9.6.08

Apple lança iPhone "esperto" e corta preço


A Apple revelou a nova geração do iPhone com acesso mais rápido para Internet que funcionará em redes sem fio de terceira geração e será vendido por US$ 199 ¿ metade do atual nível de preço.

As ações da Apple, após recente ganhos motivados parcialmente pela antecipação do novo iPhone, caiu 2,2% após o presidente-executivo, Steve Jobs, confirmar o lançamento do novo iPhone. Melhorias no quesito de e-mail para o iPhone deve atrair os usuários de negócios, enquanto a capacidade de funcionar em redes mais rápidas é a chave para a Apple ampliar sua parcela do mercado na Europa e Ásia.

"É impressionantemente esperto", disse Jobs, apresentando para a platéia do congresso de desenvolvedores da companhia um dispositivo que reúne aparelho celular, tocador de mídia e um navegador de Internet. O novo iPhone, disponível em branco e preto, carrega páginas da Internet em velocidade 2,8 vezes maior do que o original, disse ele.

Analistas disseram que o iPhone mudará sua parcela do mercado de telefones móveis devido ao preço, serviço focado ao empresariado, e a velocidade. "Isto muda o jogo para todos fabricantes de smartphones", disse Tim Bajarin, líder da Creative Strategies, se referindo ao preço.

A versão de lançamento do iPhone, com 8 gigabytes de memória, irá custar US$ 199, frente aos US$ 399 do iPhone da antiga geração com mesma memória. Uma versão do novo iPhone com duas vezes mais memória irá custar US$ 299. Ambos começarão a ser vendidos em 22 países a partir de 11 de julho.

"Isto coloca a Apple lado a lado com outros rivais como a Nokia e RIM,", disse Shannon Cross, da Cross Research, se referindo à Research in Motion Ltd, que produz o aparelho BlackBerry. "O iPhone não é mais um dispositivo caro. Ele tem agora um preço para as massas".

O novo iPhone irá funcionar em rede de terceira geração (3G) de telefonia móvel e inclui capacidade de navegação por satélite, disse Jobs a desenvolvedores em uma conferência em San Francisco, um ano depois de o iPhone original começar a ser vendido. Um novo serviço, o "MobileMe", irá enviar automaticamente e-mails e outras informações para o iPhone, similar ao software de e-mail do Microsoft. O serviço pago também irá oferecer aplicativos da Internet que pretendem fazer o telefone parecer mais um computador de mesa.

"Isto os coloca claramente em uma posição competitiva na prestação de serviços contra a Google, Microsoft e principalmente a Nokia", disse Ben Wood, diretor de pesquisa da Insight. A Apple vendeu 6 milhões de iPhone, disse Jobs, e analistas disseram que essa área podem eventualmente alcançar o mesmo tamanho dos negócios do computadores Macintosh e iPod.

As ações da Apple fecharam a US$ 181,61 na Nasdaq. Antes da queda desta segunda-feira, a ação subiu mais de 50% nos últimos três meses, principalmente por conta das grandes vendas de iPods e Macs, assim com pela antecipação da expectativa do novo iPhone.

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2938382-EI4796,00.html

Nenhum comentário: