1.2.08

Ondas sonoras podem ajudar no resfriamento de chips

Pesquisadores da universidade americana Georgia Institute of Technology descobriram que o método de resfriamento líquido para chips e componentes de computadores pode ser melhorado em até quase 150% com uso de ondas sonoras.

Segundo o site NewScientist, a técnica pode se tornar bastante útil no futuro, quando os atuais dissipadores e coolers não forem mais capazes de atenuar o aquecimento de microchips cada vez mais poderosos.

O resfriamento líquido permite que o calor emanado pelos chips vaporize o líquido, mas o processo pode criar pequenas bolhas de vapor que, preenchendo a superfície quente, podem aumentar o aquecimento, estragando o processo.

Desde 2003, uma equipe liderada por Ali Glezer tenta encontrar saídas para o problema, chegando recentemente à tentativa de utilizar ondas sonoras. No experimento, os cientistas colocaram uma minúscula caixa de som no lado oposto da superfície quente, com fluido entre elas, e notaram que emitindo sons na tonalidade de cerca de 1 KHz era possível acabar com as bolhas, aumentando a eficiência do processo em cerca de 147%.

Satish Kandlikar, especialista em tecnologias de resfriamento do Instituto Rochester de Tecnologia, em Nova York, acredita que a técnica é bastante promissora e, embora tenha sido criada voltada para microchips de computadores, no futuro pode ser utilizada até mesmo em veículos híbridos e aeronaves, por exemplo.

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2306866-EI4795,00.html

Nenhum comentário: