28.2.08

Finatec será investigada em SP e no DF

A Finatec, fundação que financia projetos de pesquisa tecnológica, inclusive na área de TI, está sob investigação em São Paulo e Brasília.

A Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) ficou sob suspeita após o Ministério Público revelar que recursos destinados para pesquisa foram usados para comprar um carro de luxo para uso do reitor da Universidade de Brasília, Timothy Mulholland.

Agora, novas denúncias apontam que a Finatec é suspeita de ter firmado contratos irregulares com diversas prefeituras, entre elas as de São Paulo e Porto Alegre. Pela lei, fundações do tipo têm privilégios e podem fazer parcerias com órgãos públicos sem submeter-se ao procedimento de licitação.

Segundo o Ministério Público Federal, este expediente pode ter sido usado para firmar contratos de prestação de serviços com preços superfaturados. O dinheiro ilegal teria sido repassado a partidos políticos responsáveis por contratar a Finatec.

Em São Paulo, onde a Finatec tem parceria com a prefeitura desde a gestão de Marta Suplicy (PT), o prefeito Gilberto Kassab (DEM) diz que vai reavaliar os contratos. Em nota à imprensa, a prefeitura paulistana afirma que os contratos com a fundação sob suspeita serão avaliados pela Corregedoria do Município.

Kassab afirma ainda que não sabia que sua gestão ainda mantinha contratos com a Finatec e responsabilizou seu secretário de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, pela decisão. Segundo Kassab seu secretário tem autonomia para tomar decisões sem seu conhecimento.

O Ministério Público vai investigar as denúncias.

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/022008/25022008-2.shl

Nenhum comentário: