9.7.07

Games: Crianças descarregam raiva em jogos violentos, diz estudo

Um novo estudo do Centre for Mental Health and Media, do Massachusetts General Hospital (MGH), mostrou que muitas das crianças e adolescentes que jogam games violentos fazem-no para lidar com sentimentos como raiva e descarregar o estresse.

Segundo o site The Register, o estudo levou em conta a opinião de 1.254 jovens, a maioria entre as idades de 12 e 14 anos, de diversas classes sócio-econômicas, grupos étnicos e geográficos.

Cerca de dois terços dos homens e mais de um quarto das mulheres entrevistadas mostraram preferência por jogos violentos, tendo jogado intensamente pelo menos um título classificado como não indicado para menores de 17 anos.

A série adulta preferida entre os jogadores homens é Grand Theft Auto, enquanto as jogadoras têm como preferência a série mais amena The Sims, ficando GTA na segunda posição.

O estudo também tentou desmitificar o estereótipo dos jogadores solitários sem integração social, afirmando que as crianças que jogam títulos adultos gostam de fazê-lo em grupos, seja no mesmo espaço, seja na Internet.

Um terço dos garotos e 10% das meninas jogam videogame ou jogos em computadores quase diariamente. Outro dado interessante é que de todos os entrevistados, apenas 6% declararam não ter jogado nada nos seis meses anteriores à pesquisa.

Cheryl K. Olson, co-diretora do centro e autora do estudo explicou que em um período de crescente lançamento de títulos adultos é importante explorar quais efeitos eles possuem sobre as crianças, noticiou o site Science Daily.

Mesmo que o estudo sirva para abastecer de argumentos os críticos de games, que agora verão mais um motivo para tentar banir os jogos violentos, Olson relaciona uma suposta redução da criminalidade à popularização dos jogos violentos.

"Esperamos que este estudo seja um primeiro passo para mudar o debate, abandonando a discussão sobre se jogos violentos são terríveis e estão destruindo a sociedade e focando mais no tipo de conteúdo de jogos pode ser perigoso para qual tipo de crianças, e em quais situações", explicou a pesquisadora.

O estudo sugeriu que pais que querem limitar o uso de jogos violentos por seus filhos mais novos podem manter os consoles e computadores longe de seu quarto, embora também seja necessário ver o que pessoas mais velhas da família estão levando para dentro de casa. "Crianças que jogam com irmãos mais velhos estão duas vezes mais perto de jogar títulos adultos", acrescentaram.

http://games.terra.com.br/interna/0,,OI1742160-EI1702,00.html

Nenhum comentário: