A Zynga tem alguns planos agressivos para juntar suas várias propriedades. Esta semana, quando os usuários adicionarem um de seus jogos, eles terão acesso a um salão universal onde poderão bater um papo e interagir com outros usuários de outros sites de relacionamento.
A companhia espera um dia solicitar anunciantes tradicionais, mas por enquanto ela ganha dinheiro vendendo anúncios para os criadores de outras aplicações que querem conquistar mais usuários.
Custo e benefício
A Zynga cobra US$ 50 centavos de um anunciante toda vez que um jogador de Zynga instala a aplicação do vendedor. Ele oferece aos jogadores incentivos para instalá-los. Por exemplo, jogadores de vinte e um podem conseguir pontos extras clicando em um link. Segundo Pincus, os jogadores clicam em 50 mil links destes por dia, apesar de muitos levarem a outros jogos de Zynga.
A Zynga agora tem uma dúzia de jogos e apresenta de quatro a oito novos jogos por mês. Todos eles seguem o rastro de popularidade do Scrabulous, clone do Scrabble que é um dos jogos mais populares no Facebook, com quase meio milhão de usuários ativos.
Mas, pelo menos por respeito, a Zynga não quer copiar Scrabulous. Na semana passada, o site da revista Fortuna informou que os dois irmãos na Índia que criaram o jogo receberam uma notificação legal da Hasbro, empresa de brinquedos que detém a marca Scrabble.
A Hasbro não comentou o ocorrido, e Rajat Agarwalla, um dos irmãos que criaram o Scrabulous, contou que o advogado dele o aconselhou a não falar sobre o assunto.
Cautela
Pincus está atento para evitar problemas com marcas registradas. A Zynga batizou de Attack sua versão de Risk, e sua versão de Boggle é chamada Scramble. Pincus disse que a companhia estaria interessada em licenciar marcas registradas de jogos ou trabalhar com fabricantes de jogos tradicionais.
De acordo com Evan Wilson, analista senior de pesquisa da Pacific Crest Securities, a indústria de jogos online está cheia de imitadores, que geralmente não representam um problema legal se as cópias tiverem nomes diferentes e mecânica alterada.
Para Wilson, se as empresas como Zynga se mostrarem bem-sucedidas, as gigantes dos jogos como Electronic Arts, que detém a licença digital dos jogos Hasbro, vão se mover rápido para entrar na arena.
Pincus está contando com isso. Ele acredita que o imóvel valioso de sua companhia, no topo das listas de "aplicações mais populares" em sites como Facebook, podem se tornar um bem essencial.
"Outros fabricantes de jogos terão a oportunidade de lançar um jogo no diretório próximo de 1,3 mil outros jogos e esperam ganhar fundos, ou lançar um jogo conosco", disse.
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2329028-EI4795,00.html
A companhia espera um dia solicitar anunciantes tradicionais, mas por enquanto ela ganha dinheiro vendendo anúncios para os criadores de outras aplicações que querem conquistar mais usuários.
Custo e benefício
A Zynga cobra US$ 50 centavos de um anunciante toda vez que um jogador de Zynga instala a aplicação do vendedor. Ele oferece aos jogadores incentivos para instalá-los. Por exemplo, jogadores de vinte e um podem conseguir pontos extras clicando em um link. Segundo Pincus, os jogadores clicam em 50 mil links destes por dia, apesar de muitos levarem a outros jogos de Zynga.
A Zynga agora tem uma dúzia de jogos e apresenta de quatro a oito novos jogos por mês. Todos eles seguem o rastro de popularidade do Scrabulous, clone do Scrabble que é um dos jogos mais populares no Facebook, com quase meio milhão de usuários ativos.
Mas, pelo menos por respeito, a Zynga não quer copiar Scrabulous. Na semana passada, o site da revista Fortuna informou que os dois irmãos na Índia que criaram o jogo receberam uma notificação legal da Hasbro, empresa de brinquedos que detém a marca Scrabble.
A Hasbro não comentou o ocorrido, e Rajat Agarwalla, um dos irmãos que criaram o Scrabulous, contou que o advogado dele o aconselhou a não falar sobre o assunto.
Cautela
Pincus está atento para evitar problemas com marcas registradas. A Zynga batizou de Attack sua versão de Risk, e sua versão de Boggle é chamada Scramble. Pincus disse que a companhia estaria interessada em licenciar marcas registradas de jogos ou trabalhar com fabricantes de jogos tradicionais.
De acordo com Evan Wilson, analista senior de pesquisa da Pacific Crest Securities, a indústria de jogos online está cheia de imitadores, que geralmente não representam um problema legal se as cópias tiverem nomes diferentes e mecânica alterada.
Para Wilson, se as empresas como Zynga se mostrarem bem-sucedidas, as gigantes dos jogos como Electronic Arts, que detém a licença digital dos jogos Hasbro, vão se mover rápido para entrar na arena.
Pincus está contando com isso. Ele acredita que o imóvel valioso de sua companhia, no topo das listas de "aplicações mais populares" em sites como Facebook, podem se tornar um bem essencial.
"Outros fabricantes de jogos terão a oportunidade de lançar um jogo no diretório próximo de 1,3 mil outros jogos e esperam ganhar fundos, ou lançar um jogo conosco", disse.
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