A Microsoft apresentou, esta semana, a versão 1.0 de seu programa para o desenvolvimento de software para robôs, o Robotics Studio.
O programa poderá ser baixado e usado gratuitamente por universitários e usuários domésticos. Empresas que desejem usar o software deverão pagar licença de US$ 399.
Ao apresentar o produto, a Microsoft afirmou que o mercado de robótica tão incipiente no mundo quanto o era o de PCs nos anos 70. A empresa diz ainda que o mercado de TI tornou componentes eletrônicos muito baratos para produzir robôs, mas que ainda não existem programas eficientes e fáceis de usar para programar o funcionamento dos robôs, espaço que a MS espera ocupar com o lançamento de seu Robotics Studio.
O produto, diz a MS, inclui ferramentas para facilitar a elaboração de aplicações para robôs e um ambiente de testes que permita simular o uso do código criado em diferentes tipos de hardware.
Além de desenvolvedores da MS, o Robotics Studio contou com a colaboração de 30 grupos de pesquisa em robótica para o seu desenvolvimento.
O programa roda em Windows Server 2003 e no Windows XP Professional Serice Pack 2 e suporta aplicações escritas para processadores de 8-bit, 16-bits e 32-bits, incluindo chips multicore.
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/122006/13122006-6.shl
Nenhum comentário:
Postar um comentário