30.3.08

Do Atari ao Xbox 360, inventor 'de garagem' recria videogames e joysticks


Se você um dia imaginou que seria bom ter um laptop Xbox 360 ou desejou que os velhos jogos de Atari guardados no porão renascessem em um aparelho portátil retrô, deveria procurar Benjamin Heckendorn.

Mais conhecido como Ben Heck, o norte-americano conquistou status legendário entre os "modders," adeptos de hobbies que alteram o hardware de videogames a fim de fazer coisas que os projetistas originais jamais previram.

Os sites de tecnologia na web acompanham com entusiasmo os mais recentes projetos de Heckendorn, de 32 anos, em geral caracterizados por uma qualidade de trabalho que faz com que suas peças pareçam produzidas em uma fábrica, e não em uma oficina instalada no porão.


Da garagem para o mundo

"É assim que se faz nos Estados Unidos, certo? Você começa no porão, na garagem. Teoricamente o ideal é sair de lá um dia, mas ocasionalmente ainda tenho de trabalhar ao som de minha secadora de roupa," disse Heckendorn em entrevista.

Ele começou oito anos atrás, quando decidiu mexer com um velho Atari 2600 -- o console clássico que popularizou os videogames domésticos ao ser lançado, em 1977 -- e terminou por recriá-lo em forma portátil.

"Fiquei chocado, achei que ninguém ligaria para isso, mas as pessoas gostaram," disse Heckendorn. De fato, gostaram tanto que começaram a lhe oferecer somas consideráveis para transformar seus queridos aparelhos de videogame em peças únicas, de coleção.

"Ben Heck é basicamente o melhor. As modificações dele são tão profissionais quanto um produto que se compra na Best Buy. Isso é o que o destaca dos demais inventores de garagem," disse Adam Frucci, um dos editores do popular blog de tecnologia Gizmodo, que acompanha muitas das criações de Heckendorn.

"Nossos leitores sempre se entusiasmam para ver qual é seu mais recente projeto," disse Frucci. "Ele está claramente muito acima de todos os demais."


Nem tudo é possível

Heckendorn se ocupa de duas dúzias de projetos por ano, muitos dos quais podem ser acompanhados em seu site, www.benheck.com. Os honorários variam de algumas centenas de dólares para transformar um velho console em aparelho portátil a mais de quatro mil dólares para produzir um laptop com base em um Xbox 360.

Há muitos pedidos estranhos, também. "Tem gente que me pede para combinar cinco sistemas diferentes de videogame na mesma caixa, o que é evidentemente ridículo. Um cara queria que eu construísse um controle de Xbox 360 como parte de sua máquina de exercícios, de modo que ele pudesse remar e jogar 'Uno' com seus amigos on-line ao mesmo tempo. Parecia tão absurdo que atendi o pedido", contou.

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL365810-6174,00.html

Nenhum comentário: