6.7.07

Música: Avril Lavigne processada por plágio



Cantora teria copiando música de 1979.
Compositora canadense também alega ter sido 'roubada'.

A cantora canadense Avril Lavigne está sendo processada por compositores americanos que alegam uma suspeita semelhança entre o hit “Girlfriend”, incluído em seu disco mais recente, “The best damn thing”, e uma música de 1979 do grupo Rubinoos chamada “I wanna be your boyfriend”.

O empresário de Lavigne, Terry McBride, disse que a acusação é infundada, citando que um musicólogo que ele contratou para estudar as duas faixas teria julgado as composições como duas músicas completamente diferentes.

Em junho deste ano, a cantora, compositora e pianista canadense Chantal Kreviazuk, autora de músicas que ficaram famosas nas vozes de Kelly Clarkson e Gwen Stefani, acusou Avril de ter roubado uma de suas composições. Chantal disse à revista “Performing Songwriter” que nunca mais vai trabalhar com ela de novo.

“Avril Lavigne, compositora?”, disse Chantal na entrevista. “Ela não senta e escreve suas músicas, nem nada. Avril cruza a linha de ética e ninguém fala nada. É por isso que nunca vou trabalhar com ela de novo. Mandei uma música para ela há dois anos chamada ‘Contagious’, e acabo de ver que o disco novo dela tem uma música chamada ‘Contagious’ – sem meu nome nela. O que se faz nessas horas?”.

A compositora, no entanto, diz que não vai acionar advogados para cuidar do caso. “Veja, eu não vou fazer isso. Vou apenas contar para você. A arte não deveria ser tema desse tipo de controvérsia. A arte deve ser pura. Na minha cabeça ela é, pelo menos.”

G1

Nenhum comentário: