6.5.07

Tecnologia: Flash de câmera digital captura imagem 3D


As câmeras digitais podem capturar imagens em 3D utilizando um flash embutido e também um software inteligente, segundo pesquisadores da Universidade Chuo, em Tóquio. Kazunori Umeda e Naoya Ogawa, responsáveis pelo estudo que mostra essa possibilidade, se inspiraram em um protótipo desenvolvido pela fabricante Toshiba em 1999 chamado processador de movimentos.

Esse equipamento da Toshiba com aparência de uma webcam, registrado na foto acima, tem diversos LEDs (diodos emissores de luz, ou luzinhas que mostram quando os eletrônicos estão ligados). O aparelho captura informações em três dimensões ao analisar o padrão e intensidade de luz refletido por um objeto -- nesse caso, a mão. Dessa forma, é possível calcular a distância daquilo que é observado e também como esse item está posicionado.

“A Toshiba propôs um sistema infravermelho como uma interface para o PC, uma espécie de mouse 3D. Nosso objetivo é levar esse tipo de tecnologia às câmeras digitais”, afirmou Umeda, segundo o site de publicação “New Scientist”. O pesquisador afirma que o uso dessa tecnologia em câmeras fotográficas pode, por exemplo, fazer com que softwares distingam futuramente uma pessoa da paisagem nas imagens digitais.

Matemática
Durante os testes, os pesquisadores da Universidade Chuo usaram uma câmera digital tradicional, com a qual tiraram fotos com e sem flash. Depois, usaram um software de modelo matemático para extrair a primeira imagem (com flash) da segunda (sem flash), examinando assim somente a luz refletida pelo flash.

Ao comparar o padrão e intensidade dessa luz, os pesquisadores puderam estimar a distância e os ângulos relativos de diferentes superfícies capturadas. “Uma superfície branca e difusa é mais fácil de ser identificada, enquanto aquelas com reflexo são as mais difíceis”, contou Umeda à “New Scientist”.

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL30874-6174,00.html

Nenhum comentário: