28.2.07

Música: Montage toca no Second Life nesta quinta

Dupla cearense diz ser a primeira da América Latina a tocar no ambiente virtual. Repertório inclui funk carioca cantado em inglês.

Direto do Ceará para o mundo virtual: a dupla de electropunk Montage anunciou que será a primeira banda da América Latina a se apresentar no Second Life, o misto de game com comunidade online de relacionamentos que já ultrapassa 4 milhões de usuários cadastrados. O show está marcado para esta quinta (1), às 22h (que equivale a 5:00 PM no fuso de Second Life), e será realizado no Club Republik.
Algo cada vez mais comum no universo de SL, os shows virtuais funcionam da seguinte maneira. A banda cria uma versão digital (avatar) para cada um dos seus integrantes e escolhe o local onde vai se apresentar (geralmente uma boate com palco). Na maioria dos casos, como acontecerá com o Montage, a música é pré-gravada e transmitida em streaming para o local do espetáculo. Enquanto os avatares da banda dublam as canções no palco, o público tem a opção de dançar, conversar e até pedir suas músicas preferidas.
Para o show desta quinta, o Montage promete composições inéditas. “Fizemos algumas gravações exclusivas para o show em um estúdio em Fortaleza”, conta o vocalista Daniel Peixoto, que se apresenta com Leco Jucá, responsável pelos sintetizadores e programações. “Tocamos sem parar, como se fosse ao vivo, com a vantagem de poder ajustar os aspectos técnicos, deixando o som com mais qualidade.”
Entre as seis músicas escolhidas para a estréia na comunidade virtual, o Montage vai tocar um funk cantado em inglês especialmente composto para o Second Life, intitulado “Floor, floor, floor”. “É uma alusão à expressão carioca chão, chão, chão”, diz Daniel. “A música conta a história do grupo, mas também tem função de protesto, falando sobre temas como a prostituição infantil no Nordeste.”

Além de famoso na internet, em comunidades do Orkut e fotologs, o Montage também é conhecido pelas apresentações performáticas do vocalista. Ele diz que chegou a ficar preocupado com seu avatar no Second Life.
“No começo preferi nem ver, porque se eu não gostasse não daria tempo de mudar. Mas quando vi eu adorei, ficou com cara de personagem mesmo, da roupa à expressão facial. Acho que os movimentos também estão bem fiéis à realidade”, diverte-se o artista, que de vez em quando se empolga e tira a roupa em pleno palco.
Quanto ao sucesso da empreitada, ele se diz confiante – no Brasil, são 6.000 novos jogadores por mês. “Como o software está sendo lançado em português, acho que fomos convidados para ajudar a fazer com que a coisa cresça por aqui.”

E, mesmo com show marcado em Teresina no dia seguinte, a dupla já se preparou para a “grande noite”. “Não costumamos fazer isso, mas desta vez pedimos um hotel com internet para assistirmos ao show.”


Como assistir ao show:

SE VOCÊ NÃO TEM O SECOND LIFE INSTALADO

1. Clique aqui para baixar o programa
2. Faça o cadastro no site oficial do programa
3. Quando estiver conectado ao Second Life, clique no botão Search, marque a opção Places e digite a expressão "Club Republik"
4. Clique em Teleport e bom show!

http://g1.globo.com/Noticias/0,,MUL7888-7085-949,00.html

Nenhum comentário: