30.4.08

Um dia a Receita vai ter versão Linux e Mac?

Entra ano e sai ano, é a mesma coisa: na hora do Imposto de Renda, a Receita só fala em Windows e... Java.

Tudo bem, linuxistas não precisam de ajuda nenhuma para descobrir que devem usar uma versão Java do IR para fazer sua declaração. Mas e aqueles milhões de pessoas leigas que compraram PCs baratos com Linux e nem desconfiam o que seja Java? Custa, em benefício delas, escrever versão Linux, da mesma forma que se escreve versão Windows na primeira página do IR para pessoas físicas?

Não vamos ser cínicos: nem todo mundo que compra desktops ultra-econômicos apela para versão pirata de Windows. E quem não apela não deveria ser obrigado a fazer um PhD em sistema operacional para poder pagar imposto.

A turma do Mac costuma ser mais descolada. Também pode descobrir por conta própria que precisa de uma versão Java. Mas, em benefício da simplicidade, que tal escrever lá, na primeira página da Receita: versão Mac?

Não é preciso ser um Jakob Nielsen para perceber que o site da Receita precisa fazer um esforcinho de usabilidade. Este ano, em vez de avanço, tivemos um retrocesso: o fim das declarações online. Justamente agora, em pleno boom dos aplicativos online, a Receita resolveu andar para trás nessa área.

http://info.abril.com.br/blog/sandra/20080429_listar.shtml

Nenhum comentário: