25.1.07

Informática: Microsoft tenta pagar para editar Wikipedia

A Wikipedia, enciclopédia livre feita pelos internautas, teve sua estrutura estremecida nesta semana. Na terça-feira (23), foi divulgado que a Microsoft ofereceu dinheiro a um usuário para que ele modificasse artigos técnicos no site. O internauta chegou a negociar com a gigante dos softwares, o acordo não foi fechado. Segundo a agência de notícias Associated Press, a empresa reconheceu ter procurado um usuário e oferecido pagamento para que ele corrigisse imperfeições nos artigos da Wikipedia sobre os padrões de documento de código aberto -- esse formato adotado pelo sistema operacional Linux é rival da Microsoft. "Nós ficamos decepcionados ao ouvir que a Microsoft estava pensando nessa abordagem", disse Jimmy Wales, fundador da Wikipedia. A porta-voz da Microsoft, Catherine Brooker, acredita que os artigos foram escritos principalmente por funcionários da IBM, empresa que apóia o padrão de código aberto. A IBM não comentou o assunto. Brooker disse achar que não obteria resultados caso tentasse mostrar os erros para os editores da enciclopédia. Deste modo, a empresa pensou em um especialista independente que pudesse determinar o local em que as mudanças eram necessárias, para depois realizá-las. Segundo ela, a empresa acredita que ter uma fonte independente pode ser a chave para concretizar as mudanças -- ou seja, não tê-las rejeitadas pelos outros escritores do site.O autor contratado, Rick Jelliffe, diretor de tecnologia de uma companhia de computação baseada na Austrália, não comentou o caso. Em seu blog, ele se disse surpreso pelo contato da Microsoft e afirmou que não é partidário da empresa. Porém, confirmou que provavelmente aceitaria a oferta por considerar importante ter certeza de que os processos dos padrões técnicos estão bem explicados.
A porta-voz da Microsoft afirmou que as partes envolvidas no negócio não tinham determinado um preço e que "dinheiro não trocou de mãos". No entanto, afirmou Broker, eles combinaram que a companhia não leria a correção do artigo antes de o texto entrar no ar.
Wales criticou a abordagem da Microsoft, afirmando que a empresa poderia ter escrito sobre o assunto em um site externo e adicioná-lo nos fóruns de discussão da Wikipedia. "Deste modo, me parece muito melhor, transparente e mais correto", disse.

Nenhum comentário: