24.1.08

Balada da tecnologia estréia no Brasil em fevereiro


De 11 a 17 de fevereiro, o Prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera, vai ser a casa de cerca de três mil pessoas que se inscreveram na primeira edição brasileira do Campus Party, "festival" de tecnologia criado há dez anos na Espanha e que é referência para os "geeks" no verão Europeu.

Os visitantes inscritos, que podem levar computador e barraca de acampamento, vão participar de competições de games, oficinas de astronomia e música e palestras sobre software livre e internet.

Em sua estréia no Brasil, o evento será dividido em duas partes - exposição e arena. A exposição será aberta ao público e terá palestras, mas não dará acesso à arena, onde o evento realmente "acontece".

É na arena que vai ficar o participante que se inscreveu pelo site do evento e pagou a taxa de R$ 100. Ele poderá acampar na Bienal durante a semana, levando computador, barraca e itens pessoais para "sobreviver" entre as atividades e competições on-line.

A programação da Campus Party está disponível no site oficial em formato PDF.

Estão confirmadas palestras de Steven Johnson, que lançará livros sobre comunicação digital, Jon "Maddog" Hall, célebre programador de Linux, e de Marcos Pontes, o astronauta brasileiro. Nicholas Negroponte, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), e o físico Stephen Hawking são outros "padrinhos" que já participaram do evento em anos anteriores, mas não virão para o Brasil.

Lan-house gigante

A arena de games da Campus Party vai oferecer oficinas, campeonatos e atividades envolvendo jogos como "BioShock", "Crysis" e "Fifa 08". As oficinas vão dar instruções práticas de como "ajustar o computador para jogos" e até "criar uma tela LCD para monitorar atividades do micro".

As competições que acontecem durante a semana vão reunir os participantes em 12 jogos, do "banido" "Counter-Strike" até os mais recentes"Call of duty 4" e "Need for speed pro street".

Marco Quesada é o responsável pela organização da "lan-house" gigante, que promete três mil tomadas e entradas de internet para os prováveis três mil inscritos. Quem preferir deixar o computador em casa vai poder alugar uma máquina quando chegar ao "acampamento".

Marco organiza essas reuniões (em inglês, "lan party") desde 2000, e já participou de eventos como a World Cyber Games (WCG), uma das referências do ciberesporte mundial. O alcance da balada "tech" que nasceu na Espanha, porém, é maior. "A WCG caberia dentro da Campus Party", compara Marco.


Campus Party Brasil

Local: Prédio da Bienal - Parque do Ibirapuera, São Paulo / SP
Data: 11/02 a 17/02
Inscrições: http://www.campus-party.com.br
Preço: R$ 100, com direito a acampamento durante a semana. A entrada é gratuita para a área de exposições.

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL272807-6174,00.html

Nenhum comentário: