24.4.08

Mouse reconhece usuário pela leitura do pulso


Para garantir a segurança dos dados e evitar intrusos, muitos notebooks atuais possuem leitor de impressões digitais já anexados a seu hardware. Porém, para usuários que queiram mais do que isso e desejem solução semelhante também para seus computadores de mesa, a Fujitsu anunciou um novo sistema de biometria, cujas variações mais comuns são leitura de íris e impressão digital, e que agora se baseará na leitura do pulso.

O PalmSecure PC Log-In Kit é inovador porque, além carregar um sistema de biometria, é um mouse - o que torna o produto prático, evitando um periférico a mais na mesa do usuário. O leitor acoplado ao mouse funciona com autenticação por via das veias da mão do usuário, localizadas em seu pulso, onde são mais visíveis, como relata o site Engadget.

Segundo o site QJ.NET, o PalmSecure PC Log-In Kit é, alem de um mouse, um software de segurança que oferece autenticador OmniPass Windows Log-in and Single Sign-On. O PalmSecure gera um exemplo a partir do pulso do usuário, e o guarda em sua memória. Quando acontece a leitura, o exemplo é conferido com os dados armazenados na memória e, caso estes sejam idênticos, o acesso à informação é permitido.

Além de ocupar o espaço de apenas um periférico, o PalmSecure deixa mais rápida a autenticação no sistema Windows, já que evita a inserção de nome de usuário e senha, e é tolerante com relação a distância ou ângulo da mão. O preço ainda não foi informado, mas a Fujitsu promete o produto para junho de 2008.


Nenhum comentário: