18.5.08

Movimentos dos olhos controlam games em 3D

Pesquisadores trabalham no desenvolvimento de um software com o qual pessoas com limitações motoras poderão comandar jogos 3D, como “World of Warcraft”, usando apenas o movimento dos olhos. Esse é um grande passo relacionado a esse tipo de tecnologia que, desde os anos 90, ajuda pessoas com limitações de movimento a controlar ambientes computacionais em duas dimensões. Ainda não há previsão de data para a oferta do programa.

Com os teclados visuais já utilizados para esse fim, o internauta consegue movimentar o cursor usando seus olhos, quando fixa o olhar em um ponto para emular o clique de um mouse. Essa pode não ser uma boa alternativa, no entanto, para acompanhar a velocidade e precisão dos jogos tridimensionais, segundo Stephen Vickers, pesquisador da universidade britânica De Montfort e líder do projeto. A iniciativa está ligada ao programa Cogain, da União Européia.

Clique aqui para assistir a vídeos desse software em funcionamento.

“Se um usuário do Second Life, por exemplo, não se comunicar e agir tão rápido quanto os demais, eles podem perceber alguma deficiência”, disse Vickers à publicação “New Scientist”. Para o pesquisador, isso vai contra a privacidade, pois muitos jogadores podem preferir não revelar suas limitações para outros internautas.

Funcionamento
No universo virtual, os jogadores precisam desempenhar uma série de comandos, como movimentar seu personagem ou avatar, alterar seu ponto de vista em relação a uma cena, manipular objetos e se comunicar com outros jogadores. Os sistemas que permitem isso através dos movimentos dos olhos usam raios infravermelhos localizados na parte inferior do computador -- eles acompanham o olhar do jogador e são captados por câmeras especiais.

Segundo a “New Scientist”, esse mecanismo calcula o local na mira do usuário com uma precisão de cinco milímetros. O software inclui o mecanismo de simular o clique olhando fixamente para um ponto, além de funções extras que aceleram alguns comandos. Ao olhar momentaneamente para fora da tela em uma direção específica, por exemplo, é possível alterar as funções: rotacionar o avatar, mudar seu ponto de vista ou exibir ícones transparentes sobre os objetos do jogo para desempenhar uma ação em particular.

Também é possível desabilitar temporariamente a capacidade de comandar com os olhos, para evitar ordens involuntárias quando o usuário quer apenas olhar algo que aparece na tela. “Os olhos são órgãos de percepção, e não órgãos para apontar e selecionar. Você não pode simplesmente ‘desligá-lo’, como faz quando tira a mão do mouse”, compara Vickers.

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL468066-6174,00.html

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