20.9.07

Tecnologia: Intel mostra nova geração de processadores



Paul Otellini, presidente da Intel, disse para um público de milhares de pessoas durante o Intel Developers Forum, que começou nesta terça-feira em San Francisco, nos Estados Unidos, que o próximo ciclo de microprocessadores, chamado Penryn, começará a ser vendido no dia 12 de novembro. Atualmente a Intel é líder em vendas de CPUs, com mais de três quartos do mercado.

Os novos chips têm um aumento de performance de 20% e uma melhoria de consumo em relação à geração anterior. Estas inovações são em função dos avanços em fazer os circuitos cada vez menores e novos materiais utilizados dentro dos transístores que os impedem de perder energia.

A perda de energia é o maior problema quando o tamanho dos transístores aproxima-se cada vez mais de uma escala atômica. O tamanho médio dos circuitos dos novos chips da Intel é de 45 nanômetros, ou seja, 45 bilionésimos de metro. De acordo com a Intel caberiam 30 milhões de transístores na cabeça de um alfinete.

Atualmente, tanto a Intel quanto a AMD fazem chip com 65 nanômetros. "A Intel está a todo vapor", disse Otellini em uma entrevista. "Estamos empurrando a tecnologia em uma velocidade recorde em nossa empresa, mas em uma escala mais ampla" , completou.

g1.com.br



Nenhum comentário: