25.1.08

Acusado de fraude bancária perde amigos, mas ganha fãs no Facebook

Citado pela primeira vez no início da tarde de quinta-feira no “FT Alphaville”, um blog abrigado pelo “Financial Time” que divulga informações dos mercados financeiros, o nome de Jerome Kerviel se espalhou em alta velocidade pela internet. Ele foi acusado de fraudar o Banco Central da França em 4,9 bilhões de euros (cerca de US$ 7,1 bilhões).

Mas enquanto sua popularidade aumentava nas buscas on-line, ele se mostrou uma má companhia no site de relacionamentos Facebook. Na tarde de quinta-feira (24), informa a agência de notícias Reuters, o acusado tinha onze amigos. À noite, o perfil registrava apenas quatro amigos, enquanto no início da tarde desta sexta, havia apenas um contato relacionado a Kerviel.

No entanto, no mesmo site social, já haviam sido criados ao menos seis comunidades relacionadas ao caso, como "FanClub", "Aqueles que procuram Jerôme Kerviel, o homem de 4,9 bilhões" e "Jerôme Kerviel deveria ganhar o Prêmio Nobel de Economia".

Na quinta-feira, logo que sua identidade foi revelada, uma procura por seu nome nos sites de buscas mostrava apenas uma ocorrência, um site dos antigos estudantes de pós-graduação em finanças, curso no qual ele se formou na Universidade de Lyon II.

Na sexta (25) de manhã, a página havia sido "limpada", tendo os nomes e endereços eletrônicos de seus colegas apagados. Uma nova busca na internet agora lista centenas de ocorrências para páginas no Reino Unido, Austrália e Brasil relacionadas a seu nome.

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL274743-6174,00.html

Nenhum comentário: