3.6.08

Artista admite: "maior desenho do mundo" é fraude

O artista sueco Erik Nordenankar, que havia anunciado ter feito "o maior desenho do mundo" usando um GPS dentro de uma mala, admitiu em seu site que "este é um trabalho fictício" e que a mala exibida como parte do projeto nunca viajou pelo mundo, como divulgado.

Para criar o auto-retrato, o artista teria enviado a mala por uma transportadora em um percurso definido previamente por ele. O trajeto teria durado 55 dias, passando por 62 países em seis continentes. Os pontos registrados por um GPS, marcando a trajetória, teriam então sido transformados em um desenho sobre um mapa-múndi.

O desenho com mais de 100 km de extensão foi amplamente divulgado em jornais e sites de todo o mundo. O site do artista trazia detalhes sobre o projeto, incluindo vídeos e fotos.

Devido à grande repercussão do projeto, o artista decidiu assumir em seu site que a obra não passa de ficção. Segundo Nordenankar, o "maior desenho do mundo" foi desenvolvido como projeto de graduação para a Faculdade de Design de Beckams.

O artista esclarece, no entanto, que o projeto pode se tornar realidade, o que não ocorreu por causa de seu orçamento extremamente limitado.

O projeto e o esclarecimento feito por Nordenankar podem ser vistos em seu site, biggestdrawingintheworld.com.

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2913512-EI4802,00.html

Nenhum comentário: