25.2.08

VMware diz que prepara software de segurança

A VMware trabalha em empresas de segurança em aplicativos para proteger servidores.

com algumas das maiores produtoras mundiais de software de segurança para proteger melhor seus computadores rodados em seus programas de virtualização, afirmaram fontes próximas à questão.

Dentre os parceiros estão a Symantec, McAfee, a divisão de segurança em Intenet da International Business Machines, a unidade RSA de segurança da EMC Corp e a Check Point Software Technologies .

As fontes pediram para não serem identificadas porque a VMware quer anunciar a iniciativa na semana que vem na conferência VMworls Europe, em Cannes, França.

A VMware vende programas que criam múltiplos computadores virtuais executados simultaneamente na máquina, o que permite a um único servidor realizar o trabalho de 10 ou mais máquinas.

A tecnologia ajuda a reduzir custos de equipamento, consumo de energia e mão-de-obra.

Especialistas em segurança e analistas da indústria afirmam que, até o momento, os computadores virtuais não se mostraram mais vulneráveis aos hackers que os computadores comuns.

Mas seu uso aumenta o desafio dos gerenciadores de tecnologia que trabalham para manter suas máquinas à salvo de hackers e problemas de segurança que ainda podem surgir.

"Os clientes sempre estão em busca de novos avanços tecnológicos que dê a eles benefícios nos negócios", afirmou Bob Egner, vice-presidente de gerenciamento de produtos da Chech Point Software.

Através das alianças, a VMware irá revelar detalhes de APIs (interface programa de aplicativos), ou ganchos em seus códigos de software, através dos quais as empresas de segurança podem obter acesso ao funcionamento interior de servidores virtuais.

Essa informação irá permitir que as empresas parceiras projetem software para o que a VMware descreve como aplicativos virtuais, que serão usado para monitorar e vigiar os ambientes virtuais, de acordo com pessoas que discutiram o plano da VMware.

Representantes da VMware, McAfee, IBM e RSA preferiram não comentar o assunto. Não foi possível contactar a Symantec.

O presidente-executivo da McAfee, Dave DeWalt, afirmou no início do mês que sua empresa está trabalhando em produtos juntamente com a VMware.

Reuters

Nenhum comentário: