A idéia, bastante radical, está descrita num estudo da Universidade da Califórnia em San Diego. Seus autores acreditam que circuitos spintrônicos poderão ser um caminho para a construção de futuros computadores. As vantagens seriam grau de miniaturização e velocidade superiores às dos circuitos atuais.
Esses dispositivos utilizarão, para codificar informações, tanto a carga do elétron como seu spin, número quântico que indica o momento angular das partículas subatômicas. Embora essa idéia não seja nova, até hoje ninguém havia encontrado uma maneira prática de implementá-la.
Os pesquisadores, liderados por Hanan Dery, da UCSD, projetaram um dispositivo spintrônico capaz de realizar operações lógicas. É formado por uma série de barrinhas microscópicas. Campos elétricos e magnéticos aplicados a elas alteram o spin dos elétrons. Segundo eles, esse dispositivo pode ser fabricado com semicondutores comuns de silício. Ele poderia substituir as portas lógicas que formam os chips atuais.
Por enquanto o circuito spintrônico existe apenas na teoria. O pessoal da UCSD desenvolveu um software para simulá-lo no computador, com base nos comportamentos conhecidos dos materiais empregados. A simulação trouxe resultados muito positivos. Mas a fabricação prática ainda deve demorar anos.
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/052007/31052007-23.shl
Nenhum comentário:
Postar um comentário