Os cientistas da Hewlett-Packard anunciaram o desenvolvimento de um novo circuito capaz de reter dados mesmo após ser desligado da energia elétrica. Conhecido como "memristor" (memory resistor), ele é apresentado como o quarto circuito elétrico ao lado dos já conhecidos resistores, capacitores e indutores.
Com essa descoberta, a HP confirma uma teoria dos anos 70, elaborada pelo cientista Leon Chua, da Universidade de Berkeley, de que um quarto tipo de circuito elétrico seria possível. Em termos práticos, o memristor pode, por exemplo, lançar bases para um computador que não precisa ser inicializado toda vez que usuário desejar utilizá-lo, já que as informações permaneceriam disponíveis mesmo após o desligamento da máquina.
Os computadores como conhecemos hoje utilizam memórias de acesso randômico, voláteis, que perdem seus dados quando ocorre interrupção no fornecimento de energia. Com uma tecnologia como o memristor, a realidade dos usuários de desktops poderia mudar completamente, pois o consumo de energia seria reduzido e o esquema de armazenamento de dados ganharia uma nova cara.
Stanley Williams, líder do time da HP que provou a existência do quarto circuito, apresenta um cenário interessante para a nova descoberta: "Se você ligar o computador, ele vai aparecer instantaneamente do jeito que estava no momento em que você o desligou", disse.
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2861097-EI4795,00.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário