Os desenvolvedores do XBox Media Center anunciaram que o projeto está sendo portado para a plataforma Linux. O XBMC, como é conhecido, transforma o XBox, videogame da Microsoft, em um centro de mídia que reproduz CDs, DVDs e arquivos de vídeo e áudio, alem de permitir transmissão deste conteúdo via internet. O esforço agora está concentrado em desenvolver um programa similar, mas que rodaria num PC com Linux.
Segundo o site de notícias Slashdot, o XBMC para Linux usará a tecnologia 3D OpenGL e será destinado a qualquer dispositivo compatível com o PC. Atualmente, o XMBC é compatível apenas com o XBox. Os desenvolvedores pretendem, com esse esforço, fazer do XBMC uma plataforma de entretenimento que, podendo ser instalada em qualquer hardware, facilite a fabricação de centros de entretenimento doméstico realmente diminutos. O fato foi noticiado também pelo site Linux Lookup e comentado em diversas comunidades de usuários do XBox.
O XBMC é um programa de código aberto e roda apenas em videogames XBox modificados. A Microsoft não recomenda essa modificação, normalmente feita para rodar jogos piratas ou programas não autorizados. A empresa não reconhece o XMBC como um software autorizado para o XBox e não tem nenhum vínculo com seus desenvolvedores.
Os membros do projeto XMBC estão recrutando interessados em colaborar com a versão Linux. O candidato deve saber programar em C/C++, conhecer a arquitetura do Linux e ter disposição para trabalhar em um projeto comunitário de código aberto - ou seja, de graça. Mais informações podem ser obtidas no site oficial do XBMC: www.xboxmediacenter.com.
http://games.terra.com.br/interna/0,,OI1661385-EI6501,00.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário