15.2.07

Tecnologia: Brinquedos high-tech protegem crianças


Uma feira de brinquedos encerrada nesta quarta-feira (14) em Nova York mostrou diversas alternativas que, além de divertir, têm como objetivo proteger crianças contra pessoas mal-intencionadas. Essa tendência surge principalmente por causa da popularização da internet, que cria um dilema: como deixar os menores se conectarem, se o ambiente virtual abriga pedófilos e criminosos que tiram o sono dos pais?


A Matell, por exemplo, apresentou no evento o aparelho IM-Me, que oferece aos jovens usuários a possibilidade de trocar mensagens instantâneas com seus amigos, sem correr riscos (pelo fato de ser cor de rosa, a novidade deve agradar principalmente às meninas). Os adultos devem conectar um dispositivo ao PC ligado à internet, para que seus filhos conversem via IM-Me com as pessoas cadastradas nesse equipamento. “Não há motivos para se preocupar se a ‘Melissa 15’ é um homem de 42 anos”, afirmou o site da revista “Wired”, que divulgou as novidades apresentadas na feira. A ferramenta para comunicação instantânea será lançada nos EUA em meados deste ano por US$ 65.


Outra opção exibida na feira é o Net Jet, um controle remoto que se conecta ao PC via USB. Os adultos podem programar o sistema para que ele libere apenas alguns jogos para os jovens usuários -- o conteúdo fica disponível quando uma chave é inserida no equipamento. Cada chave libera acesso a um grupo diferente de games, permitindo que os pais controlem o que seus filhos acessam.


Há também um teclado sem letras ou números, criado pela Fisher-Price. Essas teclas funcionam para levar os jovens internautas diretamente aos sites escolhidos por seus pais -- páginas livres de informações inapropriadas, como pornografia. Para facilitar a identificação dos endereços, é possível colar figuras nesse periférico infantil.


Nenhum comentário: