23.6.07

Música: Ópera "O Guarani" é encenada em versão eletrônica

A ópera do compositor brasileiro Carlos Gomes (1836-1896), cuja música virou tema de abertura do programa radiofônico A Voz do Brasil, será encenada nesta sexta-feira e neste sábado na casa de shows Tom Brasil Nações Unidas, em São Paulo, em versão regida pelo maestro Fábio Oliveira e com direção musical do DJ Mau Mau.

O objetivo do projeto é levar novos públicos a apreciar a música erudita, mas de forma inovadora e contemporânea. Para tanto, além da mistura de gêneros, a encenação conta com projeções de vídeo, cenografia e narração modernas.

O diretor-geral do espetáculo Coy Freitas, responsável pela junção de todos os elementos. O cenário tem seis blocos retangulares divididos em dois andares, cada um com uma persiana que funcionam como telas de projeção. Tal instalação foi criada pela artista plástica e fotógrafa Bia Guedes.

Há inovações como a transformação da luta entre Peri e Gonzáles em uma disputa de videogame, além de duetos entre cantores reais e virtuais. Também foi feita uma significativa redução no tempo da ópera original de 2h40 para 1h e no tamanho da orquestra, restrita a quatro músicos.

Elenco e festa
Quem dará vida ao casal Peri e Ceci são os cantores líricos Julianne Daud (soprano) e Eduardo Pinho (tenor). O projeto custou R$ 5,7 milhões, dos quais cerca de R$ 3,7 milhões foram captados por meio da Lei Rouanet.

Além da ópera, haverá DJs tocando antes e depois da encenação. Na sexta-feira, os responsáveis pelo som serão Nego Moçambique e o próprio Mau Mau. Amanhã, tocam o norte-americano Derrick Carter e o coletivo brasileiro Jamanta Crew. Abrindo a festa, nos dois dias, o DJ Cesar Alvarenga.

Nenhum comentário: