22.6.08

Firefox 3: mais poder com os complementos

Os Complementos (também conhecidos como "addons") sempre foram parte importante do Firefox. Disponíveis em https://addons.mozilla.org/, os complementos são uma forma simples de estender o poder de fogo do Firefox. O Internet Explorer, da Microsoft, tem um esquema parecido de plugins, mas os complementos do Firefox são muito mais numerosos, extremamente poderosos e, para completar, são todos gratuitos.

Entretanto, ser desenvolvido por programadores independentes traz um problema: como é gente de fora da Fundação Mozilla, demora muito para serem adaptados às novas versões do produto. Em alguns casos, o desenvolvedor simplesmente desiste e abandona o complemento, deixando os usuários na mão. Essa dificuldade atrasa a adoção do aplicativo para alguns usuários.

Recomenda-se, para todos os usuários que usem algum complemento em versões anteriores do Firefox, pesquisar junto ao seu site ou ainda ao endereço de complementos do navegador se já existem versões compatíveis com o Firefox 3.0.

A Fundação Mozilla se esforçou para trazer os complementos mais populares, anunciando um total de 5 mil já compatíveis com a nova versão. Infelizmente, outros ainda não estão disponíveis e, em alguns casos mais sérios, como aconteceu com o Google Browser Sync, não serão sequer portados para o Firefox 3.0.

O Google Browser Sync é um plugin que sincroniza o Firefox instalado em diversos computadores de um mesmo usuário para estarem sempre com as mesmas informações, favoritos, configurações e senhas.

Há alguns complementos, como o Foxmarks e o Mozilla Weaver, que prometem ocupar o vazio deixado pelo Google Browser Sync, mas ainda não têm todos os recursos necessários.

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2962121-EI4802,00.html

Nenhum comentário: