31.3.08

Saiba como despistar os chatos da web

Ele chama no messenger mesmo quando você mostra que está ocupado. Pede várias vezes para você deixar um testemunho no Orkut dele. Cria comunidades virtuais e insiste na importância de sua adesão. Deixa comentários em seu blog com o único e exclusivo objetivo de divulgar a página pessoal dele. Conheça o típico chato da internet -- caso vocês ainda não tenham sido apresentados --, um sujeito que faz você questionar se sua existência virtual realmente vale a pena.

Teste: você é um chato da internet?

Assim como acontece no mundo off-line, não há como eliminar completamente pessoas com comportamento inadequado de sua vida on-line. Mas existem formas educadas de evitar e despistar esses internautas, para prevenir chateações que se tornam cada vez mais comuns com a popularização das redes sociais (leia aqui as dicas para evitar os chatos).

“É preciso assumir uma postura na internet e deixá-la clara, mostrando aos outros até onde eles podem ir”, ensina Erick Itakura, pesquisador do Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática (NPPI) da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Isso porque, explica, as ferramentas virtuais de comunicação podem passar a impressão de que seus usuários estão sempre disponíveis. Se você já foi importunado na web, sabe que essa abertura é um eficaz convite para a ação dos chatos.

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL381413-6174,00.html

Nenhum comentário: