Aos 52 anos, o programador russo que criou o mais famoso quebra-cabeças eletrônico de todos os tempos fez declarações agressivas em relação ao software livre e a sua filosofia.
"Minha opinião sobre o software livre é que ele nunca deveria ter existido e que nos dias de hoje ele não deveria existir", disse Pazhitnov no site Consumer.es, da fundação Eroski.
O russo justificou sua posição afirmando que "O software livre não é bom para o desenvolvimento da tecnologia, não tem projeção no mercado, não cria riqueza, é apenas uma mostra de rebeldia estéril"
Sobrou até para o guru Richard Stallman. "As idéias de Stallman pertencem ao passado, faziam sentido nos anos 70 e 80. Eu também compartilhei desse ideal quando era jovem. Naquela época não havia possibilidades de negócio e parecia lógico compartilhar os avanços obtidos nas universidades para que eles se espalhassem.", disse.
Pazhitnov trabalhou na Microsoft entre 1991 e 2005 e atualmente desenvolve jogos no estilo puzzle na empresa WildSnake Software.
A entrevista completa, em espanhol, pode ser lida neste link.
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/022008/27022008-5.shl
Nenhum comentário:
Postar um comentário