9.5.07

Tecnologia: Aparecida estréia rede Wi-Fi gratuita

A cidade de Aparecida, interior paulista, estreou uma rede Wi-Fi que cobre todo centro histórico do município.

Montada pela D-Link, a rede foi inaugurada nesta terça-feira (8), poucos dias antes da cidade receber a visita do papa Bento XVI.

De acordo com a prefeitura de Aparecida, nesta primeira fase a rede suporta a conexão de até 400 usuários simultâneos.

A rede inaugurada esta semana faz parte de um projeto que levará a toda cidade, inclusive às áreas rurais, sinal Wi-Fi. A primeira parte do projeto, entregue esta semana, custou R$ 40 mil à prefeitura, que investirá outros R$ 110 mil na ampliação da rede, que deve ser concluída até setembro.

Segundo Fred Maynart, gerente de vendas da D-Link, quando for finalizado o projeto permitirá a conexão simultânea de até 800 usuários. A conexão será gratuita e disponível para qualquer pessoa localizada na área de cobertura. Para ter acesso à rede, o usuário deve apenas fazer um cadastro no primeiro login e fornecer alguns dados.

De acordo com Maynart, a D-Link mantém conversas com outros municípios e com órgãos do governo Federal para implementar redes do tipo em projetos de inclusão digital. A D-Link já possui uma rede Wi-Fi em funcionamento na cidade de Santa Cecília do Pavão, no Paraná

Para construir a rede, a D-Link instalou seis transmissores de sinal em prédios do centro histórico da cidade. Maynart explica que qualquer dispositivo compatível com o padrão I3E 802.11poderá acessar a rede. “Não há restrições, notebooks, PDAs e celulares com Wi-Fi podem se conectar. A página de login é simples e pode ser carregada em qualquer destes dispositivos”, diz.

O teste mais difícil para a rede ocorrerá no dia 11 de maio, quando o papa estará na cidade. A prefeitura de Aparecida, cidade com 35 mil habitantes, espera uma concentração de até meio milhão de pessoas no entorno da basílica de Aparecida. Além da comitiva de Bento XVI, autoridades civis e jornalistas de vários países são esperados no evento.

Embora vá agilizar as comunicações no dia da visita do líder católico, a principal função da rede é permitir a inclusão digital na cidade e atender às necessidades da prefeitura. A cidade planeja usar parte da banda da rede para escritórios da prefeitura e projetos de VoIP. Uma rede de ramais telefônicos ligando os diferentes prédios administrativos da cidade usará a conexão Wi-Fi.

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/052007/08052007-14.shl

Nenhum comentário: