor da página, questiona: “será que o ‘falem bem ou mal, mas falem de mim’ é um bom negócio quando a grande e esmagadora maioria dos comentários são negativos?”

Nesse mesmo blog, um leitor diz considerar a peça uma tremenda falta de respeito. “Como bom gordo que sou, faz muito tempo que não admito ser ridicularizado por tal característica e muitas pessoas compreendem isso”, escreveu Tagliati. Para o autor do blog Catupiry Fatiado, “é ridículo fazer piada e achar que isso é marketing de guerrilha. Pegou mal para todos da DM9, Cia. Athletica e para os outdoors ambulantes do vídeo”.

Com o título de “preconceito pouco é bobagem”, o blogueiro Rodrigo Alexandre Coelho escreveu no Nova Mídia – Novo Marketing que abominou o conteúdo. “Achei de péssimo gosto a ação. Os publicitários responsáveis e a academia perderam completamente o senso do que é uma boa campanha publicitária e, pior, do que é o respeito ao outro.” Nos comentários, os leitores fazem coro. “Ninguém tem o direito de ridicularizar alguém, nem mesmo por brincadeira, e ainda por cima para divulgar uma marca”, escreveu Átila.

Fique em forma

No final do vídeo que dá falsas multas a cinco gordinhos, o internauta vê a mensagem “fique em forma”, seguida do logotipo da Cia. Athletica. O início da filmagem tem um texto explicativo, para justificar a ação dos falsos fiscais. “Em 2006, uma lei da prefeitura proibiu expressamente toda mídia exterior -- propaganda de rua -- na cidade de São Paulo. A medida mudou completamente o visual da cidade e causou grande polêmica, sendo motivo de debates acalorados por parte de toda a sociedade.”

O site da DM9DDB diz que a Cia. Athletica é cliente desde abril de 2003, realizando trabalhos de mídia impressa e eletrônica com uma abordagem atípica dentro das academias. “O uso de modelos famosas ou de promessas de beleza foi trocado pelo uso do humor, que está obrigatoriamente presente em todas as peças”, diz o site da agência. Pela reação dos internautas, no entanto, a estratégia do humor não foi bem aceita dessa vez.

Uma situação parecida aconteceu em meados de 2006, quando a montadora Citröen publicou na internet uma página com a falsa notícia sobre a colisão entre um asteróide e o planeta Terra. O objetivo da companhia era divulgar o lançamento de um carro, mas muitos internautas acreditaram se tratar de uma verdadeira previsão astronômica e fizeram queixas ao Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar). Já a agência responsável pelo anúncio classificou na época a iniciativa como “um sucesso”.

14.5.08

Firefox quer virar o Ibope da internet

Mozilla planeja usar o browser como medidor de audiência.

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/052008/13052008-13.shl

Blog vira protagonista em filme brasileiro

É em torno de um blog que se passa todo o enredo do filme brasileiro Nome Próprio, dirigido por Murilo Salles, com estréia programada para julho.

Camila, a personagem principal, vivida pela atriz Leandra Leal, usa o blog como forma de compartilhar com o público e com os outros integrantes do filme sua agitada rotina, principalmente experiências amorosas e filosofias.

Alguns detalhes chamam a atenção na área de tecnologia. Nada de notebooks ou de qualquer sinal de banda larga durante as cenas. A explicação? O filme se passa em 2001, com direito a muita conexão discada e o velho som de modem.

Dá para dizer que Camila é uma early adopter dos blogs - e não desgruda do micro. Em suas várias mudanças de casa, a primeira coisa que faz é ligar o PC para postar e checar os comentários que recebe.

Além de entrar nas cenas, o blog também está sendo usado como ferramenta de divulgação do filme, que teve um orçamento modesto. O blog também vai servir como ferramenta de interação com o público, que poderá contribuir para a história. Confira em http://nomepropriofilme.blogspot.com.

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/052008/12052008-24.shl

10.5.08

Mulher identifica via web o ladrão do seu notebook

Uma mulher de Nova York recuperou o computador portátil que lhe haviam roubado depois de conectar-se a ele, tirar uma foto do assaltante e entregar a identificação à Polícia.

As autoridades policiais de White Plains, uma localidade do Estado de Nova York, confirmaram hoje que as fotos enviadas pela vítima foram úteis para identificar e prender os dois jovens nova-iorquinos, de 20 e 23 anos, que haviam roubado o computador e outros aparelhos eletrônicos, avaliados em US$ 5 mil.

A mulher, funcionária de uma loja da Apple de Westchester (NY), se conectou à Internet a partir de outro computador e com a ajuda de um programa especial conseguiu ter acesso a seu próprio Macintosh, que também estava em rede. Depois ligou a câmara web do computador e fotografou quem o estava usando naquele momento.

Seus companheiros de apartamento reconheceram um dos fotografados que, por meio de um amigo comum, tinha estado em uma festa no apartamento da vítima, semanas antes do roubo.

"Nossa vítima fez um grande trabalho. Conhecia bem seu computador e nos facilitou a informação logo que a conseguiu. O resultado é que detivemos dois suspeitos e recuperamos a maior parte dos bens roubados", afirmou Eric Fischer, da Polícia de White Plains, para o jornal local The Journal News.


Hackers bloqueiam site do Senado mexicano com foto de Chiquinha


Hackers mantêm bloqueado o site do Senado mexicano com a foto da personagem Chiquinha, criada pelo comediante mexicano Chespirito, que se tornou famosa na América do Sul na década de 1970.

Logo acima da imagem da Chiquinha, personagem da série Chaves e interpretada pela atriz María Antonieta de las Nieves, aparece na página a frase "Hacked by Knet & bOer" ("invadido por Knet & bOer"), que enviam "um cumprimento a Roberto Gómez Bolaños (Chespirito)" e dizem ser da Argentina e Chile.

Sobre um fundo preto com letras brancas e vermelhas, mais abaixo, eles colocam frases como "Viva Perón, carajo!", e "Argentina Fuerza, estamos con el jodido Campo" para se referirem a um plano de reforma no setor de energia proposto pelo presidente mexicano, Felipe Calderón.

"No privatizen Pemex!" ("não privatizem a Pemex!"), é o pedido com relação à proposta de reforma do monopólio petrolífero da estatal mexicana, mas também há referência a problemas no Chile: "el transantiago es una mierda, sólo produce accidentes".

O Transantiago é um novo sistema de transporte implantado na capital chilena no ano passado que apresentou falhas em seu projeto e operação, ferindo seus usuários.


8.5.08

Após divulgar fotos, Interpol recebe mais de 200 pistas de pedófilo


A Interpol (polícia internacional) disse nesta quarta-feira (7) que já recebeu mais de 200 pistas de potenciais nomes, localizações e fotografias do suspeito 24 horas após pedir ajuda para identificar e localizar um pedófilo que aparece em imagens na internet.

O homem, cuja identidade e nacionalidade são desconhecidas, aparece em cerca de 100 imagens de uma série de 800 que se acredita terem sido tiradas no Sudeste Asiático, e que mostram o abuso sexual de pelo menos três crianças com idades entre seis e dez anos, segundo a Interpol.

A Interpol divulgou várias fotografias do homem, branco, tiradas entre 2000 e 2001.

Em comunicado, a Interpol destacou que todas estas informações estão sendo avaliadas e analisadas.

"A reação a nosso pedido foi global", disse Kristin Kvigne, responsável pela unidade da Interpol dedicada à luta contra o tráfico de seres humanos.

Kvigne deixou claro que qualquer informação de qualquer parte do mundo, por menor que seja, poderia ser "crucial" para identificar o suspeito.

Esta é a segunda vez que a Interpol pede ajuda aos cidadãos para tentar identificar e localizar um suspeito de pedofilia.

No ano passado, a organização lançou a operação Vico, que permitiu a detenção do canadense Christopher Paul Neil, atualmente preso na Tailândia acusado de abusar de crianças.

Agencia EFE

Gravadoras processam site que busca músicas na internet

Nove grandes gravadoras voltaram a abrir processo contra um provedor de música on-line, acusando a Project Playlist de "violação maciça" de seus direitos autorais sobre canções de artistas como U2 e Gwen Stefani.

A Project Playlist permite que seus usuários encontrem, executem e troquem música com outros usuários da internet facilmente e de graça, de acordo com o processo aberto no tribunal federal de Manhattan.

O site compila um vasto índice de canções na Internet, e os usuários podem "rápida e facilmente buscar gravações de seus artistas favoritos no índice. Basta um clique e o Project Playlist instantaneamente executa as canções em formato digital na máquina do usuário, seja computador ou aparelho portátil", alega o processo.

"A Project Playlist também começou a otimizar seu site para uso em iPhones e iPods", alegam as gravadoras no processo.

A empresa, afiliada da KR Capital Partners, também permite que os usuários divulguem suas playlists pessoais em sites de redes sociais como MySpace, Facebook e Blogger, segundo o processo. As gravadoras afirmam que o site projectplaylist.com recebe mais de 600 mil usuários ao dia, com cerca de 9,5 milhões diários de páginas visitadas.

"Em resumo, todo o negócio (da Project Playlist) não é mais que uma imensa violação dos direitos autorais das gravadoras", alegam os queixosos.

As gravadoras pedem uma ordem que proíba a Project Playlist de continuar a oferecer música aos seus usuários gratuitamente, e também querem indenização que não foi especificada na ação.

As tentativas de contato com a Project Playlist não foram respondidas.

As nove gravadoras são Atlantic Recording, Elektra Entertainment e Warner Bros., do Warner Music Group; Capitol Records, Priority Records e Virgin Records America, do EMI Group; e Interscope Records, Motown Record e UMG Recordings, do Universal Music Group, subsidiária da Vivendi.

http://g1.globo.com/Noticias/Musica/0,,MUL445557-7085,00.html

Mininova próximo dos 5 bilhões de downloads

O portal holandês de torrents Mininova está próximo de alcançar a expressiva marca de 5 bilhões de arquivos copiados.

Após bater a marca dos 4 bilhões de downloads em fevereiro deste ano, o tracker registrou no mês passado mais de 4,7 bilhões. O conteúdo mais popular do portal são os filmes e programas de TV, que correspondem a um total superior a 64% dos downloads. As músicas ficam em segundo lugar, com 19,5% das transferências.

O fundador do portal, Niek van der Maas, afirmou que em entrevista ao site Slyck, no ano passado, reforçou a infra-estrutura do Mininova para que o aumento no número de usuários possa continuar em ritmo acelerado.

De acordo com medições, do comScore o Mininova tem 30 milhões de page views por mês, contra 24 milhões de visualizações do The Pirate Bay, tracker sueco conhecido como o maior portal de torrents do mundo. O TPB não publica o seu número de downloads, mas afirma ter mais de 10 milhões de usuários.

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/052008/05052008-7.shl

4.5.08

Primeira mensagem de e-mail com spam completa 30 anos

O spam, considerado como uma das maiores fontes de aborrecimento da internet hoje em dia, completa 30 anos neste sábado.

O primeiro e-mail reconhecido como propaganda indesejada foi enviado no dia 3 de maio de 1978, para 400 pessoas, em nome da empresa DEC, uma fabricante de computadores americana que já não existe mais.

A mensagem foi enviada por meio da Arpanet, a precursora da internet, e gerou uma onda de reclamações dos destinatários conta o remetente ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos, que gerenciava a Arpanet.

Hoje em dia, cerca de cem bilhões de mensagens de spam são enviadas diariamente.

As mensagens de spam representam mais de três quartos de todas as mensagens enviadas pela internet.

Os spam podem reduzir a velocidade da rede e até mesmo travar computadores em todas as partes do mundo, mas o combate à prática é difícil e caro.

As mensagens de e-mail com propaganda indesejada foram batizadas de spam em homenagem a um quadro do programa humorístico britânico Monty Python''s Flying Circus, no qual um grupo de vikings canta uma música que repete até a exaustão a palavra spam em um restaurante que serve todos os seus pratos com uma carne enlatada da marca Spam.

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2864253-EI4795,00.html

3.5.08

Produtora anuncia fim do jogo 'The Sims online'

A Electronic Arts anunciou nesta quarta (30) que o mundo virtual de "The Sims online" deixará de existir a partir de 1º de agosto. A versão "conectada" do jogo, também conhecida como "EA Land", permite que usuários se relacionem utilizando avatares e cenários baseados em "The Sims", como se estivessem em um RPG on-line.

"The Sims online", lançado em 2002, não emplacou. Apesar de utilizar o nome da franquia de maior sucesso nos games de computador, o mundo virtual não oferecia toda a liberdade e as possibilidades da versão "off-line". O "Second life da EA" foi relançado em fevereiro de 2008, quando tornou-se gratuito, mas ainda permitia que jogadores comprassem objetos virtuais com dinheiro real.

No comunicado oficial, a EA agradece aos fãs e oferece duas opções de reparação pelo investimento de tempo e dinheiro no mundo virtual que será desligado. Usuários podem escolher entre um desconto de US$ 15 em jogos da loja virtual EA Store ou três meses de assinatura do "Club Pogo", site de jogos casuais.

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL449335-6174,00.html

Site de busca contribui para reflorestar Amazônia

O Ecoogler é um mecanismo de busca que ajuda no reflorestamento de árvores e na preservação de recursos hídricos na região amazônica. A cada busca no Ecoogler, o internauta contribui simbolicamente com uma folha no reflorestamento. A cada 10 mil folhas, uma árvore é plantada na Amazônia.

O projeto é uma parceria entre o Google, que fornece a tecnologia de pesquisa, e a Aquaverde, organização sem fins lucrativos fundada na Suíça em 2002.

Na página inicial do ecoogler.com, um contador mostra a contagem de folhas e árvores a serem plantadas, e de mudas que já foram plantadas.

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2859281-EI4802,00.html

30.4.08

Blogueiros de Cuba mostram sua versão sobre ilha comunista

Um mês se passou desde que a população cubana ganhou o direito de comprar computadores, e o governo local ainda mantém um rígido controle sobre o acesso à internet. Mas isso não impede que milhares de pessoas explorem o ciberespaço e que os mais corajosos escrevam blogs sobre a vida no país comunista.

Yoani Sanchez escreve o Generacion Y, que soma mais de um milhão de cliques em um único mês – a maioria deles de estrangeiros, apesar de ela já ter conquistado muitos cubanos. Seus posts geram milhares de comentários – o mais recente deles registra mais de 5 mil deles.

Mas a vida dos blogueiros não é simples. Como o acesso à internet é restrito, quando quer postar textos Sanchez se veste como uma turista e entra em hotéis de Havana que oferecem acesso aos estrangeiros. O preço da conexão é de US$ 6 a hora – o valor e a possibilidade de ela ser pega não permitem que a blogueira fique muito tempo conectada. O salário médio de um cubano é de US$ 20 mensais.

A conexão que os blogueiros cubanos fazem com o resto do mundo via internet é irreversível, afirma Yoani, que neste mês venceu o prêmio espanhol Ortega y Gasset, para jornalismo digital. “Cada passo que damos nessa direção torna mais difícil o governo nos censurar”, afirmou a moradora da ilha.

Legalizado

Desde que assumiu o poder em fevereiro, Raúl Castro, irmão de Fidel Castro, eliminou proibições que impediam os cubanos de comprar eletrônicos, telefones celulares e de ficar hospedados em luxuosos hotéis para os turistas. Para muitos, a iniciativa apenas legalizou o que já era praticado no país. Em um post recente, por exemplo, Yoani afirmou que muitos cubanos já tinham computadores, celulares e tocadores de DVD comprados no mercado negro.

Apesar de as autoridades não terem realmente se empenhado para impedir a publicação do blog de Yoani, criado há um ano, aqueles que são a favor do governo a acusam de ser paga por grupos da oposição. A página é hospedada em um servidor alemão e muitas vezes o governo tenta bloqueá-la, mas o problema é resolvido em horas. Ela diz ter tantos leitores em cuba que muitas vezes é parada nas ruas por fãs.

Apenas estrangeiros e alguns funcionários públicos e acadêmicos são autorizados a acessar a internet, e ainda assim têm o uso da web monitorado. O resto da população pode utilizar uma rede que permite o envio e recebimento de e-mails internacionais. A navegação é bloqueada para outros sites e serviços. As filas são bastante longas para esse acesso restrito, disponível em clubes, agências de correio e em alguns poucos cibercafés.

Ainda assim, milhares de cubanos pagam cerca de US$ 40 mensais pelo acesso discado à internet, oferecido no mercado negro. Outra alternativa é o uso de senhas de cubanos autorizados, compradas de pessoas desonestas ou de piratas virtuais que roubam esses dados.

Blogosfera
Em um blog chamado Sin EVAsion, Eva Hernandez teve a ousadia de fazer uma piada com o “Granma”, jornal oficial do partido comunista, por usar o mesmo nome do barco no qual Castro e seus rebeldes retornaram a Cuba vindos do México para iniciar a rebelião armada de 1956. “Cuba é o único país do mundo onde seu principal jornal, o órgão oficial do partido comunista e voz oficial do governo, leva o ridículo nome que quer dizer avó”, escreveu.

Os administradores do Potro Salvaje dizem ter de lugar contra os limites impostos pelo governo. Um post recente comparou a internet sem censura a um raft virtual, pois nesse tipo de transporte marítimo os cubanos tentam fugir para os Estados Unidos.

Para promover sua imagem no exterior, o governo cubano também usa os blogs, mantendo dúzias de sites de apoio. “Raúl precisa de tempo”, diz um post do Kaosenlared.net, hospedado na Espanha. “Estamos confiantes, calmos e unidos a favor do rumo da nossa revolução”, escreveu Rogelio Sarforat, aparentemente de Cuba.

Reynaldo Escobar, marido de Yoani e ex-jornalista da mídia oficial, usa agora seu próprio blog para criticar o governo. Para ele, o governo paga diversas pessoas para colocar opiniões positivas na internet. Escobar diz não conhecer ninguém que pague para acessar a internet com o objetivo de falar bem do sistema. “Todos que mostram ser a favor são pagos, ou fazem isso porque alguém pediu”, acredita.

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL428960-6174,00.html

Monitorar marca na web é lição de casa nº1

O monitoramento constante de sua marca na internet é uma obrigação para qualquer empresa.

A afirmação é de Walter Longo, vice-presidente de estratégia e planejamento da Y&R, e Pedro Cabral, presidente da AgênciaClick.

Em palestras sobre o tema Marketing de Busca e Branding no Seminário INFO Marketing de Busca Para Quem Busca Resultados, ambos reforçaram a importância dos links patrocinados nas ações de marketing das empresas e de identificação do consumidor.

Segundo Longo, até mesmo em situações de gerenciamento de crise de marca os links patrocinados vem sendo utilizados.

Para Cabral, os links patrocinados ganham força extra quando, simultaneamente, empresas também colocam uma campanha na TV. Enquanto a propaganda na TV e o boca a boca cumprem o papel de propagar a marca e/ou o produto, os links patrocinados terão a função de facilitar a tarefa do consumidor para encontrá-la na internet.

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/042008/28042008-29.shl