11.4.07

Música: Empresário dos Beatles se aposenta

Neil Aspinall era conhecido como "o quinto Beatle". Decisão de se afastar teria sido amigável.
LOS ANGELES - O recluso e intuitivo empresário que supervisionava os complexos interesses financeiros dos Beatles deixou sua empresa após mais de 40 anos de trabalho. Neil Aspinall, 64 anos, que começou como motorista da banda em sua Liverpool natal, será substituído como diretor da Apple Corps. Ltd. por Jeff Jones, executivo do setor musical dos EUA, especializado em reedições de luxo de discos clássicos.
Jones, que assumirá o cargo de presidente (Aspinall desdenhava de títulos formais), vai se mudar para Londres, onde a Apple tem uma pequena sede.
Aspinall era tão identificado com John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison que às vezes era chamado de "o quinto Beatle", um título dado também ao executivo de gravadora Brian Epstein, ao músico de estúdio Billy Preston e ao produtor George Martin.
"Ele estava lá desde o surgimento da banda em Liverpool e significou muito para a família Beatles durante todos esses anos. E ainda significa", dizia a nota divulgada pela Apple, nesta terça-feira (10), em Londres. "Entretanto, ele decidiu ir", conclui.
Embora a notícia tenha surpreendido os fãs dos Beatles, pessoas ligadas à empresa dizem que a transferência era tratada há tempos e foi amigável.
A Sony BMG Music também divulgou uma nota oficial, assinada por Jones. Ele afirma que vê agora "um sonho se realizar". "As múltiplas oportunidades para atingir amantes da música, novos e velhos, com a espetacular obra dos Beatles, tornam esta posição incrivelmente desafiadora e excitante."

Nenhum comentário: