28.2.08

Sistema faz planta pedir água via Twitter

Um grupo de estudantes do Programa de Telecomunicações Interativa da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, criou um sistema que permite às suas plantas avisarem quando estão sem água usando um perfil no serviço de microblog Twitter. O mesmo grupo havia criado, ano passado, um sistema em que a planta avisava que precisava de água pelo celular do seu dono.

O site MAKE afirma que para que o invento do grupo autodenominado Botanicalls funcione é necessário o uso de uma placa Ethernet especial da fabricante Adafruit. A base do sistema é formada placa, chamada Arduino, um circuito elétrico simples e o programa para a comunicação entre a placa e o computador.

"Botanicalls Twitter responde a questão: O que está acontecendo com sua planta? Ele oferece uma conexão com sua amiga de folhas via atualizações no status online do Twitter que lhe encontrará em qualquer lugar do mundo", lê-se no site do projeto, no endereço http://www.botanicalls.com/twitter/. Ali há um passo a passo, que ensina como a conexão pode ser feita.

Irônico, Daniel Terdman, do blog Webware, diz que adorou a idéia, ao mesmo tempo que se preocupa com as implicações: ele tem um gato que fica faminto com freqüência e, observou, o felino poderia se tornar um estorvo caso ele também conseguisse uma conta no Twitter.

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2639950-EI4802,00.html

Nenhum comentário: