30.5.07

Música: Banda de idosos é sensação na Internet

Imagine uma banda integrada por 40 pessoas, agora imagine que estas pessoas estão com mais de 90 anos de idade (parece absurdo?), imagine agora que ela faz sucesso...

Não, eu não estou louco, apresento a vocês a banda britânica The Zimmers, em poucas semanas após gravar um video, ja havia recebido mais de 2 milhões de hits no YouTube.

A banda ja se apresentou nos EUA e foi notícia em mais de 60 países, a idéia partiu de Tim Samuels, autor de um documentário que tenta chamar a atenção para o drama de milhões de aposentados britânicos que vivem hoje solitários e abandonados, "São 3,5 milhões de idosos vivendo sozinhos e 500 mil morando em asilos. Eu quis fazer um documentário que mostrasse como nós tratamos os nossos idosos neste país", disse Samuels. "Se você fosse julgasse uma sociedade pela forma como ela trata seus idosos, estaríamos em apuros", acrescentou.

Mas Samuels não queria apenas mostrar os idosos como vítimas. "A idéia era mostrar como são marginalizados mas também fazer algo que os ajudasse a reagir. Queríamos colocá-los de volta no centro da sociedade. E existe maneira melhor de conseguir isso do que estourar na parada pop?". Ele viajou pela Inglaterra procurando idosos que quisessem gravar um single. Segundo ele, a maioria achou a idéia meio ridícula, mas resolveu aceitar.

Formada a banda, Samuels pediu a ajuda de gente da indústria da música. Mike Hedges, produtor do U2, Dido e The Cure, aceitou produzir o single. Neil Reed, da gravadora X-Phonics, concordou em lançá-lo. E Geoff Wonfor, diretor do vídeo do Band Aid, resolveu fazer o clipe. Para a gravação, Samuels conseguiu nada mais, nada menos, do que o lendário estúdio Abbey Road, onde os Beatles gravaram. No dia da gravação, ninguém sabia direito o que ia acontecer. Até que Alf, de 90 anos, pegou o microfone e começou a cantar a letra de My Generation: "I hope I die before I get old" (espero que eu morra antes de ficar velho). Samuels disse que nesse momento percebeu que algo muito especial estava acontecendo.

O single provocou uma resposta internacional. "É um fenômeno universal", diz Samuels. "Toda sociedade se preocupa com a forma como os idosos são tratados e se comove ao ver um grupo deles se juntar, bem no estilo rock'n'roll, para se fazer ouvir. Com sorte (a experiência) vai questionar alguns preconceitos sobre os idosos."

Além de Alf, outros integrantes do grupo são Buster, de 100 anos. E Winnie, de 99. "Estou me divertindo muito", diz Winnie, apoiada em uma bengala. "Eu nasci de novo", diz Alf. "Eu tinha 90 anos e estava preso em uma rotina. Agora sinto que estou vivendo novamente."

assista abaixo o video que ja ultrapassou 2.215.000 hits

Nenhum comentário: