25.2.08

'Trombadinhas' de Belgrado viram hit no YouTube

Roubos combinam com patriotismo? Duas garotas que participaram dos protestos em Belgrado contra a independência do Kosovo, na quinta (21), parecem pensar que sim. Um vídeo na internet, denominado “Kosovo for sneakers”, mostra as duas saqueando lojas na área comercial da cidade. (Clique aqui para o vídeo no YouTube).

Os produtos se esparramam pelos braços sobrecarregados. Elas deixam cair uma blusa, mas pegam uma caixa de chocolates e vão em frente. A cena, com dois minutos e meio, foi gravada com telefone celular e tornou-se hit instantâneo no YouTube - acumulou quase 24 mil acessos desde sexta-feira (22). As garotas, surpresas com a fama repentina, entraram em contato com uma rede de televisão para contar seu lado da história.

“Viemos a Belgrado para defender Kosovo”, diz uma das garotas, com imagem do rosto distorcida para proteger sua identidade. “Começamos a saquear quando todos começaram”, diz a ela, identificada pelo canal B92 como Maja.

O caos em Belgrado começou no final do encontro de manifestantes, que reuniu cerca de 150 mil pessoas na quinta-feira (21). Grupos atacaram a embaixada norte-americana, e as de outros países ocidentais, em uma raivosa ofensiva nacionalista contra o reconhecimento da independência do Kosovo.

Houve incêndios e quebra-quebra até que a polícia conseguisse chegar. Os manifestantes seguiram em frente, destruindo e saqueando lojas na área comercial de Belgrado.

“Saqueamos porque somos pobres, não porque somos ricas”, diz Maja. O promotor público da Sérvia disse que encontraria os saqueadores. “Vamos encarar as conseqüências, se for preciso”, disseram as estrelas do YouTube. “É um exagero pedir nossa prisão pelo que fizemos – como se tivéssemos matado alguém”, disse Jovana à rede de TV. “Esse lugar está um caos”.

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL311313-5602,00.html

Nenhum comentário: