19.10.07

Games: Jogos individuais sobrevivem em mundo dos games online

Os criadores de videogames, ansiosos para agradar a todos os consumidores, cada vez mais incluem recursos que permitem aos usuários jogar com seus amigos ou contra eles.

Enquanto a Microsoft tenta convencer as pessoas a gastar 50 dólares ao ano no serviço Xbox Live e a Sony se interessa em vender filmes e música por meio de sua rede de jogos online ainda incipiente, os criadores de jogos sofrem pressão cada vez maior para incluir algum tipo de componente online em seus produtos.

O mais conhecido exemplo pode ser o "Halo 3", da Microsoft, mas na semana passada houve também o lançamento de "The Orange Box" -uma coleção de conteúdo para o "Half-Life 2", da Electronic Arts, que inclui o aguardado título exclusivo para uso múltiplo chamado "Team Fortress 2". Na semana passada, a Activision lançou "Enemy Territory: Quake Wars".

Mas, apesar de todo o equilíbrio no jogo e o refinamento de um "Halo 3" ou "Warhawk", ocasionalmente o usuário pode querer simplesmente jogar um videogame sem companhia.

Diversos títulos recentes e outros que estão para chegar ao mercado ilustram que os jogos solo continuam muito fortes.

Ainda neste mês os proprietários de consoles Sony PlayStation 3 poderão adquirir "Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction", o mais recente lançamento em uma das séries mais populares da Sony.

Ainda que alguns títulos passados estrelados pelo protagonista peludo e seu parceiro robô permitissem que os usuários joguem uns contra os outros, os dados de uso demonstraram algo de inesperado: apenas três por cento dos jogadores experimentam essa porção do jogo.

"Isso pode atrair qualquer pessoa, e muita gente não gosta de jogos múltiplos", disse Brian Allgeier, o principal projetista da série, sobre a decisão de concentrar os esforços no jogo solo.

"As pessoas pensam demais em resumir as coisas para parecerem bonitas na caixa ¿o jogo precisa ter isso ou aquilo", afirmou.

O novo "Ratchet" leva cerca de 14 horas para ser completado em nível normal de dificuldade, e inclui 45 minutos de cenas suntuosas, com qualidade de cinema, que delineiam a narrativa.

http://games.terra.com.br/interna/0,,OI2003945-EI1702,00.html

Nenhum comentário: