31.5.07

Tecnologia: Após celular, carona é novo vilão de acidente,o uso do telefone celular durante a direção de veículos é bastante condenado, sendo passível

O uso do telefone celular durante a direção de veículos é bastante condenado, sendo passível até mesmo de multa. Porém, um novo estudo publicado pelo Instituto George para Saúde Internacional determinou que ter passageiros no carro também aumenta a possibilidade de acidentes. Pesquisas prévias do instituto determinaram que o telefone celular torna essa possibilidade quatro vezes maior. “Ter passageiros no carro traz potenciais distrações que também ocorrem com o uso do celular pelo motorista enquanto dirige. Além disso, os passageiros têm efeitos adicionais, como influência comportamental”, explica Suzanne McEvoy, líder do estudo. “Motoristas com passageiros têm 60% mais chances de ter um acidente que resulte em atendimento hospitalar, independentemente de sua idade. A probabilidade de batida é mais que o dobro na presença de dois ou mais passageiros.”

O estudo encontrou, entretanto, que o risco relacionado aos passageiros é consideravelmente baixo se associado ao uso do celular. O professor Mark Stevenson, também envolvido na pesquisa, disse que “ao contrário do uso do celular, passageiros, com algumas exceções, geralmente estão cientes das condições das ruas e podem moderar sua conversa se necessário. “Entretanto, apesar do risco ser menor, sua influência nos acidentes pode ser maior -- motoristas tendem a carregar mais vezes passageiros do que falar ao celular dirigindo”, explica Stevenson.


notícia relacionada: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL44097-6174,00.html

Nenhum comentário: