7.4.07

Tecnologia: Ingleses apostam em WiMAX com a Nokia

A inglesa Pipex anunciou que usaria a tecnologia da Nokia para construir algumas de suas redes Wimax.
A Pipex se colocou à venda no mês passado, e seus ativos incluem um serviço de hospedagem de sites, 570 mil assinantes de serviços de banda larga e uma das duas únicas licenças britânicas para operação no espectro WiMAX.
BT, BSkyB, Virgin Media e Carphone Warehouse devem estudar a possibilidade de adquirir o grupo, ainda que os analistas considerem que o preço de 500 milhões de libras (984 milhões de dólares) proposto seja alto demais.
A Pipex não mencionou o valor do contrato com a Nokia Siemens.
WiMAX é a versão de médio alcance do sistema WiFi, capaz de permitir acesso sem fio à Internet e a serviços de dados em área de alguns quilômetros, em lugar de provê-lo apenas a um escritório ou casa.
O sistema também é visto como rival das redes de telefonia móvel de terceira geração (3G), cujas licenças custaram bilhões de libras às empresas de telecomunicações em 2000.
A Pipex está testando serviços WiMAX no Reino Unido, mas ainda não os lançou comercialmente.
A Nokia Siemens Networks, formada em 1o de abril, reúne a divisão de redes móveis da Nokia e as operações de equipamento para telecomunicações móveis e fixas da Siemens, e constitui a segunda maior produtora mundial de equipamentos para telecomunicações.
A decisão representa revés para a Airspan, atual fornecedora da Pipex, ainda que a Pipex Wireless deva continuar usando também a tecnologia do grupo norte-americano.
As estações-base dos dois fornecedores podem funcionar no mesmo sistema, disse Graham Currier, presidente da Pipex Wireless, à Reuters.
"A tecnologia WiMAX está em desenvolvimento, e não acreditamos que criar uma rede com fornecedor único nos ofereça proteção suficiente em termos de ciclos de desenvolvimento. Além disso, competição é saudável", afirmou.

Nenhum comentário: