HANNOVER – Os rádios de internet, equipamentos que tocam as emissoras da web, já estão se popularizando.
Usados em redes sem fio, sobretudo Wi-Fi, esses rádios não precisam de computador para buscar as emissoras na internet: eles se conectam diretamente, pelo roteador. Há muitos modelos desse tipo na CEbit, em Hannover, a maior feira de tecnologia do mundo.
Entre as opções interessantes da CEbit há o Phoenix Wi-Fi Radio, da empresa francesa Phoenix, que pode ser usado em redes b e g; o Roku Network Music Player e Internet radio, da Roku, companhia de um inventor americano, e o InFusion, da empresa australiana Torian Wireless. A Torian, aliás, faz até componentes para outros fabricantes de hardware adicionarem a função de rádio de internet a seus equipamentos.
Muitos desses rádios pedem o reforço de caixas acústicas ou integração com sistemas de home theater, mas também já há opções com as caixas acopladas. É o caso, por exemplo, do InternetRadio 1, da empresa alemã TechniSat. Assim, a mobilidade passa a ser total dentro do ambiente da rede.
A capacidade de esses rádios fazerem uma revolução na maneira de transmitir e ouvir música é enorme. As oportunidades para rádios ultra segmentadas e muito mais interativas vão explodir.
No Brasil, evidentemente, isso pode demorar um pouco, porque as redes sem fio domésticas ainda não se disseminaram tanto fora do mundo dos early adopters. Mas, como tudo, é só uma questão de tempo. A Pinnacle já está até atuando nesse mercado no país, com um rádio de internet que sairá com os testes do INFOLAB na edição de abril da revista.
Usados em redes sem fio, sobretudo Wi-Fi, esses rádios não precisam de computador para buscar as emissoras na internet: eles se conectam diretamente, pelo roteador. Há muitos modelos desse tipo na CEbit, em Hannover, a maior feira de tecnologia do mundo.
Entre as opções interessantes da CEbit há o Phoenix Wi-Fi Radio, da empresa francesa Phoenix, que pode ser usado em redes b e g; o Roku Network Music Player e Internet radio, da Roku, companhia de um inventor americano, e o InFusion, da empresa australiana Torian Wireless. A Torian, aliás, faz até componentes para outros fabricantes de hardware adicionarem a função de rádio de internet a seus equipamentos.
Muitos desses rádios pedem o reforço de caixas acústicas ou integração com sistemas de home theater, mas também já há opções com as caixas acopladas. É o caso, por exemplo, do InternetRadio 1, da empresa alemã TechniSat. Assim, a mobilidade passa a ser total dentro do ambiente da rede.
A capacidade de esses rádios fazerem uma revolução na maneira de transmitir e ouvir música é enorme. As oportunidades para rádios ultra segmentadas e muito mais interativas vão explodir.
No Brasil, evidentemente, isso pode demorar um pouco, porque as redes sem fio domésticas ainda não se disseminaram tanto fora do mundo dos early adopters. Mas, como tudo, é só uma questão de tempo. A Pinnacle já está até atuando nesse mercado no país, com um rádio de internet que sairá com os testes do INFOLAB na edição de abril da revista.
Sandra Carvalho, da INFO
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