Pesquisadores do Centro Médico Universitário Lumc, na localidade de Leiden, no leste da Holanda, decifraram pela primeira vez a seqüência completa do DNA de uma mulher, informaram nesta segunda (26) em comunicado oficial.
Após seis meses de trabalho, os cientistas conseguiram seqüenciar o genoma de uma de seus colegas, a geneticista clínica Marjolein Kriek, diz a nota. Com este estudo, os pesquisadores do Lumc obtiveram o primeiro seqüenciamento completo do DNA de uma mulher e, ao mesmo tempo, de um cidadão europeu.
Cientistas já tinham decifrado os genomas individuais de quatro homens, dentre eles o especialista James Watson, um dos descobridores da estrutura da molécula do DNA. Os resultados do estudo do Lumc, que serão publicados em breve, aumentarão o conhecimento a respeito da diversidade genética do ser humano, segundo os pesquisadores.
"Como é geneticista, Kriek estava na situação ideal para saber as vantagens e desvantagens da publicação de sua seqüência", disse o responsável pela pesquisa, Gert-Jan van Ommen.
"A seqüência do DNA de uma mulher nos ajudará a compreender melhor o cromossomo X", destacou Ommen, para quem "já era hora de equilibrar a proporção dos sexos" nas pesquisas.
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL536927-5603,00.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário