27.12.06

Games: A aventura inovadora do mascote da Sega


Há tempos o mascote azul da Sega não se concentra em fazer o que ele nasceu para fazer: correr. Com o passar do tempo, Sonic cansou de salvar animaizinhos transformados em máquinas pelo Dr.Robotnik (ou Eggman) para se dedicar a corridas com pranchas e outras atividades variadas – nada que essencialmente envolvesse correr. O elenco também aumentou: depois de Tails, o primeiro parceiro, veio uma legião de coadjuvantes e vilões dos tipos mais variados, o que deixou o ouriço um pouco de escanteio e com peso demais para manter a velocidade de antes – mas com a chegada do Wii, isso está prestes a mudar.

Sonic and the Secret Rings é um retorno às bases em – quase – todos os sentidos possíveis. Com exceção dos gráficos, atualizados e dignos de um console novo, tudo está de volta ao que era antes, e o importante aqui é correr como se não houvesse amanhã. A história do jogo gira em torno do livro As Mil e Uma Noites, a famosa coletânea de histórias e lendas das Arábias. Um ser maligno fez as páginas de algumas das histórias desaparecerem, e cabe ao herói azul recuperá-las. Um enredo simples e despretensioso, mas como tudo no Wii, o que atrai a atenção é um pouco mais que isso.

A nova aventura de Sonic foi construída especificamente para ser jogada “com apenas um botão”, segundo o próprio Yojiro Ogawa, o produtor de Secret Rings. Assim como nas primeiras encarnações 2D da série, o objetivo do game é correr, correr, correr e chegar ao final da fase com o maior número de argolas possível. Apesar de se ambientar em um universo 3D, o herói se mantém em constante movimento em uma espécie de trilho invisível, e o desafio é desviar tanto de robôs malignos quanto de armadilhas (como poços cheios de espinhos e colunas que desabam), tudo em velocidade extremamente alta.

A jogabilidade de Sonic and the Secret Rings se concentra quase que totalmente no controle remoto com sensor de movimento do Wii, e mesmo os jogadores mais inexperientes não devem ter problemas para encarar a aventura. O herói acelera automaticamente – ou seja, não há a necessidade de usar o direcional ou apertar qualquer botão para isso – e o trabalho do jogador está em apenas desviar – ou destruir – o que está pela frente. As curvas são feitas ao inclinar o controle remoto para esquerda ou direita, enquanto é segurado na posição horizontal (com uma ponta apoiada em cada mão). Para os obstáculos que exigem mais cuidado e controle, o controle pode ser puxado na direção do jogador, o que faz com que Sonic reduza a velocidade. Em suma: os direcionais não são usados em nenhum momento.

Como nos tempos do Mega Drive, existe apenas um botão para uma ação: o pulo. Para desviar de obstáculos ou alcançar itens em lugares mais altos, é necessário apenas apertar o botão – a única diferença é a intensidade do pulo: toques rápidos no botão acionam saltos menores, mas se ele for segurado Sonic usa toda sua força para ir às alturas. O jogo ainda usa um sistema diferente para que o herói possa atacar seus inimigos, no lugar do “ataque teleguiado” dos outros games 3D da série. Durante um salto, se o jogador apertar novamente o botão, irá travar a mira em um dos inimigos mais próximos, para depois atacar mediante a um terceiro toque. Ao recolher um determinado número de esferas luminosas e encher a barra especial, ainda é possível ativar um “turbo”, que faz Sonic correr na velocidade máxima, ficando invulnerável por um tempo limitado.

Além das fases de aventura, Sonic and the Secret Rings ainda conta com uma seleção dos mais variados minigames para que até quatro pessoas joguem ao mesmo tempo e, ao contrário do modo principal, vão exigir bastante exercício. Essas atividades vão desde um jogo de caça ao tesouro até disputas de arco e flecha, somando mais de 30 atividades.

De um lado os cenários super detalhados, mas com a mesma jogabilidade, que Sonic Adventure tinha em 1999. Do outro, controles simples e um novo jeito de jogar. Cada lado da disputa pelo domínio da nova geração tem um Sonic, e independente de quem corra mais rápido, quem ganha é o jogador.

http://www.gametv.com.br/preview.show.chain?game.id=5795&page=1

Nenhum comentário: