A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão oficial do Brasil para decidir este tipo de questão. A polêmica de amanhã visa avaliar se o padrão ODF, já reconhecido pelo órgão internacional de padronização ISO, pode ser apontado como padrão da associação.
O ODF é um formato de código aberto já amplamente usado em documentos eletrônicos e conta com o apoio da IBM, Google e Sun. O formato, no entanto, possui oposição da Microsoft, desenvolvedora do padrão aberto concorrente Open XML.
A Microsoft, apoiada nesta disputa por Apple e Unisys, defende que o Brasil deveria avaliar melhor o ODF antes de eventualmente adotá-lo como padrão. Um dos pontos fracos no ODF apontados pela Microsoft é o fato de a versão do ODF aprovada pela ISO não ser compatível com o método de certificação digital usado no Brasil.
A ODF Alliance do Brasil, no entanto, diz que eventuais problemas de compatibilidade com certificação digital serão corrigidos brevemente, com uma nova versão do ODF.
A Microsoft luta, no cenário internacional, para obter a chancela da ISO para seu padrão Open XML. No dia 28 de fevereiro, os membros da ISO devem se reunir novamente para avaliar o Open XML. Na reunião anterior, realizada no fim de 2007, a Microsoft não obteve apoio suficiente para obter a aprovação de padrão pela ISO.
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/022008/18022008-11.shl
Nenhum comentário:
Postar um comentário