27.5.08

Brasil chega à final, mas perde para Espanha a Copa do Mundo virtual

O espanhol Alfonso Ramos venceu neste sábado (24) a final mundial do Fifa Interactive World Cup (FIWC), campeonato do jogo "Fifa 08" organizado pela entidade controladora do futebol. Pela vitória em Berlim, Alemanha, o jogador de PlayStation 3 que enfrentou outros 31 competidores leva um prêmio de US$ 20 mil.

Entre os finalistas estava também o brasileiro André Buffo, de 16 anos, conhecido no ranking on-line de PS3 como 'Scorpion'. André ficou em quarto lugar. O norte-americano Michael Robeiro conseguiu a segunda posição, enquanto a terceira foi para o austríaco Dominik Posch.


Além do dinheiro, o Ramos também ganha fama, já que comparecerá à cerimônia de premiação do Melhor Jogador do Mundo, organizada pela Fifa no dia 12 de janeiro de 2009, na Suíça.

Todo o processo de classificação dos competidores levou oito meses e foi realizada em 20 países de todo o mundo -- inclusive no Brasil, no final de março. Os 32 finalistas da quarta edição do evento foram selecionados entre 28 mil jogadores.

Em 2004, o brasileiro Thiago Carriço, então com 21 anos, foi o campeão mundial do futebol virtual e foi homenageado em Zurique, na Suíça, na mesma cerimônia que coroou Ronaldinho Gaúcho como o melhor jogador (real) daquele ano.


Brasil

O brasileiro André Buffo é novo, mas essa não foi sua primeira competição internacional. Ele já disputou a etapa mundial da World Cyber Games (WCG) na Itália e o Fifa Interactive World Cup na Holanda, em 2006, ano em que começou a participar de torneios. Na primeira participação no torneio da Fifa, André ficou entre os 16 melhores, entre 128 competidores. Leia aqui entrevista com o jogador.

Buffo teve um período de treinos complicado para essa competição de sábado. Começou a jogar só em fevereiro, somando pontos em um ranking que já existia desde novembro de 2007. Um mês depois, era líder na América do Sul. Foi acusado de "trapacear", teve seus pontos congelados e fez um novo cadastro, começando do zero.

Um mês depois, era novamente o líder, com 173 vitórias em 206 partidas, e garantia vaga na final mundial. O fã de Cristiano Ronaldo mora em Laranjal Paulista (SP), cidade a cerca de 170 km da Grande São Paulo, e cursa o terceiro colegial.

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL534989-6174,00.html

Nenhum comentário: