25.12.06

Tecnologia: "Ceia virtual" pretende alegrar natal de solitários


Um projeto ainda em desenvolvimento deve tornar mais prazerosas as refeições -- e também a ceia de Natal -- das pessoas solitárias. Desenvolvido pela empresa de tecnologia Accenture, a novidade chamada de “Jantar Virtual em Família” permitirá que as pessoas se unam virtualmente durante as refeições.

O conceito, explica a agência de notícias Associated Press, é bastante simples. Uma viúva, por exemplo, prepara o jantar na Califórnia e, quando está pronta para sentar-se à mesa, um sistema alerta seu filho em Chicago. O rapaz então vai para a cozinha, onde uma câmera e microfone captam o que ele está fazendo -- as duas casas têm canais em suas TVs para transmissão dessas imagens domésticas.

“Estamos tentando trazer de volta a interação entre familiares”, afirmou Dadong Wan, pesquisador da Accenture em Chicago. A novidade deve estar disponível em cerca de dois anos e seu preço estimado vai de US$ 500 a US$ 1.000 nos EUA, para instalação do sistema em cada residência.

Especialistas dizem que esse tipo de contato, mesmo virtual, pode fazer com que os idosos se alimentem melhor, pois, sozinhos, muitos deles comem de maneira errada. “O fato de estar próximo de outras pessoas não traz apenas benefícios sociais, mas também relacionados à saúde”, disse Julie Locher, professora-assistente de medicina na Universidade de Alabama-Birmingham (EUA) e especialista em hábitos alimentares de idosos.

Uma das principais vantagens na novidade em relação às webcams é o fato de o novo sistema não exigir intimidade com o uso da tecnologia. Por isso, mesmo aqueles que se intimidam com as câmeras digitais podem ter facilidade para usar o sistema de jantar virtual em família.

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,AA1399164-6174,00.html

Nenhum comentário: