28.5.07

Tecnologia: Helicóptero-robô evita acidentes de trabalho


Mais uma vez os robôs podem facilitar o trabalho humano, poupando atividades arriscadas que demandariam tempo e dinheiro. Parte de um projeto da Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a empresa Expansion Transmissão, um helicóptero-robô está sendo desenvolvido para inspecionar torres de transmissão, tirando fotos e verificando se realmente é necessária a intervenção de um funcionário.

“O sistema faz parte de um projeto de robótica aérea, com um controle que permite que o robô realize tarefas sozinho, sem comando. Ele pode fazer voôs e se manter parado no ar para tirar fotos, verificando aplicações de segurança”, explica o professor Geovany Borges, do Laboratório de Robótica e Automação da Faculdade de Tecnologia da UnB, envolvido no projeto que também conta com participação de alunos.

Como o robô é pequeno e tem estabilidade, pode acompanhar coisas em alturas que as pessoas não alcançam, além de ser discreto. A empresa envolvida no projeto queria um sistema para automatizar o processo de detecção de falhas e supervisão de linhas.

“No processo original, o operador precisa subir na torre se há suspeita de um problema. Isso demanda tempo, é arriscado e tem custo elevado. Com o robô tirando as fotos, boa parte do problema de supervisão é resolvido”, conta o professor.

O protótipo deve estar pronto em 2008 e, atualmente, os pesquisadores trabalham no sistema de localização. “Há a fusão de diferentes sensores, para medir o campo magnético, gravitacional, aceleração e velocidade de rotação, informações que permitem a orientação do helicóptero no espaço”, explica Borges.

Quando estiver em funcionamento, o helicóptero-robô poderá atuar sozinho e receber comandos do operador, transmitidos via rádio, que irá direcionar a inspeção. O equipamento também terá um computador de bordo, sendo capaz de, por exemplo, identificar quando o combustível está acabando para efetuar uma descida lenta e segura.

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL42226-6174,00.html

Nenhum comentário: