20.10.07

Tecnologia: Internet beneficiou o mercado de livros, diz editora

As previsões pessimistas de que a internet iria esmagar o setor de publicação de livros através dos leitores digitais e das vendas on-line de livros usados não se concretizaram.

A editora Penguin anunciou esta semana que a explosão no varejo on-line e nas vendas de livros usados não causou os prejuízos que ela havia previsto. Segundo ela, de muitas maneiras, a internet acabou beneficiando as livrarias, funcionando como ferramenta de marketing, experimentação e aproximação com a próxima geração de leitores.

A editora, cujos autores incluem Alan Greenspan, o romancista Nick Hornby e o chef Jamie Oliver, sentiu-se ameaçada pelas gigantescas casas de leilão on-line como o eBay, mas descobriu que, diferentemente do que acontece com a música, no caso dos livros as pessoas ainda querem os produtos físicos.

"Muita coisa está acontecendo na indústria musical que não se repete no setor dos livros. Os consumidores não querem álbuns inteiros, apenas faixas. Mas querem livros inteiros, não capítulos", disse o presidente e executivo-chefe da Penguin, John Makinson.

Ele afirmou que embora as vendas de livros usados, anunciados em sites de leilão on-line pouco após o lançamento dos títulos, ameacem as vendas das edições em capa dura e também das edições subseqüentes em capa mole, o impacto não tem sido tão grande quanto se previa.

Trabalho conjunto

A editora Bloomsbury disse na semana passada que a mídia eletrônica é uma parte fundamental de seus negócios futuros, tanto que ela já fechou contratos de direitos com grupos como a Microsoft.

Na semana passada a Pearson, proprietária da Penguin, lançou um portal com resenhas de vídeo e audiolivros voltadas para adolescentes e administradas por eles. "São nossos leitores no futuro".

Outro projeto da Penguin lançado este mês é um concurso de redação de romances, em conjunto com a Amazon e a Hewlett-Packard, que atraiu um manuscrito por minuto em seus primeiros dias. O vencedor, a ser escolhido pela Amazon no próximo ano, receberá um contrato de publicação e um adiantamento de US$ 25 mil.

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL153124-6174,00.html

Nenhum comentário: