26.5.07

Informática: E-mail 'Piratas do Caribe' ataca computador


Criminosos da internet se aproveitam da curiosidade do público em relação ao filme "Piratas do Caribe 3 -- no fim do mundo" para espalhar um código malicioso. A empresa de segurança Panda classificou essa praga como Pirabbean.A, em referência ao nome do filme na língua inglesa, “Pirates of the Caribbean”.


A praga tem como principal objetivo baixar no computador da vítima em potencial um dialer -- essa ferramenta é projetada para trocar a conexão da internet por outra de tarifa mais cara. O código que se instala secretamente na máquina também modifica algumas configurações do Internet Explorer, adicionando duas URLs aos “favoritos”. Se os usuários visitarem essas páginas, eles serão infectados com outros dialers, segundo a Panda.


Além disso, a praga diminui o nível de segurança do computador, facilitando futuros ataques, e usa técnicas para não ser identificada pelos usuários ou por programas antivírus.

O e-mail malicioso chega às vítimas em potencial com o título “Pirates of the Caribbean: At world’s end”. Na mensagem, há uma imagem semelhante ao material promocional do filme acompanhado pelo texto em inglês. O e-mail também divulga dois links para que os internautas assistam ao trailer do longa-metragem: a infecção acontece quando o usuário clica nos endereços sugeridos.

O golpe é conhecido como phishing scam: com essa estratégia, pessoas mal-intencionadas enviam e-mails pedindo aos internautas que baixem arquivos ou visitem páginas criadas pelos próprios piratas. Quando seguem as instruções, as vítimas instalam involuntariamente em seus computadores pragas que podem muitas vezes roubar senhas bancárias e possibilitar a realização de transferências financeiras on-line.

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL42209-6174,00.html

Nenhum comentário: