16.12.06

Informática: PF permite solicitar passaporte pela internet

A Polícia Federal estreou um novo recurso em seu site que permite ao usuário solicitar passaporte pela internet.

Com a ferramenta, o cidadão preenche todos os dados requeridos (endereço, idade, filiação, etc.) em um formulário e, ao clicar no botão imprimir, o engine envia os dados automaticamente para os servidores da Polícia.

Quanto for até um posto de atendimento, o cidadão deverá levar a documentação exigida e uma cópia impressa do formulário. A feramenta permite gerar um PDF do formulário, para quem quiser imprimí-lo em outra data.

Com o código do formulário, o agente da PF poderá encontrar os dados do cidadão no servidor e agilizar o atendimento.

De acordo com a PF, o recurso diminui o tempo de atendimento por pessoa no guichê de passaportes, permite à polícia planejar melhor a quantidade de passaportes que deve encomendar à Casa da Moeda e elimina o tempo gasto com a digitalização de dados preenchidos em formulários de papéis.

A PF explica que o recurso faz parte de um conjunto de medidas que o ministério da Justiça vai implementar para melhorar a segurança dos passaportes brasileiros. Entre eles está a expedição de um novo modelo de passaporte, que terá cor azul, a inscrição “Mercosul” na capa e folhas e costura produzidas com novas técnicas contra falsificação.

O ministério espera, ao longo de 2007, implementar novas características no passaporte brasileiro, entre eles informações biométricas dos cidadãos. O projeto prevê registrar os dados em forma de código de barras impresso no documento, técnica que o ministério considera mais econômica e segura que o uso de chips.

A PF explica que as novidades não mudam as atuais regras para emissão de passaportes. Quem quiser levar apenas um formulário preenchido a mão a um posto da PF será atendido normalmente.

Para fazer o requerimento do seu passaporte, clique aqui
Para ler mais sobre o assunto, clique aqui

Nenhum comentário: