A batalha travada no setor de publicidade na internet recebeu hoje um novo ator, a Microsoft, que respondeu às recentes operações do Google e do Yahoo! com a compra da aQuantive por US$ 6 bilhões.
A aQuantive se dedica à publicidade pela internet através de três negócios complementares: a agência de publicidade Avenue A/Razorfish, a rede de publicidade DRIVEpm, e a companhia encarregada de analisar o rendimento e efetividade da publicidade na internet Atlas.
De acordo com os especialistas, com esta compra, a Microsoft "se coloca em dia" em matéria de publicidade na internet, um mercado que cresce a um elevado ritmo, cuja receita no ano passado chegou a US$ 28,8 bilhões.
Isso explica o fato de a Microsoft estar disposta a pagar um alto valor aos acionistas da aQuantive. "Estamos felizes com o preço que pagamos. Achamos que é a companhia correta para comprar, portanto estamos dispostos a pagar o preço que oferecemos", afirmou o gerente de finanças da Microsoft, Chris Liddell, em uma conferência com analistas.
Com esta operação, a Microsoft consegue adquirir um dos últimos grandes operadores do mercado de publicidade na rede que não foram comprados por outras companhias maiores, como o Google e o Yahoo!.
Embora US$ 6 bilhões pareça um preço muito elevado para uma empresa como a aQuantive, que no ano passado registrou um lucro de apenas US$ 54 milhões, os analistas elogiaram a decisão da Microsoft, que de uma vez se apropria de uma empresa que se dedica a três negócios complementares.
Além disso, o tamanho da Microsoft garante que esta compra não prejudicará seu estado financeiro, já que no fim do primeiro trimestre tinha nada menos que US$ 28 bilhões em dinheiro à disposição, o que permite à empresa financiar esta compra sem ter que emitir ações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário